Carta de referência: como fazer e modelo.

Carta de referência: como fazer e modelo

Carta de referência: como fazer e modelo

O mercado de trabalho é uma grande rede de contatos e comunicação. Por isso, as referências e recomendações são uma peça-chave para conseguir o cargo sonhado.

Para ter sucesso nesse processo é importante sempre manter seu networking atualizado e ter uma boa relação com seus vínculos de trabalho, pois são eles que irão proporcionar conteúdo para um documento importante para a jornada de trabalho: a carta de referência.

Geralmente a carta de referência é formada pela função exercida, período de início e término de serviços prestados, carga horária diária e assinatura do departamento de Recursos Humanos.

Para que serve a carta de referência? 

A carta de referência serve para fornecer informações e avaliações sobre as habilidades, competências e características pessoais de um indivíduo. Ela tem um papel de muito importante em várias situações, como:

Solicitações de emprego

Muitos empregadores pedem as cartas de referência como parte do processo seletivo. Essas cartas podem ser de grande ajuda na hora de validar as informações fornecidas pelo candidato no currículo e na entrevista, fornecendo uma visão externa sobre suas habilidades, experiências e qualidades pessoais.

Candidaturas para programas acadêmicos

Universidades e programas de pós-graduação também podem solicitar cartas de referência como parte do processo de admissão de uma pessoa. As cartas fornecem uma visão mais ampla do desempenho acadêmico e dedicação de um candidato em suas atividades. Além de avaliar as suas habilidades de pesquisa, a capacidade de trabalhar em equipe e outras competências relevantes para os programas.

Oportunidades de bolsas de estudo

Candidaturas em bolsas de estudo também podem exigir ao candidato a carta de referência. Ela vai ajudar na comprovação da elegibilidade e do mérito do candidato. Neste caso, a carta fornece informações sobre as suas realizações acadêmicas, habilidades e necessidades financeiras.

Aplicações para programas de voluntariado ou estágios

As organizações que oferecem programas de voluntariado ou estágios podem pedir cartas de referência para avaliar a aptidão dos candidatos e suas habilidades. As cartas podem abordar a experiência de trabalho anterior, habilidades relevantes e o caráter do candidato. Além de suas qualidades e atividades exercidas.

Avaliações profissionais e promoções

A carta de referência também pode ser solicitada para avaliar um funcionário em potencial para uma futura promoção ou para fins de análise do desempenho ou feedback. Elas fornecem informações sobre as habilidades, competências e realizações do profissional, além de fornecer uma visão sobre a adequação do indivíduo para funções mais avançadas.

Ou seja, a carta de referência é muito importante quando se deseja fazer uma validação e apoio, por meio de informações confiáveis sobre as capacidades e características de uma pessoa. A carta ajuda na tomada de decisões mais informadas e imparciais em diferentes contextos. 

Quem faz a carta de referência? 

A carta de referência é um documento feito por uma pessoa que conhece bem a outra pessoa que está em busca de uma possibilidade e pode atestar suas habilidades, experiências e características pessoais.

A carta de referência é muito usada por empregadores, universidades ou outras organizações que desejam avaliar o caráter e a capacidade de alguém antes de tomar uma decisão de contratação, admissão ou promoção.

As cartas são escritas, geralmente, por professores, supervisores, colegas de trabalho ou outros indivíduos que têm uma relação profissional ou pessoal com o destinatário da carta. 

O que consta na carta de referência? 

A carta de referência conta com informações sobre o tempo em que o escritor, o criador da carta, conhece o destinatário da carta, suas habilidades e competências e também possui uma avaliação geral do seu caráter e personalidade.

Além disso, a carta também pode ter exemplos específicos de realizações do destinatário ou situações em que suas habilidades foram demonstradas.

É importante reforçar que o documento é feito de forma impressa com a assinatura do empregador. Assim, o potencial contratante poderá analisar a experiência profissional do candidato de forma mais prática e clara.

Como solicitar sua carta de referência?

Como a carta de referência contém informações pessoais do colaborador, é preciso ter cuidado na hora de fazer o discurso para o recebimento, principalmente se a carta for redigida por um gestor. 

Dicas para criar uma carta de referência

Para escrever uma carta de referência, é necessário seguir algumas boas práticas para garantir que o documento seja claro, objetivo e atinja o seu objetivo final. Separamos algumas dicas para desenvolver a carta perfeita:

Conhecer bem o destinatário

Para criar uma carta relevante e que faça sentido, o escritor precisa conhecer bem a pessoa para quem está escrevendo a carta de recomendação. Isso ajudará o escritor a destacar as suas habilidades mais relevantes e fornecer exemplos específicos de situações em que você se saiu bem e exerceu suas funções com tranquilidade e maestria.

Incluir informações básicas

A carta de referência precisa ter uma breve introdução que inclua nome, cargo e relação do escritor com você. Ele precisa indicar há quanto tempo se conhecem e qual o contexto isso aconteceu, se foi no trabalho ou academia, por exemplo.

Ser específico

A pessoa que escreve a sua carta de referência precisa descrever as suas habilidades e características da forma mais específica possível. É interessante que ele forneça exemplos concretos de situações em que você demonstrou suas habilidades. Isso torna a carta mais convincente.

Estrutura clara

A carta precisa ser organizada em parágrafos distintos, abordando diferentes aspectos das habilidades e características. Isso facilita a leitura e compreensão do documento por parte de novos recrutadores ou outros interessados.

Ser positivo e honesto

É importante que a carta enfatize os pontos fortes e realizações da pessoa que a recebe, mas também é necessário fornecer informações honestas. Evitar exageros ou falsas afirmações, pois isso prejudica a credibilidade da carta e coloca em jogo as expectativas criadas acima de você.

Destacar a relevância

A carta precisa ter as habilidades e características que realmente são relevantes para a finalidade da carta, como por exemplo um emprego, admissão em uma universidade ou a inscrição em um curso. O conteúdo precisa ser personalizado e atender às suas necessidades específicas.

Conclusão forte

O escritor da carta pode fazer um resumo final com as suas qualidades e realizações. Além de reiterar o apoio à sua candidatura e fornecer informações de contato caso precisem entrar em contato para obter mais informações.

Informações de contato

A carta pode ser finalizada com uma assinatura escrita à mão e o nome digitado. Além das informações de contato.

Ao pedir a sua carta, lembre-se de pedir para que o escritor a adapte de acordo com as suas necessidades. 

Modelo de carta de referência 

“Caro [nome do possível contratante],

É com prazer que recomendo [seu nome] para [cargo] na [nome da empresa].

[seu Nome] e eu [incluir o tipo de relacionamento] na [empresa] por [período de tempo].

Eu gostei do tempo que trabalhei com [nome] e descobri que [ele/ela] é uma pessoa muito valiosa para qualquer equipe. É leal, honesto, confiante e incrivelmente dedicado/a.

Além disso, [ele/ela] é um impressionante [incluir uma habilidade, como líder ou proativa], que sempre [incluir um resultado dessa habilidade]. Seu conhecimento de [um determinado assunto] e experiência em [assunto específico] foi uma grande vantagem para a empresa.

[Ele/Ela] sabe verdadeiramente trabalhar em equipe e sempre fomenta discussões positivas e traz o melhor de cada um de seus funcionários.

Sem dúvida alguma, eu recomendo [nome] para a sua equipe na [empresa]. Funcionário[a] dedicado[a] e conhecedor da função, [nome] é também uma grande pessoa.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail [endereço] ou telefone [incluir número] se quiser conversar sobre as competências profissionais de [nome].

Ficarei feliz em ampliar minha recomendação.

Atenciosamente,

[nome de quem recomenda]” 

Se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, confira as vagas que temos disponíveis no BNE. Você pode fazer o cadastro do seu currículo em nossa plataforma e ainda garantir conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios.  

Gostou do artigo e quer saber mais sobre cartas de referência e outros itens do mercado de trabalho? Então fique por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE. Não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *