O que faz um motorista?

O que faz um motorista?

O que faz um motorista?

 

Você sabe o que um motorista faz? A profissão parece simples, mas ao contrário do que você imagina, ela tem muitas funções, responsabilidades e requer muita disposição e dedicação. 

Para quem gosta de dirigir, faz isso bem e pretende transformar essa habilidade em profissão, é interessante entender o que faz um motorista de um modo mais abrangente. Hoje você vai entender tudo o que envolve a profissão, conhecer a média salarial, o que fazer para ser um bom motorista, quais são as principais características desse trabalho e outras informações úteis sobre as possibilidades de emprego. 

Qual a função de um motorista?

O motorista é o profissional que faz o transporte de pessoas, cargas, documentos ou produtos para um destino estabelecido. Para exercer a sua profissão ele precisa ter conhecimentos aprofundados em leis de trânsito e normas de segurança, saber itinerários diversos e ter muito conhecimento ao verificar as condições de um veículo, como a parte elétrica, pneus e abastecimento de combustível. O motorista pode ser condutor de automóveis, trens (maquinista) ou embarcações. 

Como se tornar um Motorista? 

Para se tornar um motorista, a principal exigência é possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, é importante destacar que cada categoria de veículo exige uma licença diferente. 

Se o motorista for conduzir automóveis leves, como carros e caminhonetes, é preciso ter CNH na Categoria B. Se for dirigir motos, a CNH deve ser da Categoria A. Caso o motorista conduza caminhões e outros veículos de transporte de carga, deve ter CNH na Categoria C. Já para o transporte de passageiros, com veículos como ônibus e vans, a categoria exigida é a D. 

A Categoria E engloba todas as anteriores. Para conseguir essa habilitação que abrange todas as modalidades, o motorista precisa ser aprovado no curso de treinamento e práticas veiculares em situação de risco. 

Para conduzir trens, o motorista (ou maquinista) precisa passar por treinamentos oferecidos pela empresa contratada e para conduzir embarcações, deve ter carteira de habilitação emitida pela Marinha. 

Além das categorias da CNH, o profissional também precisa ter demonstrado no documento que exerce atividade remunerada como motorista. Além disso, é necessário ter bom conhecimento em leis de trânsito, rotas e itinerários, ter bom comportamento no trânsito, ser atento e cuidadoso ao dirigir e saber trabalhar sob pressão. 

Existem muitos cursos livres de aprimoramento que podem ajudar o motorista. 

Pré-requisitos para trabalhar como motorista 

Os pré-requisitos para trabalhar como motorista podem mudar de acordo com o tipo de trabalho e da região em que você está buscando um emprego. Para te ajudar, nós separamos os pré-requisitos mais comuns para os trabalhos como motorista: 

Idade mínima:

Os empregos como motorista requerem que o candidato tenha 18 anos ou mais, pois devido às leis de condução e responsabilidade é preciso ter idade para tirar a carteira de motorista. 

Carteira de motorista:

Como comentamos, para trabalhar como motorista é preciso ter uma carteira de motorista válida para o tipo de veículo que você irá conduzir. 

Categoria B: para conduzir carros de passeio.

Categoria C: para dirigir veículos com carga acima de 3,5 toneladas.

Categoria D: para transporte de pessoas.

Categoria E: para veículos com mais de um reboque. 

Experiência de condução:

Alguns empregos de motorista pedem um tempo de experiência de condução prévia. Mas é importante relembrar que todo novo motorista tem um início na carreira, então procure oportunidades em sites específicos, como no BNE. 

Registro de condução limpo:

Parte dos empregadores verificam o histórico de condução dos candidatos para verificar se eles possuem infrações graves ou muitos acidentes registrados. 

Conhecimento das leis de trânsito:

É extremamente importante que os motoristas conheçam e compreendam as leis de trânsito do local onde trabalham, desde os sinais de trânsito até as regras específicas da região.

Exames médicos:

Alguns empregos podem exigir exames médicos para garantir que o candidato esteja apto para dirigir, principalmente em trabalhos que lidam com a condução comercial ou transporte de passageiros. 

Certificações adicionais:

Em alguns trabalhos pode ser necessário obter certificações ou licenças adicionais, como a Certificação de Motorista de Transporte Coletivo (para motoristas de ônibus) ou certificados direcionados à condução de veículos de carga pesada.

É importante ressaltar que os pré-requisitos podem variar de acordo com a legislação e regulamentação local. Sempre verifique as exigências específicas do empregador e do local onde deseja trabalhar. 

Oportunidades de emprego para motoristas 

É possível encontrar muitas oportunidades de emprego para motoristas com contratação dentro das regras da CLT ou como pessoa jurídica. Confira alguns dos principais perfis: 

  • Motorista de caminhão: Parte da equipe de uma empresa ou prestação de serviços por meio de uma companhia de transportes.
  • Motorista corporativo: Transporte de equipes de serviços externos, seja em vans ou carros de passeio, atuação em empresas de segurança.
  • Motorista executivo: Condução de carros luxuosos para conduzir executivos de empresas públicas ou privadas.
  • Motorista de locadora: Transporte de clientes e/ou equipamentos.
  • Motorista particular: Trabalho em ambientes domésticos ou empresas menores, condução de pessoas, documentos, bagagens etc.
  • Motorista de entregas: Condução de veículos de diferentes portes.
  • Motorista de ônibus: Tipo fretado, municipal, rodoviário, de traslado ponto a ponto e até ônibus temáticos.
  • Motorista escolar: Condução de vans ou micro-ônibus.
  • Motorista de serviços de emergência: Precisam de um curso específico para dirigir ambulâncias e caminhões de bombeiros. 

Os cursos de capacitação para motoristas também são requisitos legais para condução de ônibus, veículos escolares ou transporte de produtos perigosos, entre outras atividades especializadas.

Alguns exemplos de empresas que precisam contar com motoristas profissionais em seus quadros de funcionários são:

  • Aeroportos
  • Centros de distribuição de mercadorias
  • Emissoras de rádio e televisão
  • Hospitais
  • Hotéis e agências de turismo
  • Indústrias de todos os portes
  • Instituições de ensino
  • Lojas e supermercados
  • Órgãos públicos em geral
  • Plataformas de e-commerce
  • Transportadoras de pessoas e cargas 

Atribuições e responsabilidades de motoristas

O motorista profissional, tanto o que trabalha com o transporte de pessoas e/ou cargas dos mais variados tipos, deve fazer isso de forma segura e eficiente. Confira algumas das atribuições e responsabilidades gerais do cargo:

  • Dirigir com prudência e respeito às leis de trânsito;
  • Seguir cronogramas e/ou itinerários pré-estabelecidos;
  • Chegar dentro do prazo aos destinos;
  • Manter o veículo limpo e abastecido;
  • Garantir a segurança do veículo (estar atento a detalhes, como a calibragem de pneus e o nível de óleo do motor);
  • Escolher locais apropriados para estacionamento;
  • Notificar problemas que possam levar a atrasos, como paralisações por obras ou tempestades no percurso;
  • Alertar sobre a necessidade de reparos no veículo;
  • Fazer a manutenção periódica do veículo.

Trabalhar como motorista profissional pode envolver outras atividades, que variam conforme as funções de cada cargo. Alguns exemplos são:

  • Aguardar, apanhar e transportar pessoas;
  • Conferir endereços, notas fiscais e pacotes;
  • Interagir com clientes;
  • Preencher relatórios de serviço;
  • Ajudar na carga e descarga;
  • Organizar bagagens para manter a integridade dos itens durante o transporte;
  • Usar corretamente os aplicativos de navegação;
  • Fazer coletas e entregas de produtos.

Outros pontos que devem ser levados em consideração é que o trabalho pode ter um horário flexível e o profissional pode se ausentar da cidade por alguns dias para atender demandas de trabalho da empresa contratante. 

Quanto ganha um motorista profissional?

A faixa salarial para o cargo de motorista no Brasil é de R$2.013 por mês, em média. A estimativa foi feita a partir de mais de sete mil salários. 

Os valores podem ser diferentes em determinadas regiões do país e também variam de acordo com o porte da empresa contratante e as características do trabalho. 

Uma dica para ampliar as suas chances de ganhar um bom salário como motorista profissional, é fazer cursos relacionados à direção defensiva. Além disso, você pode desenvolver habilidades que aprimorem a sua conduta no trabalho, como o controle do estresse no trânsito e a capacidade de organização. 

Se você está em busca de oportunidades como motorista, acesse a nossa plataforma e confira as vagas disponíveis. 

Faça também o seu cadastro no BNE VIP e aumente suas chances. Garanta candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios.

Fique por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE. Siga nosso perfil no Instagram, inscreva-se no nosso canal do YouTube e entre para o nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *