Por que você deveria ter um mentor de carreira

Mentor de carreira: Qual a lógica por trás disso e porque você deveria ter um

Mentor de carreira: Qual a lógica por trás disso e porque você deveria ter um

Quando escolhemos a nossa carreira, obviamente torcemos para que ela dê certo e o nosso futuro seja promissor, não é mesmo? Afinal, investimos tempo, dinheiro e estudo. E quando ela não corresponde as nossas expectativas, é hora de pensar em uma pessoa que nos ajude a alavancar nosso momento. Se você já considerou ter essa ajuda, ou não chegou a pensar no assunto, este texto é para você.

E iniciamos este artigo com uma pergunta: Por que você deveria ter um mentor de carreira? E a resposta, nós mesmo preparamos para você! Confira no texto abaixo.

O que é um mentor de carreira?

Mentores de carreira são profissionais mais experientes, com uma bagagem considerável. Ou seja, são trabalhadores que por conta dos anos no mercado de trabalho, são capazes de te orientar e aconselhar sobre o seu desenvolvimento profissional. Em outras palavras, são pessoas que atuam ou atuaram na mesma área que a sua e ocupa ou ocuparam cargos que você deseja ocupar.

No caso de você precisar desse suporte, o mentor de carreira pode ser uma pessoa que você mantém o contato ou que presta seus serviços em determinados momentos, tirando suas dúvidas e gerenciando crises profissionais.

Por que é importante ter um mentor de carreira?

Primeiramente, ter um mentor de carreira é importante por diversos motivos. Um deles, e mais importante de se entender, é que esse profissional é mais experiente que você, por isso, ele tem mais vivência no mercado. O que faz dele uma bússola para o desenvolvimento de sua carreira, servido até de espelho. Outra questão é que ele conhece o setor que você quer atuar, sendo assim, pode esclarecer suas dúvidas.

Além disso, como citamos acima, por ele ter ocupado ou estar em uma posição que você deseja chegar um dia, é a pessoa ideal para dizer o que você deve fazer para chegar lá. E, por fim, contar com a ajudar e a experiência de alguém que teoricamente é bem-sucedido, aumenta sua autoconfiança e motivação para enfim crescer na sua área.

Como encontrar um mentor para sua carreira?

Ok, você decidiu pedir ajudar e orientação, mas não sabe como encontrar o seu mentor de carreira? Nós ajudamos! Primeiramente, você pode fazer uma busca pelo LinkedIn, a maior e mais conhecida rede profissional do mundo. Segundo, você deve saber quais são os tipos de mentoria que existem: mentoria de carreira (o qual estamos abordando nesse texto), mentoria de negócios, mentoria financeira e mentoria de liderança. Por fim, confira as dicas abaixo:

  • Procure na sua rede de contatos

Encontrar um mentor na sua rede de contatos pode ser muito fácil. Pode ser um amigo, um conhecido, uma indicação da faculdade ou até mesmo o chefe do seu atual chefe. A ideia é criar uma possível lista de mentores e pedir auxílio.

  • Faça contato

A partir da sua lista de mentores, você pode começar a entrar em contato com esses profissionais. Opte por um e-mail ou uma mensagem simples nas redes sociais. Inicie a conversa de forma leve e seja sincero com as suas intenções. Mostre que está buscando uma pessoa com conhecimento na área que possa conversar e tirar dúvidas.

Não seja tão direto, não comece esse papo perguntando se a pessoa quer ser seu mentor, isso pode causar um desconforto no profissional em um primeiro momento.

  • Opte por outros contatos

Caso você já tenha buscado um amigo, um professor, uma indicação e não obteve sucesso, procure um profissional do mercado. Opte pelas redes sociais profissionais, sugerimos o LinkedIn. Lá, você encontrará a pessoa que mais se encaixa com a expertise que você espera. Não esqueça de fazer uma lista com os nomes que lhe chamaram atenção.

  • Pesquise, pesquise e pesquise

Saiba tudo sobre a carreira profissional dos nomes da sua lista. Isso vale, principalmente, para aqueles contatos que te responderam. A nossa sugestão é que você pesquise no Google a formação e o histórico profissional da pessoa.

  • Apresente-se de forma autêntica

Primeiramente, com os contatos que você não conhece, deve-se manter a formalidade e o cuidado na hora de abordar nas redes sociais. Porém, com os que você já conhece, pode ser algo mais leve. Opte sempre por uma breve apresentação, quem você é, o que faz, e por que está entrando em contato. Após isso, seja honesto e diga que está procurando uma orientação e acredita que ele possa ser um ótimo profissional para esse auxílio.

Além disso, informe que você o pesquisou, sabe suas formações e que foi isso que despertou o seu interesse. Se o profissional trabalhar na empresa que você deseja trabalhar, deixe isso claro. Por fim, agradeça o contato e a atenção.

  • Seja paciente

É normal que as pessoas não retornem a sua mensagem rapidamente, afinal, elas também estão passando por momentos na vida, seja pessoal ou profissional. Vai haver contatos que nem se quer vão responder. Atualmente, pessoas que ocupam grandes cargos nas empresas, falta tempo para visualizar mensagens não solicitadas. Por isso, seu contato precisa chamar atenção de forma positiva, essa é uma forma de aumentar as chances de resposta – mesmo que leve dias, semanas ou meses. Tenha paciência, e quando a resposta vier, independente de qual seja, não deixe de agradecer a atenção e o apoio.

O que esperar de um mentor de carreira?

Nós falamos sobre como você deve se comportar ao abordar um profissional que será seu mentor, certo? Agora, iremos dizer o que você pode esperar dele. E primeiro de tudo, uma resposta! Esse é o básico. Um retorno do seu contato falando sobre a disponibilidade em oferecer seu tempo para auxiliar outro profissional. Sendo uma resposta positiva ou não.

Além disso, aceitando ser mentor, ele deve dar sua opinião de forma sincera, quando solicitada. E saber orientar com base na sua experiência e conhecimento. Importante, também, que seja acordado entre as partes, a questão do contato. Ele, com certeza, não irá te responder em horários aleatórios e nem gostará de excesso de telefonemas e mensagens. Por isso, saiba dosar as dúvidas, e a forma que você o abordará durante toda essa mentoria.

Agora que explicamos por que você deveria ter um mentor de carreira, está na hora de começar a sua lista de contato. Boa sorte!

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *