Contratação de Jovem Aprendiz cresce e eleva procura por vagas no Brasil

Contratação de Jovem Aprendiz cresce e eleva procura por vagas no Brasil

Contratação de Jovem Aprendiz cresce e eleva procura por vagas no Brasil

Segundo MTE, foram 58.656 contratados no primeiro semestre; número de currículos cadastrados no BNE no período cresceu 51,37% na comparação com o ano anterior

O programa Jovem Aprendiz tem se consolidado como uma das principais iniciativas para a inserção de jovens no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade do primeiro emprego e desenvolvimento profissional. Em 2024, as contratações e a procura por vagas cresceram significativamente em comparação ao ano anterior, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Segundo o MTE, entre janeiro e junho de 2024, 58.656 jovens ingressaram no mercado de trabalho por meio da Lei do Jovem Aprendiz (Lei 10.097/00), representando um crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de vínculos ativos manteve-se acima de 614 mil entre maio e junho.

No contexto do programa Jovem Aprendiz, vínculo ativo significa que o jovem está formalmente contratado, cumprindo suas obrigações e participando de cursos de qualificação profissional, conforme estipulado pela Lei”, explica José Tortato, COO do BNE.

Tortato destaca que o aumento nas contratações demonstra que o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais acessível para os jovens em início de carreira. “O programa oferece, além de experiência profissional, uma oportunidade de qualificação e desenvolvimento. Pode ser o primeiro passo para um futuro promissor”, afirma.

Aumento na busca por vagas

Dados do Banco Nacional de Empregos confirmam esse crescimento, com a abertura de 4.024 vagas para Jovem Aprendiz em 2024, um aumento de 91,89% em relação a 2023. Além disso, o número de currículos cadastrados cresceu 51,37%, chegando a 66.581 em 2024.

De acordo com Tortato, esses números refletem o crescente interesse dos jovens em ingressar no mercado de trabalho de maneira segura e formal. “O programa Jovem Aprendiz garante direitos, o que aumenta a motivação dos jovens e a confiança de que a empresa valoriza seu trabalho”, afirma.

Oportunidades para os jovens

Para os jovens que ainda não conquistaram uma vaga, Tortato oferece três dicas importantes:

Invista na qualificação: participe de cursos gratuitos oferecidos por instituições de ensino e plataformas online. O interesse contínuo em aprendizado é um diferencial importante para o currículo.

Prepare-se para os processos seletivos: candidate-se a vagas em empresas que correspondam ao seu perfil. Pesquise sobre a empresa, avalie sua cultura e valores, e familiarize-se com sua história, produtos e serviços para estar bem preparado para a entrevista.

Amplie sua rede de contatos: participar de eventos, palestras e grupos de discussão relacionados à sua área de interesse é importante tanto para atualizar conhecimentos quanto para expandir conexões profissionais.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. 

Ascom 

WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaPmUef9sBIA5Hxea11o 

Ana Cunha: anacunha@employer.com.br

Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@bne-empregos.com.br 

Veja o que foi publicado na mídia

Correio Braziliense: Contratação de Jovem Aprendiz cresce 8,39% e eleva procura por vagas

Em Tempo: Contratação de Jovem Aprendiz cresce 8,39% e eleva procura por vagas

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *