Publicidade

Erros que você não deve cometer na entrevista

Erros que você não deve cometer na entrevista

Já tá sabendo quais são os erros que você não deve cometer na entrevista?

Se a sua resposta foi não continue neste artigo, pois convidamos a psicóloga e analista de treinamentos, Pollyana Ferraz, em mais um Webinar do BNE para te contar quais são os erros que você não deve cometer.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

Erros que você não deve cometer na entrevista

Muitas vezes focamos em fazer tudo certinho na entrevista, planejamos todas as respostas, ensaiamos na frente do espelho, mas esquecemos algumas situações básicas que podem nos desclassificar do processo.

Segundo uma pesquisa da Robert Half, apresentada aqui pela psicóloga Polly, existem 9 principais motivos que os recrutadores analisam e assim, descartam candidatos, confira.

  • Mentir no currículo:

Mentir no currículo é que o mais faz candidatos não passarem adiante no processo seletivo. Quando o recrutador percebe que as informações do currículo não batem com alguma situação, é fora na hora.

Isso porque, ninguém quer trabalhar ao lado de uma pessoa desonesta, certo? Assim, não minta ou adicione informações falsas no seu currículo!

  • Falta de interesse:

Apesar de muitos não saberem, os recrutadores estão sempre atentos se o candidato irá demonstrar real interesse pela vaga. Assim, são analisados pontos como interesse em saber mais da equipe, da empresa e do líder do setor.

Se você não demonstrar interesse e entusiasmo durante o processo, muito provavelmente o recrutador vai acabar se desinteressando por você.

  • Não prestar atenção na descrição da vaga:

O seu currículo foi aprovado, você foi chamado para a entrevista, mas ai quando chega lá percebe que a vaga não tem nada a ver com você, que é um cargo que você não conhece, quanto transtorno né?

Então preste bem atenção na descrição da vaga, verifique se esta é a sua área de atuação e se você possui as habilidades necessárias.

  • Não saber nada sobre a empresa 

Mesmo caso de o de cima. Por isso, pesquisar sobre a empresa é fundamental, só assim você consegue saber se a missão e valores desta se relaciona com a sua missão e os seus valores.

E ainda, os recrutadores sempre perguntam “O que você acha da nossa empresa?”, “Porque deveríamos te contratar?” e “O que você acha que poderia agregar conosco?”. Se você pesquisou bem sobre a empresa e possui autoconhecimento tirará essas perguntas de letra.

  • Não saber falar sobre você

Da mesma forma que você deve conhecer sobre a missão e valores da empresa, o recrutador quer te conhecer para saber se você tem o fit com o negócio.

Então, não enrole, apresente sua formação, suas soft e hard skills, seus resultados obtidos na vida profissional, línguas que você fala e afins. 

  • Não tomar cuidado com a postura:

Ao realizar uma entrevista, você estará sendo analisado de todas as formas, então tome cuidado com a sua postura!

Principalmente agora com as entrevistas online, lembre-se de não ficar deitado ou quase deitado na cadeira, não cruze os braços ou se apoie na câmera.

  • Dar respostas vagas:

O recrutador quer contratar o candidato ideal, dessa forma, não responda as perguntas de forma vaga ou distante, e também não responda com frases prontas da internet.

Seja sincero, tenha foco na resposta e não minta!

  • Falar mal do trabalho anterior:

Mesmo que a sua última experiência não tenha sido agradável, não vale a pena trazer essa questão para a entrevista.

Assim, se o recrutador perguntar porque você saiu do último emprego, diga a ele que existiam situações que não te agradavam e que você decidiu procurar por uma melhor oportunidade.

Então, nunca xingue ex chefs ou ex colegas, demonstre maturidade.

Finalmente, não esqueça de saber ouvir o que o recrutador tem a falar para você, o momento de entrevista é uma troca de informações.

 

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos.

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo. 

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Publicidade

Posts Relacionados