Como solicitar seguro-desemprego online?
No artigo de hoje veremos como é possível fazer a solicitação do seu seguro-desemprego de forma simples e rápida. Acompanhe!
O que é o seguro-desemprego?
O seguro-desemprego é um benefício pago em dinheiro, destinado a colaboradores que foram demitidos sem justa causa.
Sendo assim, estes necessariamente precisavam ter a carteira assinada (CLT).
Esse benefício dá a possibilidade de ser ter direito ao auxílio por um período de que varia de acordo com o tempo que foi trabalhado. E dessa forma, não deixa o profissional totalmente desamparado após ser demitido.
Quem paga o seguro-desemprego é o Governo Federal, mas quem tem a responsabilidade de pedir pelo benefício é o próprio trabalhador.
Quais são as regras para pedir o auxílio?
Para que o benefício seja pago ao trabalhador existem algumas regras, dessa forma, é necessário:
- Ter sido empregado por pelo menos seis meses antes da data da demissão;
- Estar com a carteira assinada por pelo menos nove meses com a carteira assinada no último ano (para a segunda solicitação do auxilio);
- Não ser sócio de nenhuma empresa ou membro com participação nos lucros da mesma.
- Estar empregado formalmente há pelo menos um ano nos últimos 18 meses em relação a data da demissão (para a primeira solicitação do auxilio);
- Não ter outro tipo de renda ou empresa aberta;
- Não receber qualquer outro benefício de prestação continuada do INSS, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente;
Em relação a quantas parcelas o trabalhador tem direito e qual será o valor destas, vai depender de quantas vezes o benefício já foi solicitado e a quanto tempo essa solicitação foi feita.
Além disso, a área profissional do trabalhador também é um critério que define a quantidade de meses a receber. Assim, normalmente quem estiver fazendo a primeira solicitação e tiver trabalhado por pelo menos um ano nos últimos 18 meses terá o direito de receber no mínimo quatro meses do seguro-desemprego.
E o valor vai depender da média dos seus últimos salários recebidos.
Como solicitar online?
Com a pandemia e o isolamento social o processo foi modificado e agora é possível dar entrada no seguro desemprego de forma online!
Então, é só baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível na Apple store ou na play store, ou acessar diretamente pelo portal de Teletrabalho e Emprego.
O auxílio-desemprego pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a data da demissão do trabalhador.
Os documentos necessários para pedir o auxílio são:
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- E o Requerimento do seguro-desemprego, que é disponibilizado pelo próprio empregador.
Passo a passo
Entre no portal de Teletrabalho e Emprego e faça o seu cadastro, criando uma conta para utilizar o login.
De tal maneira, utilize a sua senha provisória recebida no e-mail e valide o cadastro para criar uma nova senha, em seguida acesse os serviços para o seguro-desemprego e selecione a opção requerer o seguro-desemprego.
Faça a sua solicitação clicando na função Solicitar Seguro-Desemprego
Então, digite o seu número de requerimento do auxílio e clique em localizar. Nessa etapa você será direcionado para uma página com o número do seu requerimento e todos os seus dados.
Não deixe de conferir todas as regras e termos para habilitar o benefício! Assim, marque a opção concordar e concluir.
Após concluir todos esses passos o sistema analisa os seus documentos e informa na hora se o benefício será concedido. No mesmo instante é possível verificar também as informações sobre as suas parcelas a data de liberação do valor, junto a quantidade de dinheiro que será liberado.
Prontinho, você fez a sua solicitação online, de forma bem simples e rápida! Muito legal essa possibilidade, né?
—
Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos.
Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.