Há alguns anos, saber inglês era um diferencial, mas hoje já não é mais bem assim. Com o rápido avanço da tecnologia e com o mundo globalizado, as coisas mudaram. E com o mercado de trabalho não poderia ser diferente, profissões que exigem inglês no currículo e outras competências aumentaram, fazendo com que quem busca emprego se qualifique mais.
Falar inglês se tornou, então, uma habilidade essencial e para trabalhar em várias áreas. Hoje, vou te contar algumas delas, e se você quer trabalhar em alguma, lembre de começar a estudar o idioma a partir de agora.
Profissões que exigem inglês no currículo
- Analista de comunicação.
- Gerente de Marketing.
- Analista de relações internacionais.
- Analista de comércio exterior.
- Engenheiro eletricista.
- Engenheiro de telecomunicações.
- Analista de redes.
- Gerente de TI.
- Analista de infraestrutura.
- Secretária bilíngue.
- Analista de processos.
- Tradutor.
- Analista de Business Intelligence.
Para essas profissões, o inglês no currículo é essencial, já que ele é necessário no desempenho das atividades no dia a dia. A seguir, veja por qual motivo uma boa habilidade na língua é essencial para elas.
O inglês para a área de Marketing e comunicação
A maior parte dos estudos desta área são escritos e divulgados primeiro em inglês, e ao ter conhecimento da língua, os profissionais podem ter acesso às informações e materiais de maneira mais ágil e privilegiada. Assim, não é preciso esperar que eles fiquem disponíveis na língua oficial do seu país.
Nesta área também é necessário lidar com ferramentas em inglês e com a utilização de termos técnicos todos os dias. Além disso, os profissionais dela são responsáveis pela comunicação de uma empresa com vários públicos, então ter fluência no inglês é preciso para estabelecer diálogo com eles.
Para o setor de Administração e Negócios
Falar inglês e outras línguas neste setor é necessário para a comunicação com vários meios corporativos e clientes. Para quem trabalha em multinacionais, que possuem relações comerciais com outros países, é ainda mais importante.
Estudos sobre administração são produzidos e divulgados primeiramente em inglês, e eles são muito importantes no estudo constante e na atualização dos profissionais da área.
Inglês no currículo para a área de Tecnologia
Quando se fala em tecnologia, quase tudo envolve a língua inglesa. Sendo assim, para compreender e aplicar conhecimentos em diversas ferramentas, softwares e linguagens para a internet, o profissional de tecnologia precisa ter conhecimento na língua que é mais utilizada por ela.
Este setor é o mais promissor com relação à geração de empregos para os próximos anos, mas ele carece de profissionais que saibam inglês para atuarem no mercado. Portanto, para quem é ou fará parte dele, a aprendizagem do idioma é prioridade.
Para o mercado de tradução
Quem trabalha nesta área é responsável por traduzir livros e artigos de uma língua para outra. Quem traduz, deve garantir que cada texto seja compreendido pelas pessoas de cada país em que ele vai ser lido.
Os livros a serem adaptados no mundo é imenso. Por este motivo, o profissional deve ter vasto conhecimento em inglês, também é comum que ele saiba outros idiomas, como o português, francês, chinês, etc.
Agora que você já sabe quais profissões exigem inglês no currículo, já pode se preparar melhor e ter mais sucesso ao buscar emprego.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE, não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.