Autoconhecimento e inteligência emocional: 3 dicas de como aplicar no ambiente de trabalho.
O autoconhecimento e a inteligência emocional são duas skills muito importantes no mercado de trabalho, afinal é com estas que um profissional pode gerenciar melhor a carreira e trabalhar com mais eficiência.
Dessa forma, no artigo de hoje falaremos melhor sobre essas skills com três dicas que podem te ajudar a desenvolvê-las e utilizá-las.
O que é o autoconhecimento?
Ter autoconhecimento nada mais é do que possuir conhecimento de si próprio! É saber o que te faz bem, o que faz mal, quais são os seus pontos altos e quais são os seus pontos baixos.
Assim como, o que te caracteriza como um bom profissional, o que você precisa melhorar e como lida com os acontecimentos do dia a dia, tanto na sua vida pessoal, quanto na sua vida profissional.
Dessa forma, o objetivo de buscar por autoconhecimento é desenvolver tudo o que pode ser bom para você em prol da sua felicidade e realização pessoal.
Mas o que isso tem a ver com o ambiente de trabalho? Bom, tudo.
Nós vamos falar melhor sobre abaixo.
O que é ter inteligência emocional?
A inteligência emocional é um dos conceitos utilizados na psicologia que caracteriza a capacidade que você tem de reconhecer e avaliar tanto seus próprios sentimentos, quanto os sentimentos dos outros, e assim, ter a capacidade de lidar com estes no seu dia a dia.
De tal maneira, percebe-se logo de cara que a inteligência emocional vai de encontro com o autoconhecimento, afinal é quase impossível trabalhar um sem o outro.
Os cinco pilares da inteligência emocional são:
- Conhecer as próprias emoções;
- Gerenciar estas emoções;
- Ter automotivação;
- Possuir empatia e
- Relacionar-se interpessoalmente.
3 dicas de como aplicar estas no ambiente de trabalho
Agora que você já sabe do que se tratam estes conceitos fica muito mais fácil de enxergar onde podem ser aplicados no ambiente de trabalho, né? Então vamos as nossas dicas.
- Ao possuir autoconhecimento e inteligência emocional se torna mais fácil de identificar quais são os seus propósitos dentro de uma empresa e assim, entender o que cabe ou não a sua função. Para isso, antes de começar uma nova demanda faça uma análise da mesma e como está se comunica com o setor em que está. Se a sua análise for conclusiva com certeza você terminará a demanda com mais agilidade.
- Assim, dentro de uma corporação e até mesmo dentro da sua equipe podem existir vários perfis de profissionais. Ao possuir as duas soft skills mencionadas e conhecer bem a si mesmo é possível lidar com todos de forma equilibrada! Entendendo então, como reagir em várias situações.
- A automotivação é um dos pilares mais legais nessas skills, isso porque com está você tem mais resiliência em completar seus projetos. Assim, completando estes, também passa a automotivação para o resto da equipe que se sente mais valorizada e produtiva.
Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,
Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.