O momento de decidir em qual área de trabalho se quer atuar pode ser bem marcante e decisivo, além de causar nervosismo e ansiedade. Mas, calma! Este processo não precisa ser tão sofrido. Então se você está buscando maneiras de tornar essa jornada mais tranquila, saiba aqui os 6 erros mais comuns na escolha da profissão e tente evitá-los.
1. Não estudar o mercado de trabalho
O mundo do trabalho sofre atualizações a todo o momento e com a influência da tecnologia, então, muitas funções deixam de existir enquanto se abre espaço para o surgimento de outras. Para fazer uma escolha que acompanhe o mercado, se atualize e acompanhe as tendências, quem sabe você não acaba se identificando com alguma em suas pesquisas?
2. Escolher uma profissão por pressão externa
Um dos maiores dilemas de muitas pessoas na escolha da profissão é a pressão familiar. Isso ocorre quando os pais — às vezes também os avós, vêm de uma área de atuação e esperam que as próximas gerações da família sigam o mesmo caminho ou algum determinado por eles.
Impor qual escolha deve ser feita pode causar muito sofrimento a quem está neste momento de decisão, já que suas escolhas não estão sendo consideradas. Por isso, o ideal é desvencilhar-se disso.
Ao contrário do que muitos pensam, é possível demonstrar gratidão pela criação e pelas oportunidades que lhe foram dadas, porém, priorizar seus desejos e vontades é essencial.
3. Não explorar outras possibilidades
Não observar todas as opções à sua disposição pode lhe causar arrependimentos no futuro. Sendo assim, explore e estude, procure aprender sobre as várias áreas que estão flutuando aí na sua mente, também procure orientação de outras pessoas. É o que dizem por aí, às vezes focamos tanto em apenas uma coisa que não vemos aquilo que esteve o tempo todo à nossa frente.
4. Selecionar uma área de atuação que não combina com você
Você se conhece o suficiente? O autoconhecimento é muito necessário na vida, principalmente, nos momentos de tomada de decisão. Então procure maneiras de aprender mais sobre você.
- O que te move e te faz sentir-se realizado?
- Quais são as suas principais crenças e valores?
- Ao se imaginar no futuro, o que mais lhe agrada?
- O que você mais valoriza em uma profissão?
- Quais são as suas qualidades? E no que você precisa melhorar?
Essas são algumas perguntas que você pode se fazer ao pensar na sua vida profissional, mas existem muitas outras, então pegue papel e caneta e anote tudo isso. Também procure pensar no que você gosta de fazer, quais são seus hobbies, isso pode te ajudar mais do que imagina.
5. Não respeitar o seu tempo
Fazer a escolha da profissão demanda tempo, maturidade e um autoconhecimento que, muitas vezes, nós não possuímos no momento. Portanto, não se atropele e pegue leve com você, pois isso será algo do qual você também não se arrependerá no futuro.
6. Cair no conto da “profissão para o resto da vida”
Assim como o mercado de trabalho muda, entenda que você também sofre mudanças e encare isso como algo bom. Escolher uma profissão e segui-la por toda a vida não é um erro, mas é algo que deve acontecer naturalmente. Então, você não precisa escolher a sua profissão almejando que isso aconteça, pois, está tudo bem se você, em algum momento, decidir mudar a rota.
Estes são alguns erros mais comuns na escolha da profissão, será que você está cometendo algum deles? Conta pra gente se este conteúdo te ajudou.
E se você quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE, não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.