Popularmente conhecido apenas como TI, o setor de Tecnologia da Informação é bastante amplo e repleto de possibilidades. Ao contrário do que alguns possam pensar, as atividades desses profissionais vai bem além de apenas consertar computadores ou sistemas fora do ar.
Apontada como um dos setores com maior tendência de crescimento para os próximos anos, trabalhar com TI tem sido um dos principais objetivos por quem está em transição de carreira ou entrando para o mercado de trabalho.
Se é o seu caso, confira neste artigo tudo que precisa saber sobre como funciona a área, quanto pode ganhar, quais as competências necessárias e muito mais. Aproveite!
O que é Tecnologia da Informação e como funciona?
Mais do que checar seu computador quando ele está com algum problema, a área de TI é a responsável por criar, produzir, armazenar, processar, dar acesso e segurança às informações. Para isso, acaba atuando no desenvolvimento e manutenção de softwares, hardwares, gestão de dados e até mesmo sistemas de telecomunicações.
Em outras palavras, mais do que apenas um “técnico de computador”, o profissional da área de TI é alguém que atua em todos os setores da tecnologia. Entre suas principais funções está o desenvolvimento de sistemas de hardwares e softwares, que exigem soluções inovadoras e estratégicas.

A Tecnologia da Informação abrange toda a infraestrutura tecnológica necessária para realizar a gestão e uso eficiente da informação nos mais diversos campos. Dessa forma, esse profissional se torna fundamental para o bom funcionamento de governos, empresas e organizações que utilizam tecnologias no dia a dia.
Não apenas para a segurança e uso dos dados, mas também porque o TI auxilia na otimização de processos, permite uma melhora na tomada de decisões e é essencial para a busca contínua por inovação.
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O que o profissional de TI faz?
O profissional de Tecnologia da Informação é quem se responsabiliza por ferramentas ligadas a informática, computação, sistemas e tendências tecnológicas. Sua atuação é, principalmente, para garantir um funcionamento eficiente da infraestrutura, incluindo processos, hardwares e softwares.
É o profissional de TI que faz a gestão de informações e dados, trabalhando na melhor forma de realizar a administração, armazenamento, processamento e análise. Tudo isso enquanto garante a segurança e organização dos dados.
Além disso, uma de suas principais atividades é o desenvolvimento de sistemas e softwares, que vão desde a criação até a atualização e manutenção. Isso inclui sistemas operacionais, aplicativos e programas.
O profissional também oferece suporte técnico, seja ao auxiliar no uso, resolver problemas, realizar a manutenção ou orientar sobre os métodos mais seguros para utilizar os recursos de TI. Também atua na implementação de medidas e técnicas voltadas para a segurança da informação.
Outra tarefa recorrente para os profissionais de TI é a automatização e digitalização de processos, auxiliando na criação de soluções que ajudam a automatizar tarefas e aumentar a produtividade. Esses profissionais também são responsáveis pela qualidade dos softwares, pelo gerenciamento da infraestrutura e das redes.
Principais áreas de atuação em TI
A atuação do profissional de TI vai desde funções técnicas até as mais estratégicas e com foco em inovação. Assim como outros setores relacionados à tecnologia, essa área é bastante dinâmica e está em constante adaptação para acompanhar a evolução tecnológica e as demandas do mercado. Atualmente as principais são:
Segurança da informação
Responsável pela proteção de sistemas, dados e redes contra vazamentos, ataques cibernéticos e fraudes. Os profissionais de TI atuam na implementação de políticas, respostas a incidentes e monitoramento constante.
É essencial para impedir divulgações e alterações não autorizadas em informações, especialmente em um cenário onde a conexão online é intensa.
Desenvolvimento de software e programação
Auxilia na criação, atualização e manutenção de aplicativos, sistemas, sites e outras soluções digitais. Trabalha em conjunto com desenvolvedores e engenheiros de software, realizando a análise de requisitos, manutenção e documentação técnica, escrita de códigos, testes, entre outras atividades.

Computação em nuvem
Conhecido também como Cloud Computing, é a área onde os profissionais de TI auxiliam no gerenciamento de serviços, processamentos e armazenamento de dados em nuvem. Importante para as empresas por conseguir garantir flexibilidade e escalabilidade para os negócios.
Análise e ciência de dados
Os profissionais de TI ficam responsáveis pela coleta, organização, análise e interpretação de grandes volumes de dados (também conhecido como Big Data). É uma atividade importante para apoiar empresas em decisões estratégicas, incluindo a business intelligence e a ciência de dados.
Gestão de projetos de TI
Atua no planejamento, organização, execução e monitoramento de projetos tecnológicos. Integra uma equipe multidisciplinar que deve estar alinhada aos objetivos da empresa e em dia com os prazos necessários.
Qualidade de software e testes
Realiza uma série de testes para identificar falhas e problemas em sistemas, aplicativos e outras soluções antes do lançamento. Consegue rastrear bugs, pontos que exigem melhora, produz documentação e relatórios sobre o funcionamento, entre outras tarefas.
Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning
Foca no desenvolvimento de algoritmos e sistemas autônomos, com o objetivo de torná-los capazes de aprender a tomar decisões baseadas em dados. Pode atuar na implementação de IA em produtos digitais, criação de modelos de aprendizagem, treinamento de algoritmos, entre outros.

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Suporte técnico e manutenção
Talvez a atividade mais conhecida da rotina de quem trabalha com Tecnologia da Informação. Aqui, o profissional de TI fica responsável pela manutenção de equipamentos, sistemas e redes. Atende diretamente as solicitações dos usuários e permite que as operações continuem em funcionamento.
Como está o mercado de trabalho para profissionais de TI
A Brasscom lançou o Relatório de Perspectivas do Mercado de Trabalho do Macrossetor TIC, onde analisa o macrossetor de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Segundo o documento, até dezembro de 2025 o país tem potencial para criar até 147 mil empregos formais nesses setores.
Desse valor, 57% é apenas na área de tecnologia, abrangendo também profissionais de TI. Por outro lado, mesmo com uma alta demanda por profissionais, o setor tem sofrido com um grande déficit.
Um exemplo é que, entre 2019 e 2024, o mercado necessitou de 665 mil novos profissionais para o setor de tecnologia. Porém, apenas 464 mil se formaram, o que resulta em uma diferença de 30,2%. Algo que representa um problema considerável para as empresas que buscam mão de obra qualificada.

Outro estudo, feito pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), informa que as profissões ligadas ao setor de tecnologia cresceram 740% entre os anos de 2012 e 2022.
Uma tendência que deve se fortalecer nos próximos anos, especialmente em funções tão estratégicas e essenciais para a rotina das empresas como as da área de Tecnologia da Informação. Com isso, esse se torna um dos setores mais buscados por quem está ingressando no mercado de trabalho ou busca melhores oportunidades.
Transição de carreira para Tecnologia da Informação
Com o déficit de profissionais e a importância das profissões ligadas à tecnologia para empresas e organizações, esse tem sido um dos setores favoritos de quem está em transição de carreira. Ao trabalhar com TI, é possível atuar em companhias de diversos portes e segmentos, incluindo multinacionais.
Além disso, devido à falta de mão de obra qualificada, muitas empresas têm investido em remunerações mais atrativas para atrair talentos. É também um setor em crescimento, com grandes expectativas para o futuro, o que abre portas para quem pretende continuar evoluindo na carreira.
Quanto ganha um profissional de TI
A Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação do Seprosp mostra que os profissionais do setor de Tecnologia da Informação tiveram um aumento médio anual de 6,4% desde 2012, demonstrando seu crescimento considerável no Brasil. Com isso, a média de remuneração, considerando diferentes funções na área, é de R$ 7.666,51 em 2025.
Além do nível de experiência e porte da empresa, as especializações que o profissional possui e o estado onde está afetam consideravelmente em sua remuneração. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina se destacam como os locais com melhores salários.
Da mesma forma, especializações em temas como inteligência artificial, gestão de TI, cibersegurança e ciência de dados contribuem para um aumento na remuneração.
A média salarial em TI muda conforme a função que está exercendo, mas, como exemplo, trouxemos os valores para um analista de Tecnologia da Informação. Confira:

As informações são baseadas em dados coletados entre junho de 2024 e junho de 2025. Uma característica do setor que ainda traz preocupações é a desigualdade de gênero, já que 87,22% dos profissionais efetivados no período são homens e apenas 12,78% são mulheres.
Como se tornar um profissional de TI
Existem dois caminhos mais comuns para se tornar um profissional de TI: cursos técnicos e graduação. O primeiro é um método mais rápido, que pode funcionar bem para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho.
As opções atuais costumam durar entre 18 e 24 meses, sendo que os cursos de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática são os mais buscados.
Já a graduação leva entre três e quatro anos, e as mais recomendadas são Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Segurança da Informação.
Ter uma faculdade oferece um aprendizado mais aprofundado e completo, o que é bastante benéfico para a carreira. No entanto, leva mais tempo para a formação.
Além desses dois modelos, você pode investir também em cursos livres e certificações, ambos importantes para aprender novos conhecimentos e continuar se aprimorando profissionalmente. Além disso, alguns setores ou atividades específicas podem exigir uma maior preparação para atuar na prática.
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Principais competências e habilidades para trabalhar com Tecnologia da Informação
O conhecimento técnico é um fator essencial para ser um bom profissional de TI, mas as habilidades socioemocionais não ficam atrás. Além disso, essa é uma área que exige desenvolvimento constante. Saiba mais a seguir!
Hard skills
As competências necessárias para ser um bom profissional em TI podem variar conforme as atividades pelas quais fica responsável. Entretanto, podemos citar algumas das mais comuns em vagas para o setor como:
📌 Domínio de programação e desenvolvimento de software;
📌 Familiaridade com sistemas operacionais,
📌 Conhecimento sobre bancos de dados;
📌 Capacidade de aplicar segurança da informação;
📌 Habilidade em trabalhar com computação e sistemas em nuvem;
📌 Domínio sobre ferramentas de automação;
📌 Capacidade de analisar uma grande quantidade de dados;
📌 Conhecimento para gerar documentação técnica.

Soft skills
A área de TI é bastante técnica, exigindo muito conhecimento em ferramentas e métodos. Porém, também apresenta uma grande necessidade de dominar competências comportamentais, seja para lidar com os desafios da profissão ou mesmo com colegas e superiores. Entre eles estão:
📌 Resolução de problemas;
📌 Flexibilidade e adaptabilidade;
📌 Trabalho em equipe;
📌 Organização e gestão de projetos;
📌 Pensamento analítico;
📌 Criatividade.
É importante frisar que, para trabalhar com TI, é preciso ter uma excelente capacidade de lidar com pressão, prazos e mudanças. A carga de trabalho, assim como cobranças para entregas e manutenção das operações, pode ser intensa, exigindo uma excelente gestão de tempo e emoções.
Saiba mais: Soft Skills: O que as Empresas Procuram em um Profissional?
Importância do aprendizado contínuo
A tecnologia está em constante transformação, com novas ferramentas e soluções surgindo continuamente. Isso exige que o profissional de TI esteja sempre em desenvolvimento, dedicando tempo e esforço para se manter atualizado. Esse processo é essencial para garantir a qualidade das entregas e preservar a relevância no mercado, especialmente em um ambiente que demanda adaptação e evolução constantes.
Por isso, ao decidir trabalhar com TI é fundamental ter uma boa afinidade com o aprendizado contínuo, estando disposto a investir em seu desenvolvimento de forma constante.
Isso pode ser feito por meio de projetos pessoais, cursos livres ou técnicos, novas graduações, mentorias, ou até mesmo acompanhando as novidades do mercado e buscando aplicar novas perspectivas na sua rotina.
Leia também: Habilidades do futuro: Quais são e como desenvolvê-las
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