País abriu mais de 6,4 mil vagas para motoristas no primeiro semestre de 2025,
mas perdeu 1,1 milhão de profissionais na última década
O mercado de trabalho brasileiro vem registrando aumento expressivo na abertura de vagas para motoristas. Em 2024, foram 7.299 oportunidades disponibilizadas na função, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE).
Nos seis primeiros meses de 2025, foram criadas 6.405 novas vagas, o que equivale a 87,7% do total registrado em todo o ano anterior. São Paulo segue como o estado com maior número de oportunidades, enquanto o Paraná lidera em candidaturas, com 10.925 inscrições.
Esse crescimento está diretamente ligado à expansão do setor de logística, que apresentou alta de 15,84% na abertura de vagas no primeiro trimestre de 2025. O avanço do comércio eletrônico e a necessidade de movimentação de cargas em diferentes regiões do país sustentam a demanda.
Além de motoristas, funções como estoquista e almoxarife também se destacam entre as mais procuradas. De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), o segmento movimentou R$192 bilhões em 2023, o que corresponde a 1,8% do PIB e resultou em 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos.
Apesar do cenário favorável, a base de profissionais disponíveis encolheu. Dados do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) indicam que o número de caminhoneiros caiu de 5,5 milhões em 2014 para 4,4 milhões em 2024, uma redução de 20% no período, equivalente a 1,1 milhão a menos de profissionais. Além disso, levantamento do Instituto Paulista de Transporte de Cargas aponta que mais de 75% das admissões estão concentradas em motoristas de 31 a 50 anos, revelando baixa entrada de jovens na profissão.
Essa combinação de aumento de vagas com diminuição no contingente preocupa especialistas e empresas do setor. “O crescimento da logística tem ampliado rapidamente a demanda por motoristas, mas a redução no número de profissionais e a dificuldade de atrair novas gerações para a função representam um desafio para a sustentabilidade do setor. Esse descompasso precisa ser enfrentado para que o mercado continue crescendo de forma equilibrada”, analisa José Tortato, COO do BNE.
Sobre o Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.
Ascom
WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaPmUef9sBIA5Hxea11o
Ana Cunha: anacunha@employer.com.brDébora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@employer.com.br