Quer saber várias dicas para você ir bem em qualquer entrevista de emprego? Vem com a gente!
O BNE, em mais um webinar exclusivo, trouxe a Caroline Rech, especialista em recrutamento, que te ajudará com dicas para você ir bem em qualquer entrevista.
Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.
Dicas para você ir bem em qualquer entrevista de emprego
– Como responder na entrevista
Fale um pouco sobre você:
No início da entrevista o recrutador sempre apresenta a vaga, conta como será o processo e explica um pouco mais sobre o profissional que está sendo procurado.
Então, vem a clássica pergunta “Fale um pouco sobre você”
E é neste momento que a maioria dos candidatos trava e começa a falar apenas das informações que estão no currículo, mas calma!
“Ao invés de você já começar a falar sobre o seu currículo, você deve dar uma breve apresentação sobre a sua vida pessoal” ensina Carol.
Assim o recrutador consegue fazer uma análise geral de quem você é!
lembre-se que ele não te conhece ainda e quer saber mais sobre você, tanto no âmbito profissional, como no pessoal.
De tal maneira, você pode começar falando seu nome, sua idade, onde você mora, com quem mora, e um breve resumo sobre a sua relação familiar e com amigos.
Após isso passe para a sua experiência profissional.
Explique para o recrutador sobre como a sua formação se relaciona com a vaga e sobre como as suas experiências prévias te preparam para conquistar este emprego.
Qualidades e Defeitos:
Uma das perguntas mais difíceis de se responder, segundo os candidatos.
Mas veja, o recrutador não está em busca de um defeito que vá te prejudicar na entrevista, ou então de uma qualidade perfeita.
A pergunta é feita “Para medir o seu nível de autoconhecimento. O quanto que você tem de clareza de saber no que você é bom e no que precisa melhorar” explica a especialista.
Dessa forma, o autoconhecimento é essencial na vida de um profissional de sucesso, pois é a partir desse que sabemos onde estamos e onde queremos chegar.
Assim, não é diferente durante uma entrevista de emprego.
Com o autoconhecimento você saberá qual qualidade apresentar para aquela vaga e qual defeito demonstrar ao recrutador.
Então, se você está em busca do autoconhecimento, você pode começar realizando um teste DISC, uma análise de Swot Pessoal, ou então o teste comportamental que mais te agradar.
O que você quer para a sua vida daqui há 5 anos:
Essa pergunta é muito complicada também, principalmente diante pandemia e a crise no país.
“Não tem como tu prever como você vai estar daqui há 5 anos, mas você precisa ter pelo menos uma ideia, uma visão de futuro. Mostrar que você quer crescer e evoluir” ensina Carol.
Assim, mesmo que você não saiba claramente onde quer chegar ainda, ter um ou dois objetivos já demonstra que você tem foco no seu sucesso.
E não precisam ser objetivos gigantescos, as vezes, ao falar para o recrutador que você está batalhando para comprar um carro, uma casa, já vale. É dessa forma que ele avalia que você está em busca de um futuro melhor e que trabalhará para isso.
Maior desafio x Maior conquista:
Mais uma vez, para responder uma pergunta, você deve utilizar o autoconhecimento.
Assim, essa pergunta permite ao recrutador criar uma conexão emocional com o candidato, este por sua vez tem a oportunidade de demonstrar suas projetos de vida importantes.
“Usem essas perguntas para se vender, para falar além da trajetória de vocês”, coloca a recrutadora.
Por que saiu da última empresa:
Chegou o momento de falar por que saiu da última empresa! Primeiramente, respire, tome o seu tempo para não deixar a ansiedade te atrapalhar.
Então, não saia falando mal da empresa ou de seus funcionários, isso pega bem mal para o lado do candidato.
Isso porque o recrutador, ao escutar as suas razões, pode interpretar que você não teve maturidade para deixar esse assunto para trás, e que, consequentemente, trará isso para a empresa nova.
Não é necessário que você se aprofunde muito nessa resposta, apenas explique com um comentário leve e simples. Não precisa ficar se explicando em tudo.
Por que devemos te contratar:
Agora é a hora de você se destacar, vender o seu peixe!
Utilize o seu currículo para exaltar a sua proficiência na função da vaga e explique que cumpre todos os requisitos.
Demonstre também as suas soft e hard skills que serão utilizadas caso você no processo seletivo
De tal maneira, não esqueça de mostrar interesse, falar que adorou a cultura da empresa e que se sentiria realizado trabalhando nesta equipe é um diferencial.
Como se destacar na entrevista:
Finalmente, você pode fazer perguntas ao recrutador durante a entrevista que irão te destacar.
Uma delas é “O que esperam do candidato para esta vaga?” Assim você apresenta que está realmente interessado e que deseja se encaixar no perfil procurado pelo recrutador.
De outra forma, você também pode perguntar sobre quais serão as primeiras atividades do profissional ao ser contratado ou então os primeiros desafios a serem vencidos.
Assim você demonstra ao recrutador que está com o pensamento positivo, quase como se já tivesse sido contratado.
Então, “Nunca esqueça de agradecer pela oportunidade, agradecer pela conversa e tempo do recrutador” finaliza.
Agora você já conhece todas as dicas para ir bem em qualquer entrevista, boa sorte!
Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.