Onde encontrar vagas home office?

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

A carteira de trabalho digital é uma consequência do avanço tecnológico cada vez mais presente em nosso dia a dia. O processo de digitalização dos documentos dos empregados diminui burocracias, gastos com papel e ajuda os empregadores a agilizarem a contratação.

Mas você sabe como a carteira digital é feita, aonde pode ser utilizada e como ela funciona? Vem com a gente pra saber mais!

O que é a carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho é um documento obrigatório que regulariza toda a vida laboral de um trabalhador. É ela que garante os direitos dos profissionais como seguro desemprego, FGTS e INSS!

A sua versão digitalizada tem a mesma função e vem para dar maior fluidez aos processos, isso porque o empregado pode acessá-la a qualquer momento.

E assim, não corre o risco de perder ou danificar o documento e não precisa emitir uma nova carteira toda vez que as páginas dela acabarem, problema muito visto na carteira física.

A carteira de trabalho digital foi oficializada em 2019 e vem sendo adotada por diversas empresas e profissionais pelo e-social

Ela marca uma nova era, mais prática e rápida, para os processos de recrutamento e as empresas de RH.

Como ela funciona?

Primeiramente, para ter acesso a carteira de trabalho digital, os trabalhadores, tanto os que já tinham a carteira física quanto os que farão a primeira via, deverão entrar no site do Governo e preencher um formulário com suas principais informações pessoais e profissionais. Dessa forma, não é necessário comparecer em nenhum posto presencial.

Então, você deve instalar o aplicativo da carteira digital e é por lá que você terá acesso a todas as suas informações. Sendo assim, você também poderá adicionar e atualizar os seus dados de forma rápida e segura, diretamente pelo seu celular.

Para que os empregadores acessem as informações contidas na carteira digital é só dar o seu CPF e o e-social faz o trabalho. Assim, a assinatura também se torna digital.

O trabalhador já consegue ter acesso as informações do seu novo vinculo empregatício após 48 horas da assinatura.

Hoje ficamos por aqui, esperamos ter te ajudado nessa sua nova jornada digital! Qualquer dúvida é só voltar aqui e repassar as informações.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *