O que é necessário para conseguir o primeiro emprego?

O que é necessário para conseguir o primeiro emprego?

O que é necessário para conseguir o primeiro emprego?

O que é necessário para conseguir o primeiro emprego?

Para conseguir o primeiro emprego é necessário ter experiência, mas para ter experiência é necessário já ter trabalhado. Que jovem nunca caiu nessa cilada né?

Entretanto, não se preocupe, quando se trata do primeiro emprego, atender os requisitos da vaga é o principal desafio, mas existem possibilidades de contornar esse problema e se tornar um forte candidato.

Vem com a gente descobrir o que é necessário para conseguir o seu primeiro emprego!

O primeiro emprego

O primeiro emprego é um grande passo na vida de um jovem, pois é neste momento que a vida adulta começa a desabrochar. É nesta ocasião que você pode começar a planejar as suas finanças, traçar objetivos a longo prazo e afins.

Esta também é uma oportunidade de aprendizado, onde você descobre novas funções e entende melhor como funcionam as rotinas empresariais.

O que é necessário para conseguir o primeiro emprego?

Para alcançar essa conquista você deve se preparar de todas as formas possíveis, será necessário ter atitude, dedicação e resiliência.

O que fazer para conseguir o primeiro emprego?

Um bom modo de começar a procurar pelo primeiro emprego é através de planejamento. Isso envolve não apenas saber quais ações deve tomar, mas também conhecer a si mesmo e as empresas, para assim entender como pode aproveitar as oportunidades.

Para ajudá-lo nessa missão listamos algumas dicas do que você pode fazer para conseguir o primeiro emprego. Confira!

Liste suas competências e habilidades

Ainda que não possua experiência no mercado de trabalho, isso não quer dizer que não tenha habilidades e competências a oferecer. Mas, antes de listá-las, é importante pontuar quais as diferenças entre essas duas palavras.

Competências são conhecimentos ou aptidões que podem ser adquiridas por estudo ou treinamento. Já as habilidades são capacidades muitas vezes inerentes aos indivíduos.

Ambos são itens essenciais aos profissionais, cada um a sua maneira, e saber valorizá-los durante uma entrevista é importante mesmo aos mais experientes.

Para conseguir seu primeiro emprego é importante saber quais competências pode desenvolver ou já possui, e quais habilidades pode destacar na hora da entrevista. E até mesmo no currículo.

Entenda o que o mercado quer de você

Por mais que ainda não faça parte do mercado de trabalho, é possível pesquisar e entender o que normalmente ele exige dos profissionais.

Buscar por vagas de emprego, especialmente aquelas nas quais possui interesse, e anotar quais cursos e conhecimentos eles exigem é uma ótima forma de descobrir o que pode aprender para tornar sua entrada na empresa mais fácil.

Tanto a evolução da tecnologia quanto as consequências da pandemia vem mudando drasticamente como o mercado de trabalho funciona.

Ficar de olho nessas mudanças, e usá-las para já ingressar no mercado entendendo o que as empresas mais querem dos profissionais, lhe dará uma vantagem.

Busque aperfeiçoar conhecimentos

Atualmente, não é difícil encontrar cursos acessíveis, e até mesmo 100% gratuitos, que podem ser feitos online. Muitos deles são voltados justamente a um público que está tentando conseguir o primeiro emprego.

Seja um treinamento para entrevistas, de como montar um currículo, como definir objetivos profissionais ou até mesmo realizar um planejamento financeiro; todos são cursos que irão mostrar ao recrutador que é alguém em busca de aperfeiçoamento e dedicado a conseguir sua grande oportunidade.

Além disso, existem ainda aqueles voltados a conhecimentos específicos, e importantes. Qualificações em Excel e inglês, por exemplo, podem servir a uma ampla gama de vagas.

E, caso você tenha algum interesse em especial, como programação ou design, pode procurar cursos da área e desenvolver um portfólio pessoal para apresentar.

Entenda seus pontos fortes e como os usar a seu favor

Uma técnica para ser capaz de se destacar ao procurar pelo primeiro emprego é usar seus pontos fortes ou interesses ao seu favor.

Por exemplo, gosta de escrever e gostaria de trabalhar com isso um dia? Considere abrir um blog ou perfil em rede social específica para publicar seus textos, e com isso acabar desenvolvendo um portfólio pessoal.

O mesmo vale caso tenha afinidade com criação de outro tipo de conteúdo, seja ele visual, de áudio ou mesmo artesanal. Investir em projetos pessoais pode ser uma forma de transformar a si mesmo em um case de sucesso.

Como montar um currículo para primeiro emprego?

Você deve elaborar o seu currículo de forma estratégica, ou seja, adicionando informações sobre você que sejam relevantes para a vaga desejada.

Ao começar a fazer seu currículo, preste bem atenção na formatação do documento, ou seja, o layout precisa ser limpo, deixando as informações fáceis de serem identificadas.

Sobretudo, fuja das frases clichês, normalmente colocadas na área de objetivos. Se o seu objetivo é ser Jovem Aprendiz, apenas coloque “Jovem Aprendiz”, isso vale também para estágio e vagas no geral.

A seguir, coloque um breve resumo sobre as suas principais competências. Se a vaga é para alguém pontual, responsável e saiba trabalhar em equipe, descreva essas informações no seu resumo. Só não pode mentir!

Nesse sentido, descreva também os seus cursos, se já realizou trabalho voluntário ou se atuou em ONG’s, se já ajudou a família em alguma empresa, etc.

Não esqueça de sempre deixar em evidência o período em que realizou essas atividades. Vale também adicionar as palestras e eventos relacionadas a área nos quais você participou.

Por fim, não esqueça de colocar os idiomas que você fala e qual a sua proficiência neles.

Aonde encontrar o primeiro emprego?

Existem por aí, diversos canais que levam oportunidades aos jovens de conseguir o primeiro emprego. Com a popularização dos sites de classificados você pode pesquisar vagas que não exigem experiência prévia, ou mesmo monitorar as redes sociais das empresas que mais deseja trabalhar. Especialmente em vagas como:

Jovem aprendiz

O Jovem Aprendiz, por exemplo, é direcionado para pessoas dos 14 aos 24 anos, que possuam baixa renda e estejam estudando em uma instituição pública, este além de inserir o jovem no mercado, também o capacita com uma formação integrada.

Estágio

Do mesmo modo, muitas empresas oferecem vagas de estágio a quem está começando. O estagiário pode trabalhar de 4 a 6 horas por dia e conforme exerce suas atividades também aprende com a própria empresa, com a função de supervisionar essas atividades e corrigir o estágio sempre para melhor.

Trainne

E para você que acabou de se formar na faculdade, existem os programas de Trainee. Este tipo de processo exige uma série de conhecimentos e proficiência, pois os desafios encontrados permitem uma rápida ascensão na carreira.

É uma ótima forma de se inserir no mercado de trabalho, e ainda investir em networking para garantir oportunidades futuras.

Quais os melhores empregos para quem nunca trabalhou?

Se você está na faculdade é provável que possua uma área específica onde aspira conseguir seu primeiro emprego, por isso as vagas serão direcionadas.

No entanto, caso não tenha uma vaga ou especialidade em mente, pode buscar por vagas que não costumam exigir experiência prévia. Algumas das mais conhecidas, e procuradas, são de auxiliar administrativo, auxiliar de produção e auxiliar de serviços gerais.

Já em lojas ou mercados oportunidades como atendente de loja, atendente de caixa, vendedor e empacotador são algumas ocupações mais acessíveis a quem deseja conseguir o primeiro emprego.

Existem ainda outras colocações que costumam aparecer nas listas de melhores empregos para quem nunca trabalhou, como corretor de imóveis, operador de telemarketing, recepcionista e servente de obra.

Como se preparar para uma entrevista de um primeiro emprego?

E agora, você achou uma vaga que combina com você, mandou seu currículo e foi chamado para a entrevista? Esse é o primeiro passo, mas para conseguir seu primeiro emprego é preciso provar ao recrutador que tem o que é preciso. Como fazer isso? Te damos as dicas!

Pesquise bem sobre a empresa

Essa é uma dica que vale tanto para conseguir o primeiro emprego quanto para todos os outros aos quais ainda vai concorrer. Pesquisar com antecedência sobre a empresa onde fará a entrevista irá ajudá-lo a ter respostas mais confiantes durante essa fase, além de mostrar ao recrutador seu interesse na organização e vontade de fazer parte da equipe.

Escolha o que vestir

A escolha da roupa pode ser influenciada pela pesquisa que fez sobre a empresa. Os colaboradores costumam se vestir formalmente? Busque seguir o exemplo para a entrevista. Se as vestimentas comuns forem informais não é necessário ir de terno e gravata, mas ainda assim considere ir ao menos de camisa e uma calça jeans neutra. Lembre-se que a primeira impressão conta bastante!

Toma cuidado com a sua fala

Ainda que esteja em busca do primeiro emprego, não deixe isso abalar sua confiança. Na hora da entrevista, é importante responder às perguntas de forma segura, e explicar os motivos pelos quais acredita ser o candidato ideal. Para conseguir fazer isso é importante treinar com antecedência, pesquisando sobre o que pode ser perguntado e estudando sobre as necessidades da empresa.

Expresse o seu valor acadêmico

Se está estudando, possui cursos ou já esteve em palestras, traga isso para a conversa! Explique como os ensinamentos desses eventos o ajudaram a desenvolver uma visão mais ampla das suas capacidades, habilidades e mercado de trabalho. E como pretende utilizá-la a favor da empresa.

Comente sobre situações que você foi desafiado

Seja durante um trabalho na escola ou faculdade, seja em um projeto pessoal, em um trabalho voluntário ou ajudando nos negócios da família. Identifique os momentos em que precisou inovar, enfrentar desafios e com isso crescer como pessoa, além do profissional. Essas experiências contam bastante para o recrutador, especialmente para demonstrar habilidades.

Pense nos seus pontos fortes e nos pontos de melhoria

O autoconhecimento é essencial, tanto a profissionais experientes quanto aos novatos. É através dele que você consegue definir quais são suas maiores qualidades e habilidades, assim como os defeitos e pontos de melhoria. Valorize esse fato e aprenda a como usá-lo a seu favor, já que assim será mais fácil conseguir não apenas seu primeiro emprego, mas também os seguintes.

Afinal, ao conseguir olhar para si e apresentar o que tem de melhor, irá aprender também a oferecer para a empresa a qual esta se candidatando.

Seja você mesmo

Parece uma dica boba, mas ser você mesmo é essencial para se sair bem em uma entrevista, independente do seu nível de experiência. Mentir, seja no currículo ou entrevista, deve estar fora de cogitação.

Além disso, mostrar quem é, do que gosta e como se porta nas situações, muitas vezes é o que falta aos candidatos. Ao mostrar a si mesmo, o recrutador consegue criar empatia, e assim desenvolver um interesse maior em tê-lo como parte da equipe. Mesmo que não tenha experiência.

Por que as empresas não contratam jovens?

Para as empresas, os dois ou três anos iniciais de um profissional é voltado ao seu aprendizado e amadurecimento. Um momento onde, mais do que competências técnicas, ele está aprendendo o que é ser profissional e como lidar com as relações no ambiente de trabalho.

Exatamente por isso que, em alguns casos, a contratação de jovens acaba sendo evitada. A visão geral do mercado de trabalho é que aqueles sem experiência profissional não conhecem o trabalho na prática, e assim vão precisar de treinamento e atenção de colaboradores mais experientes.

Esses fatos demonstram ainda mais a importância de ter confiança ao se apresentar ao mercado de trabalho, mostrando aos recrutadores sua determinação.

Conheça a si mesmo e as suas habilidades, especialmente aquelas consideradas soft skills no mercado de trabalho e extremamente desejadas pelas empresas. Use suas experiências pessoais, acadêmicas, freelancer, entre outras, como motivação para ser atrativo para as empresas. Com confiança e empenho será mais fácil cativar recrutadores e conquistar seu primeiro emprego!

Gostou do artigo de hoje? Conta pra gente nas redes sociais se as dicas te ajudaram a conseguir o primeiro emprego!

Hoje, o artigo fica por aqui, mas não deixe de assistir o Webinar completo com a Pollyana Ferraz, Psicóloga, especialista em gestão de projetos e analista de treinamento.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE, não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *