Analista de RH, analista e assistente de departamento pessoal estão entre as funções com mais demanda no setor
Um levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE) revelou que as regiões Sul e Sudeste concentraram a maior parte das vagas de emprego na área de Recursos Humanos no primeiro trimestre de 2025. Os estados com mais oportunidades foram São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A pesquisa também apontou que os estados com maior volume de candidaturas às vagas foram São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Já na busca por colocação no setor, o Paraná se destacou, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro.
Panorama de 2024
Em 2024, as regiões Sul e Sudeste também lideraram no número de vagas. Goiás, no Centro-Oeste, esteve entre os cinco estados com mais oportunidades, ocupando a quarta posição, ao lado de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em relação às candidaturas e buscas por oportunidades, o levantamento do BNE apontou que, naquele ano, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro foram os estados com maior número de candidaturas. No entanto, em busca por oportunidades, o Paraná superou São Paulo, liderando o ranking, com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia completando as cinco primeiras posições.
Funções mais demandadas no setor de RH
O levantamento também indicou as funções com maior número de vagas abertas. No primeiro trimestre de 2024 e 2025, as posições mais demandadas foram:
- Analista de RH
- Analista de Departamento Pessoal
- Assistente de Departamento Pessoal
- Assistente de RH
- Auxiliar de Departamento Pessoal
- Analista de Recursos Humanos
- Assistente de Recursos Humanos
“Os profissionais estão buscando, cada vez mais, se desenvolver para se destacar no mercado de trabalho. Os que se adaptam facilmente à tecnologia possuem um enorme potencial de desenvolvimento e promoção“, destaca José Tortato, COO do BNE.
Segundo o executivo do BNE, é importante que o profissional esteja em constante atualização. Veja as dicas do especialista sobre se destacar no mercado de trabalho:
- Invista em formação acadêmica: Cursos livres e certificados fortalecem o currículo. A Universidade do Emprego (UEMP), por exemplo, oferece mais de 150 cursos online, alguns gratuitos, com certificado de participação.
- Desenvolva suas hard e soft skills: Formação, especialização, flexibilidade, boa comunicação, empatia, resiliência e trabalho em equipe são habilidades comportamentais valorizadas pelas empresas.
- Esteja atento às mudanças do mercado: Acompanhar tendências e inovações da sua área ajuda a manter a competitividade profissional.
- Capriche no currículo: Mesmo sem experiência profissional, é possível destacar qualificações acadêmicas e habilidades alinhadas com a cultura e objetivos da empresa.
Sobre o Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.
Ascom
WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaPmUef9sBIA5Hxea11o
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@employer.com.br
Veja o que foi publicado na mídia:
Poços Já: Sudeste lidera oferta de vagas em RH; veja as funções mais procuradas
Segs: Sudeste lidera oferta de vagas para profissionais de RH, aponta BNE