Como se preparar para a entrevista de emprego online?

Como se preparar para a entrevista de emprego online?

Como se preparar para a entrevista de emprego online?

Como se preparar para a entrevista de emprego online?

A entrevista de emprego online vem cada vez mais sendo utilizada por empresas de diversas áreas. Isso porque ela é mais prática, mais ágil e atinge os mesmos objetivos de uma entrevista feita de forma presencial.

Sobretudo, em meio à pandemia da Covid-19, a forma como novos colaboradores são recrutados mudou.

Você precisa se preparar para enfrentar a entrevista online sem cometer deslizes que podem fazer a diferença durante uma seleção, vem com a gente para saber como!

Como funciona uma entrevista de emprego online?

Atualmente, um número crescente de empresas realiza a atração, seleção e recrutamento de candidatos de forma 100% digital. É o caso, por exemplo, de profissionais e empresas que utilizam o site de vagas do BNE.

O candidato faz o cadastro do seu currículo no site, no qual os recrutadores possuem fácil acesso e conseguem selecionar aqueles que mais se encaixam em suas necessidades.

A partir disso, ele pode entrar em contato direto com o profissional e marcar a entrevista, que pode ser feita presencialmente ou de forma igualmente digital. Quando online, o encontro pode ser feito por um aplicativo de preferência da empresa.

As entrevistas de emprego online podem ser feitas de duas maneiras: ao vivo ou de forma gravada. Na primeira delas, a conversa flui de forma bastante semelhante à entrevista presencial, sendo um bate-papo de perguntas e respostas com um ritmo próprio.

Já na versão gravada, o recrutador envia um vídeo ou e-mail com as perguntas, e o profissional manda em resposta um vídeo de si mesmo as respondendo.

10 dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego online

Mesmo tendo se tornado uma prática comum nos anos de pandemia, e já sendo utilizada mesmo antes, existem muitos que ainda não são familiarizados com esse método de entrevista de emprego. Para ajudá-los, trouxemos 10 dicas essenciais para se preparar para uma entrevista online!

1. Pergunte qual plataforma será usada para a entrevista online e teste com antecedência

Em uma entrevista online, saber qual plataforma será utilizada é um item de extrema importância, especialmente se você ainda não tiver acesso a ela. Por isso, busque perguntar ao recrutador algum tempo antes qual aplicativo será usado e já o instale, se necessário.

O Zoom é o mais famoso e mais utilizado, mas as entrevistas online também podem ser feitas pelo Google Meet, pelo Microsoft Teams e até pelo WhatsApp. Caso não tenha um cadastro naquela que for escolhida, realize quanto antes.

O ideal é que você acesse a plataforma escolhida algumas vezes antes da entrevista e se adapte a ela, conheça as funções básicas para não se perder na hora.

2. Use uma conta profissional

Contas de e-mail bem humoradas são bem-vindas em trocas de mensagem entre amigos e familiares, mas devem ser permanentemente evitadas quando se trata de relações profissionais.

Contas com apelidos, trocadilhos e brincadeiras não devem ser utilizados na hora de realizar o cadastro. Caso já tenha uma conta na plataforma na qual acontecerá a entrevista e ela tenha alguma dessas características, é importante que considere fazer uma nova conta ou mudar a que já possui.

3. Evite distrações

Ainda que seja uma entrevista de emprego online, não podemos permitir que o ambiente nos distraia da conversa que estamos tendo com o recrutador. Por isso, o ideal é que tente minimizar ao máximo as distrações do ambiente.

Se mora com mais pessoas, por exemplo, as avise sobre o horário em que a entrevista de emprego online acontecerá e peça para não entrarem no ambiente, chamar ou fazer ruídos que possam atrapalhar o momento.

Outro ponto importante é fechar abas desnecessárias, se estiver usando um computador, e evitar notificações ou ligações se estiver utilizando um celular. Quanto mais focado estiver em sua entrevista de emprego, melhor será.

4. Vista-se adequadamente

Na maioria das vezes o candidato que está fazendo a entrevista de emprego online estará em sua própria casa. Isso pode dar a sensação de que não precisa se preocupar com o que vestirá durante o encontro com o recrutador, mas a verdade é que a importância de se vestir adequadamente se mantém.

Busque pesquisar antes da entrevista sobre qual a vestimenta mais utilizada no cotidiano da empresa. Por exemplo, se ela costuma pedir aos colaboradores que usem terno e gravata, é interessante que faça o mesmo durante a seleção.

Caso a organização tenha o costume de manter a vestimenta informal, nada impede que faça o mesmo, tomando cuidado para não usar nada extravagante ou descontraído demais.

5. Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Hoje em dia temos diversos aparelhos aos quais podemos nos conectar, como celulares, tablets, notebooks e computadores de última geração, estes já são comuns.

Desta forma, antes da entrevista começar, você deve escolher qual desses aparelhos será o melhor para te auxiliar. Então, verifique se a sua bateria está carregada e teste sua câmera, áudio e conexão com a internet.

Assim você evita imprevistos que podem te desclassificar na hora de conversar com o recrutador.

Além disso, é importante também verificar se a iluminação do ambiente que escolheu para a entrevista online é adequada, assim como o enquadramento da sua câmera.

6. Escolha um lugar apropriado

Ao avaliar o local onde ficará durante a entrevista de emprego online, busque por um ambiente neutro ou que transmita uma impressão profissional. Se for no seu quarto, por exemplo, tente não deixar que sua cama fique no fundo do vídeo.

O ideal é que você esteja de costas para uma parede branca ou com o mínimo de informações visuais possíveis, como quadros ou desenhos. Lugares bem iluminados também são recomendados, já que locais escuros dificultam que o recrutador te veja com clareza.

7. Comunique-se adequadamente

Se sentir nervoso durante a entrevista é bastante comum, mas o importante é não deixar que isso prejudique a comunicação com o recrutador. Ao respondê-lo, evite gaguejar, demonstrar insegurança ou medo na voz.

Tome cuidado extra para não interrompê-lo, em especial porque, dependendo da conexão, pode existir um leve atraso no som. Busque ter a certeza de que o outro finalizou a fala antes de iniciar a sua.

Outro ponto importante é manter um tom de voz adequado. As novas tecnologias conseguem captar nossa voz com bastante eficiência, por isso não é necessário falar alto demais. Entretanto, também tenha cuidado para não acabar falando baixo demais.

8. Use um headset

O headset é um acessório bastante útil em uma entrevista de emprego online, já que ajuda a minimizar os sons externos e garante uma qualidade de som maior para que o recrutador o escute melhor.

Se não possuir um headset busque utilizar um fone de ouvido que possua um bom microfone. E, na hora da entrevista, tente deixá-lo a uma distância boa o bastante para que sua voz seja ouvida claramente pelo recrutador.

9. Olhe para o recrutador

Pode ser difícil saber para onde olhar durante uma entrevista de emprego que acontece online, mas existem alguns recursos que irão ajudá-lo a garantir pontos com o recrutador.

Olhar nos olhos é algo importante, mas que acaba sendo um desafio ao estar em uma conversa virtual. Por isso, quando estiver falando busque fixar sua visão diretamente na câmera, já que isso dará ao recrutador a sensação de estar o olhando diretamente nos seus olhos.

Já nos momentos em que for você a ouvi-lo falar, olhe diretamente para a tela, local que o fará perceber que está de fato prestando atenção no que está ouvindo.

10. Mantenha-se atento à postura corporal

É comum que ao passarmos alguns minutos focados em algo possamos ir curvando o corpo. Ou até mesmo que, ao estar em uma vídeo chamada com alguém, acabemos por encostar o corpo na cadeira ou sentir vontade de deitar. Mas de forma alguma você deve fazer isso!

Durante toda a entrevista online é importante que mantenha as costas eretas e ombros abertos, demonstrando uma postura profissional e de interesse no recrutador naquele momento.

Dica extra!

E como em qualquer outra entrevista de emprego, você terá, sim, que pesquisar sobre a empresa a qual esta se candidatando. Tente conhecer a equipe, o segmento da empresa, a sua missão e valores, busque o máximo de informações que conseguir.

Quais as perguntas de uma entrevista de emprego online?

Da mesma maneira que nas entrevistas presenciais, o recrutador irá te perguntar sobre suas características, qualidades e defeitos. É nessa hora que o responsável analisa se o seu perfil corresponde com o da vaga almejada, por isso, tenha essas informações na ponta da língua.

Vale utilizar um pequeno pedaço de papel como referência, e de vez enquanto dar uma olhadinha, mas não fique lendo na sua entrevista, isso passa a impressão de que você não se preparou.

Confira os principais erros numa entrevista de emprego online

Até aqui vimos várias dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego online, mas e o que devemos evitar? Alguns itens são claros ao entender o que é preciso para garantir uma boa entrevista, mas outros podem acabar passando despercebidos.

Demonstrar medo

O mais importante é saber que esse é um momento em que recrutador e candidato estão buscando por algo semelhante, criar um vínculo profissional que beneficie a ambos. Por isso, não é preciso se sentir inseguro ou assustado durante a conversa.

Interrupções

Um erro que pode ser prejudicial em uma entrevista online é deixar que ligações ou notificações atrapalhem a reunião, assim como outras perturbações externas. Tome bastante cuidado para garantir que o tempo de duração da entrevista seja o mais tranquilo possível.

Excesso de informalidade

A conversa entre candidato e recrutador pode, sim, ser informal e bastante agradável, mas é preciso cuidado para não acabar exagerando. Aparecer mascando chiclete, comendo ou mesmo vestido de pijama, ou em um ambiente inadequado, pode passar uma impressão negativa.

Hoje o nosso artigo acaba aqui, mas agora você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego online, vai lá e arrasa!

Não deixe de conferir os dois webinares completos sobre com a Pollyana Ferraz, Psicóloga, especialista em gestão de projetos e analista de treinamento.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *