Porteiro: o que faz? Como ser um? No dia 9 de junho comemoramos o dia do Porteiro, um profissional muito importante para os prédios comerciais e residenciais.
Por isso, no artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre está profissão, quais são suas responsabilidades e como ingressar na área.
A história da profissão de porteiro
O dia do porteiro é comemorado em 9 de junho e tem como objetivo valorizar este profissional. Isso porque o porteiro é muita das vezes o responsável por diversas tarefas dentro de um prédio.
Não se sabe exatamente quando a profissão começou a existir, mas documentos relatam que antes dos anos 1900 já existiam pessoas que cuidavam da entrada de casas.
Entretanto, conforme os anos foram passando as responsabilidades deste se tornaram maiores e hoje em dia o porteiro é o profissional que mais tem um contato próximo com os condôminos.
Afinal, quais as responsabilidades de um porteiro?
São inúmeras as responsabilidades deste colaborador, ele por exemplo, abre e fecha as portas do prédio, recebe os visitantes, entra em contato com os moradores, controla o fluxo de pessoas na portaria e também zela pela segurança da entrada.
Assim como, recebe as correspondências e entregas, responde as dúvidas dos moradores e auxilia na limpeza e organização do seu espaço.
Como ser um?
Existem diversos cursos profissionalizantes para entrar na área, os mais atendidos são o do Senac e do Secovi.
Aonde realizar estes vai da preferência do profissional e o tempo investido é de 12 a 20h.
—
Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,
Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.