- 729 vagas de Nutricionista
Você tem interesse pela alimentação saudável? Gosta e tem facilidade de lidar com pessoas? Então a carreira de Nutrição pode ser um caminho interessante a seguir.
O nutricionista é o profissional que estuda os alimentos e sua interação com os processos do corpo. O objetivo da profissão é recuperar e manter a saúde dos pacientes em dia.
O profissional da área da nutrição pode trabalhar em diferentes áreas, desde a prescrição de dietas, acompanhamento de atletas profissionais até mesmo programas governamentais.
Além disso, o trabalho de um nutricionista pode ser feito de forma autônoma, em consultórios, como um profissional contratado em clínicas médicas, postos de saúde, hospitais, academias, clubes esportivos, indústrias alimentícias, ONGs e empresas do terceiro setor, restaurantes e grandes empresas. O leque de opções é grande e tem espaço para diferentes tipos de profissionais.
Nutrição clínica: O profissional de nutrição clínica é o mais conhecido. É ele o responsável por fazer um diagnóstico nutricional individualizado. Ou seja, o nutricionista faz a análise de saúde do paciente, seu peso, altura e o índice de gordura, pede exames e, a partir do estilo de vida, histórico familiar, problemas de saúde e necessidades de cada pessoa, elabora uma dieta.
Nutrição Coletiva: É a área que elabora cardápios para restaurantes, hospitais, clubes, hotéis, escolas, refeitórios, cozinhas industriais, etc. Além disso, é esse profissional que define o local adequado para armazenar cada tipo de alimento e como deve ser seu preparo. Ele também cuida dos padrões de higiene previstos por lei, entre outras funções.
Nutrição Assistencial: A área é muito importante em países em desenvolvimento, pois conta com ações voltadas à segurança alimentar e nutricional. Algumas das atividades são a gestão do banco de alimentos, supervisão de restaurantes populares, distribuição de alimentos para a população carente, entre outras.
Nutrição Esportiva: É a área da nutrição que atende atletas e pessoas que praticam exercícios físicos regularmente. O objetivo é melhorar o desempenho físico. O profissional é responsável por elaborar o cardápio de acordo com os objetivos ou atividades físicas praticadas.
Indústria de Alimentos: O nutricionista controla a qualidade dos produtos e supervisiona as etapas de sua produção. É ele quem faz a tabela de valor nutricional localizada nas embalagens dos alimentos industrializados.
Marketing Nutricional: O profissional da área faz a análise do produto, identifica o público-alvo e define a melhor maneira de passar as informações nutricionais. Ele define o que deve conter na embalagem.
Pesquisa: O pesquisador tem diversas funções, como desenvolver novos produtos alimentícios ou analisar o efeito que algum alimento exerce no organismo das pessoas. Ele pode atuar em laboratórios, indústrias alimentícias, institutos de pesquisa e universidades.
Para ser um nutricionista é preciso fazer o curso de Nutrição, um bacharelado com duração de quatro anos. Parte da grade curricular é ligada à área médica, com matérias sobre Anatomia, Bioquímica e Fisiologia. Já a outra parte é ligada à formação profissional específica, por meio de aulas práticas e teóricas sobre alimentos, educação e higiene alimentar, avaliação nutricional, entre outros assuntos.
O estágio no curso é obrigatório. O aluno pode passar por diversos campos da nutrição, como clínica, nutrição social, administração e serviços de alimentação. Normalmente, na maioria das faculdades, o último ano é dedicado ao estágio.
O profissional da área, além de fazer uma graduação e conhecer os principais assuntos da área, precisa desenvolver algumas habilidades comportamentais que irão favorecer o seu sucesso.
O perfil ideal do nutricionista é aquele que tem uma boa comunicação, criatividade, empatia, curiosidade e flexibilidade. Além disso, lidar com pessoas e ter paciência é fundamental.
Caso o profissional queira ter um negócio próprio, ele deve desenvolver a capacidade de gestão e de liderança. Assim, ele consegue dar conta de todas as atividades.
Para agregar às características, o profissional também precisa ser muito interessado em buscar por coisas novas e novidades na área.
Viu quanto tempo dura a faculdade de Nutrição e como se tornar um profissional de sucesso? Se você realmente tem interesse em atuar na área da saúde, escolha uma faculdade de excelência e sempre busque evoluir.
A área de atuação do nutricionista é cheia de oportunidades. Os profissionais podem se especializar em setores diferentes e encontrar muitas opções de trabalho.
Acesse sites de vagas, como o BNE, e encontre inúmeras vagas no setor.
Extra
Assista ao vídeo para obter mais informações sobre tudo que não te contam sobre Nutricionista.
O mercado de trabalho da Nutrição é amplo e muitas vezes compete com outras áreas, como Farmácia, Engenharia de Alimentos e até mesmo a Nutrologia. Por isso, o nutricionista precisa estar capacitado o suficiente, dedicar-se muito em sua formação para garantir sua valorização, a sua importância e o seu lugar no mercado.
A Federação Nacional de Nutricionistas propôs para 2021 o piso nacional de referência no valor de R$3.067,12 para uma jornada de 40 horas semanais. Analisando o contexto do Brasil, a média salarial ficou em R$2.901,12, conforme dados do Novo Caged, eSocial e Empregador Web.