Afinal, o diploma é tão importante assim?

Afinal, o diploma é tão importante assim?

Afinal, o diploma é tão importante assim?

Com a revolução no mundo do trabalho, novas oportunidades aparecem, as startups estão com tudo, as empresas estão mais inclusivas e fica a questão, afinal, o diploma é tão importante assim?

Para falar sobre isso o BNE trouxe o professor e coordenador de cursos presenciais, Léo Barbieri,

Se você já se questionou sobre qual é o verdadeiro valor de um diploma e se ele vai fazer tanta falta assim na hora de um processo seletivo, vem com a gente!

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

A importância do diploma:

O diploma é um documento, normalmente, emitido por uma instituição de ensino, que certifica que você concluiu com sucesso determinado curso, a sua formação na faculdade, por exemplo.

Entretanto, “Temos algumas mudanças no mercado de trabalho, que vêm colocando em cheque a real importância e a real validade de um diploma, mas a gente precisa olhar bem para isso para entender se o diploma é tão importante assim”, apresenta Léo.

Mas antes mesmo de começarmos a falar sobre a importância do diploma, devemos comentar sobre as SKILLS, essas vêm sendo muito procuradas pelos recrutadores atualmente.

As SKILLS importantes no diploma

A tradução de Skills é Habilidades, ou seja, a capacidade que você tem de realizar alguma tarefa.

Sendo assim, as empresas e seus recrutadores estão cada vez mais atentos as habilidades que o candidato traz com ele, sejam estas técnicas ou comportamentais. “O pessoal que trabalha com a área de recrutamento esta sempre muito atento a habilidades, eles querem saber quais são as habilidades que uma determinada pessoa tem, pra poder entender se aquela pessoa tem o perfil interessante para trabalhar naquela empresa” explica o professor.

Soft Skills

Você com certeza já ouviu falar sobre as Soft Skills. Essas são as habilidades emocionais e mentais que todo mundo têm, “Elas variam conforme o âmbito social o qual a pessoa vive” comenta.

São algumas delas:

  • Liderança;
  • Empatia;
  • Inteligência emocional;
  • Flexibilidade
  • Resolução de problemas;
  • Gestão de equipes.

Esses tipos de habilidades fazem parte da vida pessoal de cada um, mas também impactam diretamente no trabalho e relação com os colaboradores da empresa.

Então, “As soft skills não podem ser comprovadas por diplomas ou certificados, mas sim pela convivência e pela análise que o recrutador faz do candidato durante a seleção” explica Léo.

Desta forma, essas habilidades podem também ser desenvolvidas e treinadas por aqueles que querem obter sucesso profissional.

Você pode conferir quais serão as dez competências mais requisitadas ate 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial, aqui.

Hard Skills

Já as Hard Skills, são as habilidades que você pode sim comprovar por meio do diplomas ou certificados. Esse é um aprendizado adquirido e representado de forma tangível.

Normalmente a gente aprende essas habilidades antes mesmo de começar a trabalhar, na faculdade ou em cursos técnicos, por exemplo.

Afinal, o diploma é tão importante assim?

Antes de tudo, você precisa entender o seu momento pessoal e profissional. Se você esta feliz aonde se encontra, se quer dar um up na sua carreira etc.

É necessário também que você analise em qual ocasião esse seu diploma será utilizado, se a vaga a qual você quer se candidatar pede por essa formação em alguma área ou se a empresa esta disposta a ensinar.

Então, “Se você possui diversos cursos e assim, diversos diplomas, é preciso entender aonde encaixar toda essa formação”  finaliza o coordenador.

 

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *