Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

Se apresentar em uma entrevista de emprego é um momento difícil até mesmo para profissionais experientes. A primeira impressão do recrutador sobre o candidato é essencial, e se recuperar de uma percepção negativa será uma missão quase impossível.

O processo seletivo é uma espécie de negociação, onde ambos os lados buscam pelo melhor acordo, e a apresentação será uma peça fundamental. Nela o entrevistador já começa a entender se o indivíduo a sua frente será capaz de se encaixar na cultura organizacional da empresa, e se tem as competências necessárias para a vaga.

Quer ser capaz de se sair bem durante a sua apresentação em uma entrevista de emprego? Então acompanhe o artigo até o fim! No decorrer dele explicaremos tudo o que precisa saber para tornar isso realidade, e dicas para ajudá-lo nessa empreitada. Confira!

Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é um momento em que o candidato deve ser ativo, buscando se vender como o profissional ideal para a organização. No entanto, para conseguir fazer isso é preciso conhecer bem a si mesmo, sua trajetória e o tipo de situação onde estará contando sua história. Para conseguir fazer isso, alguns questionamentos serão essenciais, como os que veremos a seguir. Confira!

Quem é você?

Muitos encontram dificuldades para responder a essa pergunta, o que significa que terão divergências ainda maiores em se apresentar em uma entrevista de emprego da melhor forma. Saber quem você é, suas características, história de vida e profissional, gostos e dificuldades é algo essencial para sua apresentação.

Isso acontece porque, para sermos capazes de nos apresentar, antes é preciso saber bem quem somos. E assim termos confiança para falar sobre nossas experiências, especialmente ao escolhê-las conforme o que pode gerar as melhores impressões durante a entrevista de emprego.

Para quem contará sua história?

O modo como nos expressamos será sempre diferente conforme o interlocutor. A maneira como contamos uma história a nossa família difere de como contamos aos amigos. Da mesma forma como não seguiremos a mesma fórmula ao falar com um colega de trabalho, ainda mais com um chefe ou gerente.

Entender esse ponto é essencial porque, ao analisar o que falará em sua apresentação durante a entrevista de emprego, também é preciso considerar como falará. E isso significa refletir sobre quem estará à sua frente, e quais oportunidades deseja conquistar ao se expressar da maneira correta. Lembre-se de que o recrutador precisa ouvir informações que o levem a crer que você é a pessoa certa para a vaga.

O que te diferencia?

Um recrutador provavelmente já realizou dezenas de entrevistas, talvez até mesmo milhares, dependendo do tamanho da empresa e do tempo de experiência. Ouvir a mesma variação de palavras, a mesma repetição de informações que já foram vistas no currículo, pode o transformar em apenas mais um em sua lista.

Não é preciso reinventar a roda, ou agir de forma descuidada, mas sim refletir sobre o que existe em sua narrativa que pode torná-lo diferenciado. Uma experiência que, mesmo não sendo acadêmica ou de trabalho, possa demonstrar que tem as habilidades certas. Um momento em que demonstrou ser alguém capaz de lidar com crises ou liderar, por exemplo.

Sua história é coerente?

Usar dos nossos passatempos, falar sobre experiências pessoais e interesses é algo totalmente válido ao se apresentar em uma entrevista de emprego. Mas lembre-se que cada informação precisa ser relevante, ou ter ligação com algum aspecto que seja importante para a vaga na qual está em processo seletivo.

Apenas jogar informações desconexas pode dar a impressão de que não se preparou apropriadamente, ou mesmo de estar inventando. Ao citar um hobby ou interesse, o ideal é que ele tenha ligação com experiências ou projetos com os quais já teve contato. Ou que demonstrem alguma habilidade interessante ou essencial para o mercado de trabalho.

O mesmo vale para experiências profissionais e acadêmicas, já que algumas, por mais interessantes que sejam, podem não ter ligação alguma com a função para a qual está se candidatando no momento.

8 dicas de como se apresentar em uma entrevista de emprego:

A apresentação em uma entrevista de emprego é um momento chave durante o processo seletivo, e como tal precisa de planejamento, preparação e cuidado. Mais do que apenas dizer seu nome e repetir informações do currículo, é preciso desenvolver um discurso coerente. Quer saber como? Confere as dicas a seguir!

Prepare seu discurso

Pode parecer uma dica clichê, ou mesmo exagerada, mas é um fato que escrever e treinar sua apresentação aumenta imensamente suas chances de sucesso. As questões que vimos acima servem para visualizar sua trajetória e personalidade, e feito isso é fundamental colocar suas percepções em palavras.

Busque entender como imagina que seria sua apresentação durante a entrevista de emprego, a escreva e então trabalhe em pontos a serem melhorados, adicionados ou cortados.

Não se esqueça que, após escrito, é importante treinar! Seja falando em frente ao espelho, se apresentando a um amigo ou mesmo gravando a si mesmo e ouvindo para entender que pontos pode aperfeiçoar.

Personalize sua resposta

Vamos imaginar que você se dedicou aos exercícios de autoconhecimento, colocou em palavras todos os melhores pontos a serem usados em uma entrevista e desenvolveu um discurso perfeito para determinada apresentação.

Será que ela servirá a todos os processos seletivos aos quais se candidatar? A resposta é: provavelmente não. Quando pensamos na apresentação ideal para uma entrevista de emprego, a desenvolvemos de forma que ela se encaixe às necessidades da vaga.

Sua história, e como a apresenta, devem ser utilizadas para demonstrar que possui as competências e habilidades certas descritas em determinada oportunidade. O que significa que, a cada processo, é importante personalizar sua apresentação conforme a empresa.

Estude sobre a empresa

Estudar sobre a empresa na qual fará a entrevista é uma dica bastante comum, exatamente por sua importância no sucesso do candidato. Ela te permite ter um domínio maior em suas respostas, demonstrando que sabe do que está falando e que conhece bem a organização onde deseja trabalhar.

Em sua apresentação esse conhecimento se mostra fundamental ao destacar interesses que sejam relevantes. Por exemplo, digamos que a cultura organizacional da empresa valorize a capacidade de organização dos colaboradores, e aposte em métodos mais flexíveis de trabalho. Se essa é uma característica e desejo pessoais, pode tranquilamente citá-los naturalmente em sua entrevista.

Torne seu relato marcante

É preciso enfatizar que tornar sua apresentação durante a entrevista de emprego marcante não significa torná-la dramática, inventar fatos ou mesmo aumentar a realidade. A capacidade de se destacar e se tornar notável está ligada a como contará suas experiências, e não a exageros ou mentiras.

Você deve usar vivências que ajudaram em seu desenvolvimento, momentos em que se superou mesmo frente a desafios, e conquistas profissionais e pessoais para demonstrar suas qualidades. Ser marcante é sobre usar situações reais como meio de demonstrar sua evolução e capacidade.

Preste atenção ao ambiente

Especialistas ressaltam a importância de um candidato conseguir se adaptar ao estilo daquele que irá conduzir sua entrevista. Isso significa adaptar sua apresentação conforme as aberturas que sentir ter, e o clima que o recrutador criar durante a conversa.

Alguns entrevistadores podem ser mais formais, exigindo uma postura mais polida do candidato. Já outros podem desejar criar um momento mais descontraído, permitindo uma conversa mais fluida e coloquial.

Conforme a personalidade, você notará se é recomendado contar determinada história, usar determinado tom ou abordagem, ou mesmo explorar itens mais pessoais, ou se ater às informações técnicas.

Tenha durações diferentes na manga

Cada entrevista de emprego é única, e é importante saber como sintetizar os melhores pontos de sua apresentação em diferentes durações. Saber como tirar o melhor proveito desse momento em um minuto, cinco ou mesmo dez é um truque que pode ajudá-lo em momentos de dificuldade.

Pode acontecer do entrevistador estar com um tempo curto para dedicar a você, então saber resumir os pontos mais importantes será essencial. Já em outros, ele pode desejar explorar melhor a conversa, e saber como introduzir informações relevantes por um período maior demonstrará preparação e domínio. Esteja pronto para diversos cenários!

Saiba ouvir

O ato de se apresentar em uma entrevista de emprego é um momento essencial, onde deseja provar diversos pontos sobre si mesmo e como é uma excelente escolha. Mas, não devemos esquecer da importância de saber ouvir o outro. Acabar se empolgando, e com isso atropelar as falas e perguntas do recrutador, será extremamente negativo para você.

Um discurso engessado demais também será prejudicial. Preparação e treinos são fundamentais, mas também é necessário ter capacidade de adaptação. Ouvir com atenção os questionamentos e apontamentos de quem está conduzindo a entrevista, e modificar sua fala conforme a necessidade do momento é extremamente importante.

Seja honesto

Como dissemos anteriormente, a entrevista de emprego é uma oportunidade de vender a si mesmo como o profissional ideal para a vaga na qual está concorrendo. Entretanto, é importante lembrar que a honestidade tem papel fundamental em todo o processo de admissão.

Mentir ou aumentar os fatos apenas manchará sua imagem como profissional, e caso consiga o emprego arriscará ser prejudicado ao notarem que o que disse ser não é real. Lembre-se que a intenção não é apenas demonstrar ser alguém capaz de se encaixar nos valores e metas da empresa.

É também conseguir integrar um ambiente de trabalho que lhe dê condições de tirar o melhor de si mesmo, e lhe traga satisfação como profissional e pessoa. Por isso, a honestidade consigo mesmo e com o entrevistador é essencial.

Qual a importância do autoconhecimento em uma entrevista de emprego?

Quando listamos as habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho atualmente, o autoconhecimento está sempre presente. Não porque as organizações buscam por profissionais perfeitos, mas sim porque elas estão valorizando aqueles que são conscientes de suas imperfeições e buscam lidar, melhorar ou compensar cada uma delas.

Ao se apresentar em uma entrevista de emprego, seu conhecimento sobre si mesmo, sua história, defeitos e qualidades será imprescindível. Essas informações não só ajudam a moldar seu discurso, mas o domínio sobre elas também mostra ao recrutador que é alguém capaz de identificar e lidar com suas boas e más características.

O desenvolvimento contínuo, pessoal e profissional, é uma das características mais importantes na hora de contratar um novo colaborador. E ele só é alcançado quando um profissional entende a importância do autoconhecimento, e como esse é um exercício sem fim à vista.

A importância do storytelling para sua apresentação na entrevista de emprego:

Você sabe o que é storytelling? Essa é uma técnica que vem sendo usada a bastante tempo, e se torna cada vez mais essencial a todos que desejam cativar o público ao contar uma história. Ele é usado no entretenimento, na publicidade, nas vendas, em consultorias e até mesmo em apresentações. Quer saber por quê? Então continue a leitura!

O que é storytelling?

O storytelling é a junção de duas palavras do inglês: “story”, que significa “história”, e “tell”, que significa “contar”. Ou seja, essa é uma técnica sobre a arte de contar uma história instigante, envolver aquele que te escuta em uma narrativa que o conecte ao que está dizendo e se sinta impelido a continuar ouvindo.

Para que seu uso seja bem feito é preciso alcançar quatro objetivos centrais: conseguir guiar o interlocutor em uma jornada, causar identificação com a narrativa, despertar emoções naquele que escuta e seduzir através dela. Para fazer isso é preciso pensar em como vai contar os fatos, e escolhê-los de forma que sua mensagem seja eficaz e atrativa, mas não óbvia.

Qual a sua importância durante a apresentação em uma entrevista de emprego?

Bastante percebida e valorizada em livros, filmes, produção de conteúdo digital e no marketing, essa técnica também demonstra sua força em discursos e apresentações. Com ela é possível cativar o recrutador sem ser óbvio quanto ao uso das informações, além de se destacar por contar sua história de forma atrativa.

Um dos segredos do storytelling é justamente conseguir organizar fatos e momentos da história, e então transmiti-las de maneira estruturada. Algo que, como vimos acima, é essencial ao se apresentar em uma entrevista de emprego. Portanto, para conseguir se sair bem, aprender mais sobre as técnicas e qualidade do storytelling pode ser fundamental.

O que é preciso para fazer uma boa apresentação?

Vimos até agora o quão importante é acertar na hora da sua apresentação na entrevista de emprego. As 8 dicas listadas serão essenciais para isso, mas existem ainda outras questões que são bastante relevantes, e não tão fáceis de serem sintetizadas, e falaremos mais a seguir. Confira!

Autoconhecimento

Falamos um pouco sobre o autoconhecimento no decorrer do artigo, mas sua relevância para a apresentação durante a entrevista de emprego é tão grande que precisamos explorá-la um pouco mais. Afinal, para os itens a seguir, ela será essencial.

Como dito anteriormente, o ato de conhecer a si mesmo é um exercício contínuo. Entretanto, aqui ele funciona como uma ferramenta de consciência. Não são apenas fatos acadêmicos e profissionais que devem ser considerados, mas também detalhes sobre sua personalidade, qualidades, defeitos, momentos de conquista e derrota e até mesmo paixões e hobbies.

É preciso conhecer muito bem sua carreira, trajetória acadêmica e profissional, personalidade, interesses, paixões, planos de vida e expectativas. Porque só dessa forma conseguirá identificar quais pontos disso tudo pode usar durante sua apresentação e todo o decorrer da entrevista de emprego.

Confiança

Outro fator essencial para o sucesso de uma entrevista de emprego é a confiança. O nervosismo e a ansiedade são partes bastantes naturais do processo de seleção, mas um candidato capaz de se apresentar com confiança, apesar delas, possui uma probabilidade de se destacar frente ao entrevistador muito maior.

Mais do que apenas ser confiante, essa sensação de força e orgulho de si mesmo vem por preparação e conhecimento. Ter estudado sobre a empresa, a função e a vaga, se preparado para o momento, ensaiando seu discurso e ter completo domínio e conhecimento sobre si e sua carreira profissional, tornará muito mais fácil ter confiança na hora de falar.

Saber lidar com a ansiedade

Como dito acima, a ansiedade é bastante natural antes e durante a entrevista de emprego. Até mesmo depois, enquanto espera o resultado. Eliminá-la é algo praticamente impossível, e o próprio recrutador não espera que você esteja livre dessa sensação. Por isso, a questão não é evitar a ansiedade, mas sim saber como lidar com ela.

Para conseguir se apresentar sem que a ansiedade o prejudique, seja o fazendo gaguejar, esquecendo pontos importantes ou mesmo o fazendo travar em alguma questão, é importante ter se preparado corretamente. Ter estudado sobre si, sobre a empresa e sobre a função são alguns itens que se provam, novamente, essenciais.

Outro método é mentalizar momentos de conquista ou habilidades nas quais sabe ser bom logo antes de entrar no ambiente. Músicas relaxantes, exercícios de respiração e até mesmo meditação também são formas de driblar a ansiedade. O que vale é conseguir controlá-la ou abraçá-las de forma que não o prejudique!

Como se apresentar na primeira entrevista de emprego?

Quando não se tem muita experiência no mercado de trabalho, se apresentar em uma entrevista de emprego pode ser ainda mais assustador. A insegurança de não ter o que apresentar, ou mesmo a ansiedade que o deixa perdido sobre o que dizer, são possibilidades reais, e que devem ser evitadas.

Para essas situações o importante é se apegar ao básico e essencial. Isso significa estudar sobre a empresa e a vaga na qual está se candidatando, investir em conhecer a si mesmo e descobrir o que pode apresentar de interessante ao recrutador, sempre buscando uma forma de falar com segurança e confiança no que diz.

Por mais difícil que seja, não se deve deixar dominar pelo medo, ainda que seja sua primeira entrevista. Não ter experiências formais não significa que não tenha nada a oferecer, e é justamente pensando nisso que definirá sua apresentação.

E aí, preparado para se apresentar com confiança em suas próximas entrevistas de emprego? Conta pra gente como se saiu nas redes sociais! E compartilhe o artigo com amigos que também estão na missão de conseguir o próximo emprego!

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