Principais habilidades para alavancar a sua carreira

Principais habilidades para alavancar a sua carreira

Principais habilidades para alavancar a sua carreira

Principais habilidades para alavancar a sua carreira

Você sabe quais são as principais habilidades técnicas e comportamentais que devem ser desenvolvidas para alavancar a sua carreira? Segundo a última análise do Fórum Econômico Mundial, metade de todos os trabalhadores do mundo vão precisar de requalificação até 2025.

Isso acontece porquê diante crise financeira, automação de processos, pandemia e a adoção do home office por parte da maioria das empresas, os trabalhadores precisarão desenvolver novas habilidades como a inteligência emocional, criatividade e pensamento crítico.

Por isso o BNE trouxe uma especialista para falar sobre este assunto, a Executiva de Negócios e Líder de Equipes, Luciana Pires. Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

O que apontam as pesquisas:

Segundo a Líder, “Pesquisas apontam que 800 milhões de pessoas perderão seus empregos até 2030. Estamos falando ai de 9 anos, não é muita coisa”.

Também, como já explicado acima, segundo a última análise do Fórum Econômico Mundial, metade de todos os trabalhadores do mundo vão precisar de requalificação até 2025.

Assim, “É importante guardar essas informações para entendermos melhor as habilidades a serem desenvolvidas”, pontua Luciana.

Por fim, uma pesquisa de 2021 apontou que, vagas home office dispararam 85% no início deste ano.

Qual a diferença entre habilidade e competência?

As habilidades, também chamadas de soft skills pelos recrutadores,  são caracterizadas pela capacidade que uma pessoa tem de realizar alguma tarefa. Desta forma, quanto mais fácil for para que você conclua uma atividade, mais habilidoso você é.

“O futurista, Martin Ford, aposta em três tipos de empregos no futuro: aqueles que exigem criatividade genuína, os que requerem a construção de relações complexas com pessoas e, por fim, os que são altamente imprevisíveis” comenta a Executiva.

Já as competências, que podem ser chamadas de hard skills, se caracterizam por serem um conjunto de atitudes, conhecimentos e habilidades, que juntos irão permitir que determinado resultado seja alcançado.

Competências são consequências de conhecimentos que podem ser adquiridos através de estudo, como ao realizar um curso ou entrar em uma faculdade. Uma informação clara obtida por estudo, prática e entendimento.

Quais são as principais habilidades para alavancar a carreira?

No Webinar, Luciana fez um top 10 habilidades mais importantes para alavancar a carreira, são elas:

1. Resolução de problemas

Saber lidar com o surgimento de problemas é uma das habilidades mais citadas quando profissionais querem saber como alavancar a carreira. Afinal, saber como resolver uma crise de forma rápida e eficiente diminuirá as chances de que o setor acabe sendo facilmente desestabilizado.

Para se considerar alguém habilidoso em resolver problemas, especialmente os complexos, é preciso conseguir observar a situação em sua totalidade. Ao mesmo tempo, a liderança não pode perder de vista os detalhes, ou ignorar os vários lados de um mesmo conflito.

São situações que exigem cuidado, flexibilidade e atenção. Além de criatividade para conseguir resolver uma crise sem desestabilizar a empresa, e usando o que está a sua disposição naquele momento.

2. Pensamento crítico

O mundo vem sendo transformado pela aceleração da evolução digital, como também pelas possibilidades de interação online. Isso transforma tanto o convívio pessoal quanto profissional, trazendo mudanças para dentro das empresas.

Os processos nas organizações, por vezes, têm se tornado menos hierarquizados, com as empresas buscando diminuir barreiras entre colaboradores e minimizar burocracias.

Algo bastante positivo em diversos ambientes, mas que gera uma infinidade de informações e possibilidades que cada profissional precisa conseguir analisar de forma crítica e analítica.

Saber olhar para suas demandas, equipes, projetos e lideranças com uma visão crítica lhe ajudará a desenvolver opiniões analíticas. Isso deve lhe dar suporte para opinar quando necessário de maneira relevante, algo essencial e esperado nos profissionais atuais.

3. Criatividade

É comum que muitos pensem na criatividade como algo relacionado a criação artística, mas a verdade é que essa é uma habilidade profissional e interpessoal essencial a todos.

Sua maior utilidade no ambiente de trabalho está ligada a capacidade de resolver um problema, da forma mais eficaz e eficiente possível, utilizando os recursos disponíveis. Que nem sempre são tudo o que poderiam ser, ou acabam sendo mais desafiadores do que deveriam.

Além de sua função na resolução de problemas, é a criatividade que ajudará a empresa a se mover. Através de novas ideias, é possível calcular riscos necessários e  aproveitar novas oportunidades.

A criatividade também é necessária para inovar, principalmente em momentos de grandes mudanças ou crise, em que é preciso pensar de forma criativa e muitas vezes utilizando recursos escassos.

4. Colaboração

O trabalho sempre exigirá algum nível de interação com outras pessoas, sejam eles superiores, colegas, clientes ou fornecedores. A convivência com colegas, em especial, é algo que exige uma habilidade especial: saber colaborar e trabalhar em equipe.

Ainda que muitos  projetos sejam feitos individualmente, é essencial saber como conduzir aqueles que precisarão de duas ou mais pessoas. Além disso, é importante saber ouvir críticas e opiniões, especialmente aquelas que diferem das suas.

Elogios também podem ser recebidos da melhor maneira, e trabalhados de forma que ajudem a melhorar ainda mais a colaboração entre membros de uma mesma empresa. Essa é uma habilidade essencial para saber ouvir o próximo e ajudar a equipe, sejam em relações entre colegas ou mesmo ao lidar com superiores.

5. Inteligência Emocional

Ter entre suas habilidades a inteligência emocional é excelente por dois fatores: saber contornar crises e evitar o adoecimento da própria mente. Essa é, inclusive, uma capacidade que nenhuma máquina consegue emular, o que a torna especial e ainda mais necessária para os profissionais atuais.

Desenvolver sua inteligência emocional tem como base conseguir criar uma divisão entre sua vida pessoal e profissional, evitando que as ambições, objeções, destrezas e limites existentes no ambiente de trabalho acabe o esgotando ou se misturando com essas mesmas caraterísticas da vida pessoal.

Dentro dessa habilidade é possível chamar atenção para a capacidade de trazer empatia ao seu ambiente de trabalho. Uma competência útil não apenas para ser capaz de se colocar no lugar do outro, mas para facilitar a abertura de diálogos sinceros e sensíveis. Além de melhorar o trabalho em equipe.

6. Capacidade de análise

Existem uma série de mecanismos em uma empresa que auxiliam durante os processos internos, ou que visem impedir ou ajudar a resolver problemas que podem ocorrer. No entanto, esses mecanismos podem falhar, ou não abranger a todas as situações que podem acontecer.

Nesses momentos, ter capacidade de análise apurada, que o permita  desenvolver soluções com as informações que possui em mãos, é algo essencial. Essa habilidade irá permiti-lo resolver diversos problemas assertivamente e alavancar a sua carreira.

7. Orientação em servir

Esse é um termo que pode parecer estranho a alguns, mas que em sua essência vem como uma habilidade para tornar a vida em equipe mais eficiente e agradável. Ela está diretamente relacionada com a ação de ajudar o próximo, assim como ser proativo no ambiente de trabalho.

Orientação em servir é uma definição que explica o ato de buscar se adaptar da melhor forma ao ambiente de trabalho, aos colegas e superiores. Para isso, o profissional deve estar aberto a fazer parte de todos os processos internos existentes em sua equipe, às vezes se estendendo até mesmo aos externos.

Através disso, ele tem em vista contribuir com as ideias e orientações de gerentes, supervisores e outras lideranças imediatas. A disposição e flexibilidade para aceitar demandas é outro fator relevante a essa habilidade, assim como estar sempre atento aos prazos estabelecidos.

Apesar do nome, essa capacidade não deve ser vista ou alto imposta como algo submisso, mas como consequência de um ambiente que se constrói para ser baseado na empatia e proatividade.

8. Negociação

Saber negociar prazos, demandas, prioridades e tantas características mais, é essencial a líderes e também a liderados, ao contrário do que muitos profissionais possam pensar.

Ainda que seu ambiente de trabalho utilize a orientação em servir, por exemplo, você ainda deverá ter consciência dos próprios limites, da equipe e até mesmo da possibilidade ou não de colocar em prática uma ideia pedida por outros.

Nesses momentos, assim como em outros, a capacidade de negociação se mostra fundamental, sempre baseada no respeito e na capacidade de fazer com que o outro consiga compreender seu ponto de vita. Assim como a capacidade de saber ceder e dar algo quando necessário.

9. Flexibilização

Existem diversas situações nas quais você será capaz usar essa habilidade, mas duas das principais estão ligadas à cultura organizacional da empresa e à transformação que o ambiente profissional vem sofrendo após a pandemia de Covid-19.

No caso da primeira, acontece quando a própria organização busca dar mais liberdade aos seus colaboradores, não seguindo uma régua tradicional de como desenvolver seus processos. Isso pode ter a ver com horários, ambiente de trabalho e até mesmo modo de produzir serviços e produtos.

Já a segunda, está bastante ligada a como as empresas precisaram se adaptar durante e após a pandemia, especialmente ao aumentar e manter o trabalho feito remotamente.

A capacidade de lidar com a flexibilização de cenários, organização e funções é algo que pegou diversos profissionais de surpresa. E aqueles que conseguiram se adaptar mais facilmente, e com maior qualidade, são justamente aqueles que brilharam com maior intensidade. Algo que faz com que os recrutadores prestem mais atenção em candidatos com a mesma habilidade.

10. Liderança

Inspirar pessoas a seguirem seus comandos e ideias, motivá-las em um novo propósito ou em situações de dificuldade, ou mesmo levá-las a desejar ter sua opinião sobre projetos e assuntos é uma das habilidades mais necessárias para alavancar a sua carreira.

Essa capacidade acaba sendo uma junção de todas as outras, e é algo necessário não apenas quando se está em um cargo de liderança. Conseguir inspirar uma equipe é algo necessário para profissionais de qualquer hierarquia, e que inclusive aumenta consideravelmente suas chances de ser considerado para possíveis promoções.

A habilidade de liderar é algo que se constrói junto a outras habilidades, e que deve ser desejado, seja você alguém que está iniciando sua carreira, seja você alguém que já possui um longo histórico profissional.

Dicas extras e essenciais para alavancar a sua carreira!

Gostou de saber mais sobre essas 10 habilidades? Elas com certeza estão no topo do ranking de soft skills mais desejadas pelos recrutadores que buscam por novos candidatos, mas existem outras que podem te ajudar a ser um profissional desejado por qualquer empresa! A seguir trouxemos alguns extras bastante relevantes:

Saiba desenvolver um bom relacionamento interpessoal

Trabalhar bem em equipe vai além de apenas conseguir entregar resultados e demandas, é preciso ter a capacidade de desenvolver e manter um bom relacionamento entre todos os membros, mesmo sob pressão e adversidades.

Através de um ambiente amigável, os profissionais irão se sentir mais confiantes e motivados, aumentando a confiança entre os membros da equipe e até mesmo entre eles e os líderes.

Outro ponto importante é não se esquecer de criar vínculos e manter uma boa comunicação com outros setores. Ainda que possuam uma convivência menor, diferentes equipes dependem uma da outra em algum nível, e é melhor ter uma boa convivência, e assim uma chance maior de colaboração.

Comunicação eficiente

Imagine conseguir ter uma visão analítica das situações, ter ideias criativas e ser capaz de pensar em formas práticas e eficientes de resolver problemas. Mas não saber como comunicar isso aos colegas e líderes, ou acabar o fazendo de forma que tenham uma visão equivocada de quem você é.

Em um mundo hiperconectado como o de hoje, não basta apenas saber ler e analisar informações, é preciso saber como as comunicar de maneira eficiente. Isso vale para a forma oral e escrita, especialmente em um mercado de trabalho transformado pela pandemia.

Muitas vezes, precisamos nos comunicar por mensagens de texto e e-mails,  portanto, saber como desenvolver ideias e opiniões de forma que não sejam mal interpretadas através da escrita, é essencial.

As vídeo chamadas são outro ponto, em que a capacidade de comunicação foi um teste para muitos profissionais que precisaram de flexibilidade e capacidade de adaptação. Aqueles que conseguiram aprender a se comunicar de forma eficiente através da tecnologia conseguiram alavancar sua carreira em meio à crise.

Como desenvolver habilidades profissionais?

Ainda que seja desafiador desenvolver hard skills, ou novas competências, parece mais simples do que desenvolver as soft skills. Isso porque, no caso da primeira, você pode alcançar excelência através do estudo e da prática, melhorando de forma perceptível e por meio de um caminho claro.

Já quando é preciso desenvolver uma soft skill, uma habilidade que por vezes parece existir apenas com aqueles que a ganham no nascimento, o caminho pode ser mais confuso. Mas não impossível!

Em geral, a melhor forma de desenvolver essas habilidades é através do autoconhecimento. Abrir sua mente e refletir sobre seus defeitos e qualidades é essencial para saber por onde deve começar seu aperfeiçoamento, quais habilidades já possui, quais deve começar do zero e quais pode melhorar.

Saber ouvir, sejam críticas ou opiniões, também é essencial. Pedir feedback aos colegas, superiores e até mesmo para pessoas de sua vida pessoal, é uma boa maneira de entender como aqueles a sua volta o percebem. E, assim, conseguir mapear como quer ser percebido e o que deve fazer para isso.

Estamos vivendo na era do Conhecimento

Os robôs podem agilizar diversos processos e, assim, desempregar altos números de pessoas, mas tem algo que a tecnologia não pode modificar, o nosso cérebro e a nossa capacidade de se desenvolver.

Quando falamos de habilidades, estamos falando de características que podem ser aprendidas, desta forma é que o autoconhecimento também será essencial.

Sendo assim, “Se você se conhece, você sabe onde quer chegar e o que precisa desenvolver para que isso aconteça na sua vida. Nesse sentido, saber lidar com mudanças e incertezas, opiniões diferentes as suas. Conseguir analisar situações e traçar estratégias pensando nas pessoas envolvidas e não só em resultados numéricos (lucro), serão as novas habilidades analisadas, que fazem a diferença na hora de alavancar a sua carreira” completa Luciana.

Desenvolver habilidades possíveis apenas para o ser humano vai te destacar dentro de um universo automatizado!

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