BNE registra 84,3 mil vagas de estágio em aberto

São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram a concentração de oportunidades no primeiro semestre

Entre janeiro e junho de 2025, o Banco Nacional de Empregos (BNE), plataforma on-line, que conecta empregadores e candidatos, registrou 23.119 novas vagas de estágio. No mesmo período, havia 84.372 vagas abertas no país, com maior concentração em São Paulo, seguido por Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No primeiro semestre, o BNE registrou 82.263 candidaturas para vagas de estágio, com São Paulo na liderança, seguido por Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Nas pesquisas realizadas pelos candidatos por oportunidades na plataforma, que somaram 45.721, o Paraná ficou em primeiro lugar, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), o Brasil tem 1,1 milhão de estagiários, sendo 264 mil do ensino médio e técnico, que representam 2,61% dos 10,09 milhões de alunos nesse nível e 836 mil do ensino superior, equivalentes a 8,38% dos quase 100 milhões de estudantes. No total, apenas 5,48% dos cerca de 20 milhões de alunos em potencial estão estagiando.

Para José Tortato, COO do BNE, o cenário econômico atual exige das empresas inovação, eficiência nos processos e estratégias para atrair novos talentos. Segundo o executivo, a presença de estagiários estimula a troca de conhecimentos e contribui para a formação de profissionais. Dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres) indicam que entre 40% e 60% dos estagiários são efetivados.

Ele acrescenta que o investimento em estagiários pode contribuir para consolidar a marca empregadora e criar um ambiente favorável para a retenção de talentos.

O que diz a legislação

No Brasil, o estágio é regulamentado pela Lei nº 11.788/2008, que garante direitos como jornada reduzida, recesso remunerado e supervisão qualificada. Esses benefícios contribuem para a formação profissional e incentivam a continuidade dos estudos.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. 

Ascom 

WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaPmUef9sBIA5Hxea11o 

Ana Cunha: anacunha@employer.com.br

Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@employer.com.br

Compartilhe
Dalton
Dalton

Acompanhe nossos conteúdos

Coloque seu e-mail para receber nossos conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *