Como saber se tenho Perfil de líder?

Como saber se tenho Perfil de líder?

Como saber se tenho Perfil de líder?

Como saber se tenho Perfil de líder?

Uma das skills mais requisitadas pelos recrutadores hoje em dia é a liderança, entretanto não existe um curso específico para desenvolvê-la.

Então, como saber se você tem perfil de lider e/ou desenvolvê-lo? Vem com a gente, no artigo de hoje iremos saber melhor sobre.

O que é ser líder?

Um líder, diferente de um chefe, é aquele que acompanha uma equipe, que a bota para cima enxergando o melhor de cada colaborador.

Assim, este profissional caminha lado a lado com a sua equipe em prol de um objetivo comum e é o responsável por delegar demandas, organizar reuniões e tomar as decisões difíceis. O líder também é quem mostra o caminho certo para o resto dos colaboradores.

Então, com certeza você já ouviu que alguém (até você mesmo) tem senso de liderança e ou perfil líder, certo? Isso significa que essa pessoa sabe tomar a dianteira e levar outras pessoas junto a si em direção ao sucesso.

Como ter um perfil de líder?

Apesar de ser ‘levar a equipe em busca de resultados melhores’ o foco da liderança, existem várias formas de se liderar, vai depender do estilo profissional de cada um.

E assim, a primeira coisa a se fazer para desenvolver o perfil de líder é mergulhar no autoconhecimento e entender o que você deseja ser para a sua equipe.

Você também pode contar com mentorias específicas para a área e aulas de como lidar melhor com as pessoas ao seu redor.

Não esqueça que para ser líder é preciso:

  • Ter empatia;
  • Saber se comunicar;
  • Saber fazer a diferença;
  • Analisar todos os pontos em um questão;
  • Amar pessoas;
  • E gostar de impulsionar o próximo

Legal né? Vamos ver agora alguns modelos de liderança.

Liderança democrática

Neste modelo de liderança a característica fundamental é o equilíbrio, tanto de ideias como de ação. Assim, é aqui que toda a equipe pode se sentir livre para tomar decisões e conversar abertamente sobre novas ideias.

E dessa forma, o papel do líder dentro deste modelo é aconselhar a equipe, dar feedbacks construtivos e analisar o que pode ser botado em prática ou não.

Liderança autocrática

Aqui o líder praticamente toma o lugar do chefe pois a liderança autocrática é baseada na centralização do poder.

Então, o papel dos colaboradores é escutar, aceitar as demandas e não se posicionarem sobre assuntos que não os competem.

Liderança motivadora

Finalmente, o modelo de liderança mais utilizada nos dias de hoje, pois é mais humanizada e funciona em sua maioria.

Nesse tipo, a equipe encontra um ambiente saudável para expor suas ideias e tomar decisões, pois confiam na sua própria capacidade e são motivados por um gestor, que acredita e reconhece o trabalho desenvolvido. 

O perfil de líder certo para você

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *