Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

A Carteira de Trabalho Digital é uma consequência do avanço tecnológico cada vez mais presente em nosso dia a dia. O processo de digitalização dos documentos dos empregados diminui burocracias, gastos com papel e ajuda os empregadores a agilizarem a contratação. 

Antes o trabalhador precisava emitir sua Carteira de Trabalho física, um documento ao qual ele deveria guardar e cuidar por toda a vida. As informações contidas ali, essenciais aos trabalhadores, trariam muitos problemas caso se perdessem. 

Já atualmente, problemas como esse desaparecem com o surgimento da sua versão digital. A Carteira de Trabalho e Previdência Social, também chamada de CTPS, traz enormes benefícios e transformações. Mas você sabe como a carteira digital é feita, onde pode ser utilizada e como ela funciona? Vem com a gente para saber mais! 

O que é a Carteira de Trabalho Digital? 

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório que regulariza toda a vida laboral de um trabalhador. É ela que garante os direitos dos profissionais como seguro-desemprego, FGTS e INSS, além de reunir informações sobre a vida profissional do trabalhador. 

Toda vez que um trabalhador é contratado pelo contrato CLT, conhecido como “emprego de carteira assinada”, o empregador deve assinar esse documento. Nele constam informações como o salário, função para a qual foi contratado, promoções, momentos em que tirou férias ou foi afastado, data de admissão e demissão, entre tantos outros detalhes. 

Essa documentação de cada dado é uma forma de comprovar  sua experiência profissional, além de garantir segurança na obtenção de direitos trabalhistas. Dessa forma, a Carteira de Trabalho é um documento essencial para todos os que trabalham sob o regime CLT. 

A sua versão digitalizada tem a mesma função e vem para dar maior fluidez aos processos, isso porque o empregado pode acessá-la a qualquer momento. Antes era preciso esperar dias até a emissão da sua Carteira de Trabalho, algo que agora pode ser feito em apenas algumas horas. 

Além disso, com a Carteira de Trabalho Digital você não corre o risco de perder ou danificar o documento e não precisa emitir uma nova carteira toda vez que as páginas dela acabarem, problema muito visto na carteira física. 

A Carteira de Trabalho Digital foi oficializada em 2019 e vem sendo adotada por diversas empresas e profissionais pelo e-social. Atualmente, a versão física é emitida apenas em algumas circunstâncias, tendo deixado de ser algo comum. Ela marca uma nova era, mais prática e rápida, para os trabalhadores e os processos de recrutamento e aos setores de RH das empresas. 

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Para que serve a CTPS? 

O objetivo da Carteira de Trabalho Digital é facilitar a vida do trabalhador, enquanto centraliza as informações para ele e para a empresa. Antigamente, sempre que era contratado você precisaria se locomover até a empresa para levar seu documento, necessitando de tempo para que todos os trâmites fossem finalizados e sua carteira assinada. 

O mesmo valeria para quando precisasse entrar com a solicitação de um benefício, como o seguro-desemprego. Agora, com a versão digital, tudo é feito de forma virtual. O trabalhador consegue fazer as solicitações, o empregador assinar e verificar documentos, e tudo é acompanhado através do aplicativo ou site. 

Todas as informações necessárias passam a estar em um mesmo local, de fácil e rápido acesso a ambas as partes. Facilitando processos, trazendo economia de tempo e energia e ainda permitindo a existência de novos modelos de trabalho com maior simplicidade. Como no caso do trabalho remoto, onde o funcionário mora em uma cidade diferente da empresa. 

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Carteira de Trabalho Digital: como funciona? 

Primeiramente, para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital, os trabalhadores, tanto os que já tinham a carteira física quanto os que farão a primeira via, deverão entrar no site do Governo e preencher um formulário com suas principais informações pessoais e profissionais. Dessa forma, não é necessário comparecer em nenhum posto presencial. 

Então, você pode instalar o aplicativo da carteira digital e é por lá que você terá acesso a todas as suas informações. Sendo assim, você também poderá adicionar e atualizar os seus dados de forma rápida e segura, diretamente pelo seu celular. 

Para que os empregadores acessem as informações contidas na carteira digital é só dar o seu CPF e o e-social faz o trabalho. Assim, a assinatura também se torna digital. O trabalhador já consegue ter acesso às informações do seu novo vínculo empregatício após 48 horas da assinatura. 

Como fazer Carteira de Trabalho Digital? 

Existem duas formas principais de se fazer, ou atualizar, sua Carteira de Trabalho Digital. A primeira delas é pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado tanto em celulares Android quanto iOS. Já o segundo modo é através do site Portal Emprega Brasil, que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Em ambos o login será feito através do gov.br usando o CPF do usuário e a senha utilizada no site do Governo Federal. O acesso pode ser feito por celular, computador, notebook ou tablet, e para realizá-lo basta ter acesso à internet.  

O primeiro passo para criar sua Carteira de Trabalho Digital é ter um cadastro no site do Governo Federal. Caso não o tenha, acesse o link gov.br, busque pela opção de “Obter a Carteira de Trabalho” e clique em “Iniciar”. 

Uma tela de cadastro irá surgir onde você deve informar seu CPF e em seguida cadastrar uma senha para acesso. Logo depois basta informar os dados pedidos pela plataforma e pronto! 

Ao finalizar o cadastro você será direcionado a uma nova janela, chamada de área do trabalhador. Ali existe uma opção nomeada como Carteira de Trabalho Digital. Nela você encontra todas as informações já disponíveis sobre seu histórico de trabalho e benefícios. 

Como saber o número da CTPS digital? 

Antigamente existia um número, referente a sua Carteira de Trabalho, que poderia ser encontrada logo ao abrir o documento. Era uma numeração específica para ele, e utilizada em trâmites, como a contratação, onde era necessário ter esse dado. 

Atualmente esse número foi substituído pelo do CPF do trabalhador. Ou seja, tanto na hora de ser contratado por um novo empregador, quanto no momento de login a plataforma, pedido de algum benefício ou qualquer outra situação onde seria necessária a numeração da Carteira de Trabalho, você informará seu CPF. 

Como atualizar Carteira de Trabalho Digital? 

Caso você perceba algum problema com seus dados pessoais, e deseje atualizá-los, é preciso entrar em contato com o INSS e a Receita Federal. Ambos podem ser contatados através dos sites. No primeiro deles você precisa entrar no link do Meu INSS, localizar a opção “Agendamentos/Solicitações”, realizar o login e então clicar em “Novo Requerimento” e “Atualização dos Dados Cadastrais”. 

Já no segundo você deve estrar no site da Receita Federal, encontrar a alternativa de “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”, selecionar as informações que deseja modificar e então realizar a alteração. Por fim, salve e então estará feito! 

Agora, se a atualização é sobre algum dado relacionado a sua experiência profissional, o mais recomendado é entrar em contato com o RH da empresa contratante. São eles quem terão acesso ao cadastro do seu contrato de trabalho, e podem mudar as informações junto ao eSocial. 

Se as informações são referentes a um antigo empregador, o recomendado é esperar algum tempo. Os dados presentes em sua Carteira de Trabalho Digital estão em constante atualização, e caso perceba alguma desatualização ela pode ser resolvida de forma automática em breve. 

Como assinar Carteira de Trabalho Digital? 

A forma tradicional de se assinar uma Carteira de Trabalho é quando o empregador literalmente assina o documento. No entanto, com a sua transformação em uma versão digital, agora tudo deve ser feito de forma virtual. Então como, afinal, esse processo é realizado? Não utiliza papel e caneta. 

De forma geral, agora o trabalhador passa ao RH da empresa seus dados e ela realiza o cadastro do indivíduo como novo funcionário. Apenas o registro feito pelo Recursos Humanos, estando tudo conforme o padrão e seguindo a lei, conta como a assinatura na carteira, já que esse novo contrato irá aparecer em sua CTPS. 

Em casos onde uma assinatura ainda é necessária existem programas e aplicativos que podem ser utilizados para isso. O que significa que, independente do caso, não será preciso levar seu documento a algum lugar, já que tudo será feito de forma estritamente digital. 

Como saber se a minha Carteira de Trabalho Digital foi assinada? 

Ao entrar em sua Carteira de Trabalho Digital, seja pelo site ou aplicativo, é possível encontrar todos os registros já feitos em seu documento, incluindo o novo contrato. Quando sua carteira é assinada, e todos os trâmites feitos corretamente, o novo contratante irá aparecer entre as informações contidas ali. 

Itens como o período de férias, mudanças de salário, informações sobre abono salarial, auxilio desemprego, 13° salário, entre outros dados, também podem ser encontrados. É um portal completo para que o trabalhador consiga acompanhar todos os passos de sua vida profissional como CLT em um único espaço, de forma simples, rápida e direta. 

Saiba mais: 13° salário: saiba tudo sobre esse benefício 

Carteira de Trabalho Digital substitui a física? 

Sim! Tudo que era feito utilizando a Carteira de Trabalho física agora pode ser feito com a sua versão digital, o que significa que não será necessário que os novos registros sejam feitos no papel. Entretanto, isso não significa que aqueles com as versões impressas devam se desfazer dos seus documentos. 

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho recomenda que a versão física seja guardada em segurança, especialmente em casos de profissionais com experiências muito antigas. Essa versão pode ser uma forma de ter comprovação de alguns dados que talvez não tenham sido emitidos para a versão digital do documento devido ao tempo. 

Ainda é possível utilizar a Carteira de Trabalho física? 

Por mais que não seja preciso, ainda é possível utilizar a Carteira de Trabalho física. Caso seu empregador peça por ela, e prefira realizar o registro do maio clássico, é perfeitamente possível, ainda que não seja obrigatório. 

Onde se encontra o PIS na Carteira de Trabalho Digital? 

O PIS, Programa de Integração Social, é uma numeração que antes era encontrada na primeira página da Carteira de Trabalho física. Esse número hoje é utilizado apenas na solicitação de benefícios sociais, e não mais nos processos de contratação. Por isso, esse dado não está presente na sua Carteira de Trabalho Digital. 

No entanto, caso precise da numeração era pode ser encontrada nos seguintes locais: 

  • Agências da Caixa Econômica Federal; 
  • Site do CadÚnico; 
  • Cartão Cidadão; 
  • Aplicativo FGTS; 
  • Aplicativo Meu INSS. 

O número do PIS é gerado pela Caixa Econômica Federal, e antes era necessário para o processo de contratação. Porém, com a centralização de tudo sobre o CPF do trabalhador, ele deixou de ser necessário e por isso não está mais presente em seu documento. 

E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter conseguido solucionar todas as dúvidas sobre o que é, como funciona e como utilizar sua Carteira de Trabalho Digital. Nos conte nas redes sociais o que achou do artigo! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem-informado. 

Até o próximo artigo! 💙 

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