Você conhece quais são os tipos de perfil comportamental? E você sabia que conhecer esses tipos de perfil comportamental, principalmente o seu tipo, pode te ajudar com relação a sua careira?
O BNE trouxe a Trainer de desenvolvimento humano, Keli Pires, para falar mais sobre.
Vem com a gente conferir!
Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.
O que é um perfil comportamental?
Cada pessoa é única, sim, mas por meio da análise de certos comportamentos podemos agrupar as pessoas conforme os seus perfis comportamentais.
Os perfis comportamentais nada mais são do que a forma como uma pessoa lida com os diversos fatos da vida, é por isso que identificar esses perfis pode te ajudar em sua carreira.
Dessa forma, o DISC é o mapeamento de competências mais utilizado pelos profissionais e recrutadores. “O DISC nasce lá nos anos 70, desenvolvido por um psicólogo, mas ele não é um teste psicológico, ele é um mapeamento” explica a Trainer.
Assim, “Normalmente a gente encontra esse mapeamento com nome de bichinho, baleia, tubarão… Ou com o nome dos elementos, fogo, água … Eu uso uma variável com os estilos de temperamento, fleumático, colérico…” expõe.
Estes são muito utilizados nos processos de competência para avaliar desempenho, para avaliar processos de liderança, processos de recrutamento e seleção, processos de mentorias, processos de definição profissional e tantos outros.
Quais são os tipos de perfil comportamental?
Existem 5 tipos de perfil comportamental e a Keli vai exemplificar todos eles pra você.
- Dominantes:
Estes são práticos, tem energia e agilidade na tomada de decisões, líderes natos. Obter resultados é o foco de quem é Dominante.
“Os Dominantes tem a visão de futuro muito aguçada, são extremamente enérgicos, aquela pessoa “tem que fazer, vamos fazer”, explica Keli.
Sendo Dominante, alguns pontos precisam ser trabalhados como a empatia e a amabilidade. Isso em vista de que sendo pessoas muito práticas, acaba faltando uma atenção com o próximo.
As profissões que mais se encaixam com esse tipo de perfil são: cargos de gestão, a área comercial, vendas e negociação.
2. Influentes:
Os Influentes são comunicativos, sociáveis e excelentes comunicadores. Esses profissionais são voltados para o Agora, sendo assim, as realizações imediatas são o foco, entretanto estes também são flexíveis e não gostam de ficar batendo cabeça quando algo não da certo.
“Se não dá certo uma ideia eles já mudam para outra, não são muito apegados a um ponto só” expõe.
Neste perfil os pontos a serem trabalhados são a impulsividade e a paciência, tanto quanto a organização, rotina e planejamento.
As profissões que mais se encaixam com esse tipo de perfil são: toda a área de humanas, artes e comunicação na maioria das vezes.
3. Estabilidade:
As pessoas que possuem o perfil comportamental de Estabilidade são empáticas, persistentes e diplomáticas, portanto, estas não gostam de intrigas e de se indispor com os colegas e preferem não se expor diante muita gente.
“são pessoas precavidas por natureza, eles gostam de se sentirem seguros. Por isso eles falam mais baixinho e não gostam de se expor, eles também não deixam nada pela metade” ensina Keli.
As profissões que mais se encaixam com esse tipo de perfil são: atividades de apoio e suporte, tal qual, atividades que envolvem rotinas e processos.
4. Conformidade:
Entenda, “As pessoas que fazem parte do perfil comportamental Conformidade, são pessoas que gostam das coisas como elas tem que ser, e não que são conformados com alguma coisa” explica.
São pessoas analíticas, criteriosas e, principalmente, perfeccionistas. Eles gostam de analisar todos os pontos a serem discutidos para dai então chegarem em uma resposta.
As profissões que mais se encaixam com esse tipo de perfil são: a área de exatas de uma modo geral, junto a atividades técnicas e de especialistas.
Como eles ajudam na carreira?
Sempre falamos por aqui que o Autoconhecimento é essencial para a vida. Então, com a descoberta do seu perfil comportamental com o DISC, não poderia ser diferente. “É por meio desse que você consegue entender suas decisões e como processa as informações” ensina Keli.
Assim, falando sobre a carreira, você consegue filtrar quais oportunidades te completam e então reconhecer aonde irá melhor se desenvolver. Desta forma, você trabalha os seus pontos fracos e pode ir além.
Nesse sentido, você pode e deve aprender novas habilidades. Ou seja, realize cursos, participe de workshops, assista Webinares e não pare de aprender.
Por último, faça um plano de ação, apresentado pela Keli no Webinar, e conforme a sua análise de perfil, separe de duas a três competências para trabalhar e desenvolver.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.