Se você é jovem e acabou de começar a procurar um emprego, vai concordar com a gente quando dizemos: é complicado encontrar uma oportunidade quando não se tem experiência. Nesse sentido é que a iniciativa do Programa Jovem Aprendiz é tão importante.
Acima de tudo, o programa ofertado pelo Ministério do Trabalho, é uma oportunidade perfeita para que os novatos aprendam sobre o setor corporativo, as rotinas de escritório, práticas em equipe e gestão de tarefas.
Assim, desenvolvendo também as soft skills, tão necessárias e requisitadas pelos recrutadores atualmente.
Dessa forma, o índice de desemprego jovem diminui e o país se desenvolve melhor.
Para as empresas, é um momento eficiente de divulgação da cultura da empresa, treinamento e formação desses jovens.
O Jovem Aprendiz
a Lei da Aprendizagem nº 5.598/2005 é a responsável por apoiar o programa, nela esta escrito que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes.
Bem como, o mínimo de aprendizes necessários em uma empresa deve ser de 5%, e o máximo de 15%, conferindo oportunidades a todos.
Além disso, o contrato de trabalho só pode durar até 2 anos. Durante esse tempo, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa juntas.
Como participar do Jovem Aprendiz
Para se candidatar as vagas os jovens precisam ter de 14 a 24 anos incompletos e devem estar matriculados em uma instituição pública.
Nunca ter trabalhado com carteira assinada antes também é um requisito básico.
Então é só entrar em contato com a empresa a qual você deseja trabalhar e perguntar sobre as vagas disponíveis para aprendizes.
Você pode contar também com a ajuda dos programas que se juntam com as empresas e facilitam esse processo.
É necessário que você tenha presente alguns documentos essenciais como RG, e CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência e o documento de escolaridade.
Alguns detalhes sobre o programa:
É importante ressaltar aqui que caso você não preencha todos os requisitos do programa, não conseguirá se inscrever no mesmo, pois o Jovem Aprendiz busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, assim:
- As horas trabalhadas não podem ultrapassar seis horas diárias;
- O aprendiz tem direito ao salário mínimo por hora, tanto como, vale transporte, o 13º e férias;
- As suas atribuições diárias dependem da vaga o qual o aprendiz se candidatou e devem sem especificadas em contrato;
- O aprendiz, após finalizar o seu contrato, deverá receber o certificado de qualificação profissional.
Muito legal conhecer mais sobre o Programa Jovem Aprendiz né? Agora é sua hora de se destacar!
Se você gostou do artigo de hoje e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro de novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de se inscrever no nosso canal do YouTube, nos seguir no Instagram e entrar pro nosso Canal do Telegram.