O administrador é uma figura essencial para empresas de todos os portes e setores. Ele pode atuar no setor público, no privado, como representante do terceiro setor e em entidades com ou sem fins lucrativos. Além disso, é uma das profissões que tendem a ser pouco afetadas pelo avanço da inteligência artificial, o que a torna uma excelente oportunidade para ingressar e continuar prosperando no mercado de trabalho.
Essa função oferece uma ampla variedade de possibilidades, mas também exige o desenvolvimento de diversas habilidades. Saiba tudo sobre o que é e como se tornar um administrador no texto de hoje. Aproveite a leitura!
O que é administração?
A administração é uma função essencial para qualquer negócio, com foco em diferentes segmentos e responsabilidades, dependendo da necessidade da empresa. O administrador lida com a gestão estratégica, logística, finanças, marketing, recursos humanos e até mesmo o empreendedorismo do local.
Um bom administrador consegue desenvolver uma visão geral dos processos, sendo capaz de tomar decisões a curto, médio e longo prazo. Também é sua responsabilidade gerenciar materiais e pessoas, garantindo a produtividade, o crescimento e a eficiência dos negócios.
A tecnologia pode e deve ser uma aliada em sua rotina, facilitando e até mesmo automatizando processos mais recorrentes e repetitivos. Porém, cabe ao administrador avaliar e definir um planejamento estratégico para alcançar os resultados desejados.
O que um administrador faz no dia a dia?
A rotina do administrador é bastante diversa, mas não se limita a uma pilha de papéis sobre a mesa e infinitas ligações. Algo bastante comum para essa função é a comunicação e interação com pessoas, sejam colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros. Além disso, é necessário transitar entre as pessoas, conhecer os setores do negócio e compreender os problemas e necessidades que podem estar ocorrendo.

O administrador pode assumir responsabilidades em três níveis:
— Operacional: mais comum na rotina de muitos administradores, esse nível tem como foco o curto prazo. Nele a administração gerencia e mantém o controle sobre ações já pré-definidas.
— Tático: desenvolvimento de um planejamento estratégico, aplicado a todos os setores, buscando fazer com que o negócio alcance metas específicas. Tem foco no médio prazo e é o nível onde o administrador deve definir e planejar ações capazes de atingir os objetivos listados para esse período.
— Estratégico: com foco no longo prazo, o administrador desenvolve estratégias complexas, auxiliando para que a companhia continue em direção aos seus objetivos. Para isso, ele deve realizar pesquisas e estudos, além de analisar, organizar e armazenar as informações necessárias.
A administração também pode atuar no desenvolvimento de novos negócios, sendo essencial para o empreendedorismo. Essa figura pode, inclusive, atuar como dono do negócio e liderar a administração como um todo, ou ser contratada por um superior para atuar em uma ou mais frentes.
Qual a média salarial de um administrador no Brasil?
A média salarial é feita através da soma dos salários de um grupo de profissionais e a divisão pelo número deles. Ela pode variar conforme a posição em que o trabalhador se encontra na carreira, o porte da empresa e até mesmo o estado do Brasil onde atua.
A seguir, apresentaremos os valores disponíveis em fevereiro de 2025 para empresas de pequeno, médio e grande porte, lembrando que eles podem mudar com o passar do tempo. Confira:

É importante lembrar que as exigências, tanto em experiência quanto em formação acadêmica, aumentam conforme a progressão na carreira. Por isso, se deseja alcançar médias salariais mais altas, é necessário investir tempo e conhecimento.
Quais são as principais áreas de atuação da administração?
Como dissemos no início deste artigo, o administrador é uma figura essencial em negócios de todos os portes e áreas. Além disso, ele pode atuar em organizações públicas ou privadas, em diversos setores. Em geral, as principais áreas onde a administração se destaca são:

Consultoria
Além de atuar na administração de negócios de forma exclusiva, os administradores também podem atuar como consultores ou como profissionais em empresas especializadas na atuação. Através disso, eles emprestam sua expertise para encontrar problemas e propor soluções para as empresas contratantes.
Recursos Humanos
O RH é um dos setores de destaque na busca e utilização de administradores, que podem atuar auxiliando e liderando na captação, seleção e contratação de talentos alinhados à cultura da empresa. Mais do que apenas finalizar esses processos, é importante que essa figura realize um planejamento estratégico para aumentar a efetividade.
A administração com foco no RH também pode desenvolver um planejamento estratégico para as atividades realizadas pelo setor, incluindo a gestão de pessoas e ações voltadas para o desenvolvimento e motivação. Através disso, busca-se melhorar o ambiente profissional e, consequentemente, os resultados da companhia.
Finanças
Um dos principais setores a ser citado ao falarmos sobre administração, as finanças abrangem desde os custos internos do negócio até negociações com clientes e fornecedores. Cabe ao administrador manter as contas organizadas, garantir bons negócios e auxiliar na tomada de decisões sobre investimentos interessantes para a companhia.
Ao progredir na carreira, o administrador pode alcançar cargos como diretor financeiro (CFO), líder e especialista em planejamento financeiro, todas funções com altas remunerações e que atualmente enfrentam a falta de profissionais capacitados atuando no mercado de trabalho.
Logística
Erros logísticos podem levar a graves problemas para o funcionamento e resultados da empresa, por isso é essencial que o administrador tenha um bom planejamento e liderança ao trabalhar com o gerenciamento de recursos.
Também cabe a ele reduzir riscos e desperdícios, sendo essas duas das funções mais buscadas pelo mercado de trabalho atualmente.
Marketing
O marketing é fundamental para que as empresas se mantenham relevantes, tornando-se um setor em crescimento para administradores que desejam ingressar e crescer no mercado de trabalho. Nessa área, eles podem liderar e administrar equipes, orientá-las no gerenciamento de recursos e até mesmo no desenvolvimento de projetos.
Por estar diretamente ligada à razão de existir das empresas, sendo essencial para alcançar clientes e demonstrar ser a solução para seus problemas, esse setor é bastante receptivo a novos profissionais. Nele, a administração também pode atuar na análise, gerenciamento e desenvolvimento de relatórios e estudos sobre as ações realizadas, especialmente com foco no marketing digital.
Empresário ou empreendedor
A formação em administração também é um caminho para o empreendedorismo, sendo excelente para aqueles que desejam ter seu próprio negócio. Nesse caso, haverá uma concentração de tarefas nessa figura, que deve ser capaz de atuar em diversos dos setores citados anteriormente.
Sustentabilidade
O avanço da tecnologia trouxe diversas facilidades para a humanidade. Porém, cada vez mais, os negócios vêm percebendo a necessidade de se atentar aos impactos negativos gerados, especialmente ao meio ambiente. Questões como aquecimento global, escassez de recursos naturais essenciais para a manutenção da vida humana (como a água doce), degradação dos ecossistemas e crise climática trouxeram a necessidade de um administrador com foco na sustentabilidade.
Uma ferramenta que tem se tornado bastante utilizada é o ESG (Environmental, Social and Governance, traduzido como Ambiental, Social e Governança), um dos espaços onde diretores de desenvolvimento sustentável podem atuar dentro dos negócios.
Docência
Além da parte prática, o administrador também pode trabalhar na docência, orientando através do conhecimento teórico e auxiliando no desenvolvimento de novos profissionais. O ingresso na área acadêmica acontece principalmente ao atuar em faculdades e universidades, exigindo profissionais mais experientes e com amplo conhecimento de mercado.
Áreas de gestão pública
Responsável pela administração de recursos públicos, neste setor o administrador mantém o foco na eficiência dos serviços oferecidos à população. Pode ser contratado, principalmente, por empresas estatais e órgãos governamentais.
Administração estratégica
Para potencializar os resultados é preciso partir de um planejamento detalhado e estratégico. Por isso, um dos espaços que administradores têm ocupado é a administração estratégica, onde o profissional irá trabalhar traçando metas alcançáveis, inteligentes e com prazos determinados para que os negócios alcancem objetivos específicos.
A atuação nesta área exige um grau considerável de experiência e conhecimento, sendo uma excelente fonte de inovação e criatividade para as empresas.
Precisa ter formação para trabalhar como administrador?
Sim, para atuar como administrador é preciso finalizar a graduação em Administração. Durante o curso, o estudante aprende os conceitos teóricos e práticos de temas como finanças, recursos humanos, marketing e gerenciamento, proporcionando-lhe as bases necessárias para escolher em qual setor pretende se especializar.
Outros cursos que podem ser utilizados para chegar a essa função são gestão empresarial, economia e contabilidade, graduações nas quais é possível aprender sobre temas essenciais para a profissão.
Oportunidades específicas, como aquelas centradas no comércio exterior, podem se beneficiar de complementos à graduação em administração, como cursos de idiomas, principalmente o inglês, além de especializações na área relacionada.
Além da graduação, é esperado e desejado que o administrador continue se desenvolvendo como profissional, acompanhando as mudanças do mercado de trabalho. Para isso, ele pode investir em cursos de desenvolvimento, onde aprenderá sobre determinadas ferramentas, especializações ou habilidades.
É o caso dos cursos oferecidos pela UEMP, a Universidade do Emprego, que oferece centenas de conteúdos voltados à função, incluindo para aqueles que desejam se especializar em determinadas áreas.
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Principais habilidades para um administrador
Por ser uma função tão abrangente, existem diversas habilidades que, independentemente da empresa ou setor onde você pretende trabalhar como administrador, serão necessárias para se destacar como profissional. Estaremos listando as principais delas abaixo:
Liderança e capacidade de inspirar
Um administrador também pode atuar como um líder, especialmente ao gerenciar pessoas. Para isso, é fundamental ter um espírito de liderança e, indo ainda mais além, a capacidade de inspirar aqueles que lhe seguem.
Ao lidar com o capital humano, é importante que os colaboradores sigam as orientações e estratégias de forma a gerar os melhores resultados, além de estarem alinhados à missão, visão e valores da empresa. Algo no qual o administrador exerce influência direta.
Comunicação assertiva
A comunicação é uma parte essencial da administração, seja ao gerenciar equipes, negociar com clientes, firmar acordos com parceiros ou mesmo responder a superiores. Por isso, um bom administrador deve ser um bom comunicador, capaz de se relacionar com aqueles ao seu redor de maneira eficaz, respeitosa e clara.
Isso vale não só para a comunicação oral, mas também para a escrita, corporal e todas as outras formas pelas quais o ser humano pode se comunicar com o outro.
Leia também: Como a comunicação assertiva pode transformar a sua carreira
Trabalho em equipe
Invariavelmente, o administrador precisará lidar com pessoas, sejam elas subordinadas, colegas ou mesmo superiores. Para isso, é necessário saber trabalhar em equipe, adaptando-se a diferentes variações de personalidade e formas de trabalho.
Inteligência emocional
Emoções negativas, como pressão e estresse, são itens comuns na rotina profissional e podem ser ainda mais presentes ao atuar na administração. A inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e gerenciar essas emoções, encontrando métodos para não permitir que elas afetem negativamente o desempenho.
Leia também: Inteligência emocional: o que é e a importância para o profissional
Negociação
Negociar valores, prazos e resultados são apenas algumas das responsabilidades de muitos administradores. Por isso, é essencial que a negociação seja uma de suas principais habilidades, especialmente por ser fundamental para auxiliar o negócio a alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Organização e gestão de tempo
Um pequeno erro cometido por um administrador pode gerar graves consequências não apenas para a equipe, mas também para a empresa como um todo. Além disso, esse profissional possui uma série de obrigações, o que, em alguns casos, pode lhe dar a sensação de não ter tempo hábil para lidar com todos os itens.
Por esses e outros motivos, a organização e a gestão de tempo são habilidades fundamentais para trabalhar na administração. Elas permitem que o administrador tenha uma rotina mais tranquila, permaneça dentro dos prazos estipulados e ajudem você, seus liderados e colegas a não se sobrecarregarem de trabalho.
Criatividade e inovação
Desenvolver estratégias e guiar os negócios rumo aos seus objetivos exige não só conhecimento, mas também criatividade e inovação. Especialmente em um mercado de trabalho em constante transformação, como o atual, onde novas tecnologias, formas de consumo e estratégias surgem de maneira constante e cada vez mais acelerada.
Autoconfiança
A insegurança em sua capacidade transparece também para colegas e liderados, algo que prejudica sua imagem e a capacidade de inspirar. A autoconfiança deve vir do seu desenvolvimento, com foco em conhecimentos e habilidades, e deve ajudar a tomar decisões não apenas confiantes, mas também embasadas.
Flexibilidade
Decisões, mudanças, novos desafios e possibilidades são alguns dos aspectos comuns à rotina de um administrador. Para lidar com tranquilidade e qualidade com esses e outros aspectos, é necessário ser um profissional flexível, que siga o planejamento estratégico, mas também saiba como adaptá-lo quando necessário.
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Como se tornar um administrador de sucesso?
Uma formação acadêmica de qualidade e o desenvolvimento das habilidades essenciais são fundamentais para iniciar uma carreira de sucesso na administração. Outro fator essencial é investir em desenvolvimento contínuo, através de cursos, palestras, conhecimento sobre novas tecnologias ou até mesmo por meio de parcerias com colegas, líderes e liderados.
O aprendizado contínuo é essencial para os profissionais do presente e do futuro, e pode ser ainda mais valioso para quem deseja seguir a carreira como administrador. Afinal, essa é uma figura com alta influência sobre o negócio e seus resultados, o que torna urgente sua atualização sobre novas estratégias a serem utilizadas para alcançar esses feitos.
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