Como se destacar no mercado de trabalho?

Como se destacar no mercado de trabalho?

Como se destacar no mercado de trabalho?

Você sabe como se destacar no mercado de trabalho? Cada vez mais o mercado muda e é preciso que os candidatos acompanhem, indo além para se destacar.

Pensando nisso, o BNE, em mais um webinar exclusivo, convidou a Trainer em desenvolvimento e Consultora de carreira, Keli Pires, para te contar como ser um profissional que se destaca em meio a multidão.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

As 12 competências de um profissional de destaque

Você já sabe quais são as 12 competências que os recrutadores buscam no candidato perfeito, independente da área? A Keli Pires te ensina.

Criatividade e inovação

Essas são as skills que mais destacam um profissional, afinal vivemos ema um era plural que conta com inovações e criatividade para funcionar.

Mas não pense que estas surgem do nada, para ter essas habilidades é preciso muito estudo. Isso porque antes mesmo de podermos ser criativos e inovadores na nossa área, precisamos ter confiança naquilo que fazemos.

Então, ficar sempre atento as tendências e estudar o seu mercado pode te ajudar se estas não são o seu forte. Assim como obter os conhecimentos técnicos necessários para saber onde e como inovar.

Dessa forma você evidencia essas skills em seus trabalhos de forma assertiva, podendo se tornar um destaque na área.

Flexibilidade

Ser um profissional aberto a mudanças é essencial nos dias de hoje. E isso não quer dizer aceitar todas as ideias sem questionamento, pelo contrário, é saber identificar que processos foram feitos de tal forma por anos e que agora podemos mudar e obter melhores resultados, de forma estratégica. 

Da mesma maneira que abrir a oportunidade para todos falarem sobre suas ideias e filtrar o que for melhor para a equipe, sem invalidar ninguém.

Influência e Carisma 

Afinal ninguém gosta e nem merece trabalhar com colegas que não sabem se relacionar, se acham donos de tudo ou estão sempre de mau humor. Conforme o profissional é carismático, é muito mais fácil que este tenha influência na empresa.

Assim, essas são habilidades muito procuradas naqueles que almejam vagas de liderança e gestão de equipe.

Boa gestão de Conflitos

Da mesma forma que a skill acima, e está não é apenas para líderes. Saber gerenciar conflitos internos e externos ajuda muito um profissional a se destacar no mercado de trabalho e ainda ganhar relevância em um processo seletivo.

Por isso, quando o recrutador pergunta como você age sobre situações de pressão, nunca quer ouvir que você se mantém calmo e segue com as atividades normalmente.

Na verdade, eles querem saber quais processos você executará! Dessa forma, vale falar que você analisa todos os pontos da questão, calcula riscos e então conversa com a equipe para entender os lados da moeda, agindo de forma a não prejudicar ambos os lados, resolvendo o problema de forma apaziguadora e responsável.

Capacidade Analítica

Como anda a sua capacidade analítica? Sabia que ela é usada tanto para gerir equipes como para estipular prioridades, assim com analisar demandas e concretizar projetos?

Então fique atento a essa skill.

Empatia 

Para que possamos entender o outro, se colocando no lugar deste e não com nossas próprias questões. Ser empático é essencial no mercado atual, as empresas não aceitam mais profissionais preconceituosos e que não enxergam o próximo.

Resiliência

É sobre entender que podemos passar por processos difíceis durante a vida, mas enquanto estes acontecem eu consigo aprender com os meus erros para que quando houver momentos assim de novo, eu possa saber lidar melhor com a situação.

Isso tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser resiliente não é sobre ter força e sim sobre aprender em todos os momentos da vida. 

Comunicação Assertiva e Escuta Ativa

Além de se comunicar bem é preciso escutar. A comunicação vai ditar como você influência a equipe e expõe suas opiniões, já a escuta te ajuda a processar e decidir o que fazer após falar sobre estas.

Comprometimento 

Essa é uma skill que precisa ser quase que intrínseca em um profissional. Sem comprometimento nenhum projeto, ação ou demanda vai para frente. 

Aprendizagem Contínua

O Lifelong learning é uma skill nova, mas que já está sendo amplamente procurada também. É com esta que você aprende sobre o mercado enquanto está desempregado e então se torna mais preparado para qualquer vaga que concorrer.

Agora você já sabe quais skills desenvolver para conseguir se destacar no mercado de trabalho!

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos.

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *