Como identificar e desenvolver seus talentos

Como identificar e desenvolver seus talentos

Como identificar e desenvolver seus talentos

Você sabe como identificar e desenvolver seus talentos? O talento é uma inclinação natural que você possui para realizar uma atividade, isso no campo profissional ou pessoal, por isso, é muito importante saber identifica-los para então, desenvolve-los.

Pensando nisso o BNE trouxe a Lilian Rodrigues, mentora de carreira, para te ajudar a identificar e desenvolver quaisquer sejam os seus talentos.

Vem com a gente conferir!

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

Como identificar e desenvolver seus talentos

“Talento é aquilo que você faz com facilidade, com os pés nas costas. E ai alguém agradece, fala parabéns e você fala que não foi nada de mais” explica Lilian.

Entretanto, você não pode menosprezar esse seu talento, isso porque, não é que foi fácil para você que seria assim para todo mundo. É importante existir esse reconhecimento.

A mentora de carreira apresentou 5 dicas de ouro para você conseguir identificar e desenvolver esses talentos, são elas:

  • Faça avaliações/testes:

Um dos testes mais conhecidos e mais utilizados por mentores e recrutadores é o teste DISC. Esse teste é responsável por mapear as suas tendências de comportamento, baseadas nas suas respostas ao questionário.

Assim, existem 4 perfis conforme o DISC: Dominantes, Influentes, Estabilidade e Conformidade.

Dessa forma, os Dominantes são focados em obter resultados, líderes natos e os Influentes são pessoas que possuem aptidão por fazer relacionamentos.

Já as pessoas de perfil Estabilidade procuram sempre a colaboração, o trabalho em grupo e por fim, o perfil de Conformidade busca sempre a precisão, gostam de fazer o que deve ser feito da forma como deve ser feito.

Então, “Mais do que saber os seus comportamentos e as suas habilidades, saber o seu caráter, vão te ajudar a saber onde você se sente bem” ensina Lilian.

  • Feedback construtivo:

Veja, “Existem situações onde o que eu vejo, o que eu concluo, está certo, e o que o outro, o que o outro conclui, também está certo” comenta a mentora.

Isso acontece porque todos enxergam sob perspectivas diferentes, e isso vai depender da sua história de vida, dos seus valores. Mas sempre é preciso ouvir o próximo também.

Então, a mentora avalia esse processo como a crítica do bem, pela razão de que, controlamos o que comunicamos e não o que o outro interpreta.

Entretanto, quando ocorre um feedback construtivo, nós conseguimos adaptar a nossa comunicação, conseguimos controlar o que falamos e ajudar o outro a entender melhor.

Um feedback construtivo bem feito: te ajuda a pensar em como ser alguém melhor, foca na atitude que você teve e que gerou a interpretação positiva/negativa, acredita que você pode e quer melhorar, permite que você expresse a sua intenção e aponta que não necessariamente alguém precisa ter razão.

  • Busque especialistas:

Quando temos qualquer situação em nossas vidas que não conseguimos resolver sozinhos, procuramos por especialistas. Não poderia ser diferente quando tratamos da nossa vida profissional.

Existem diversos psicólogos, terapeutas, coachs, mentores e orientadores disponíveis para te auxiliar em seus processos.

Entenda, “Ajuda profissional, não invalida a sua experiência, não é porque você foi buscar um especialista que você deixa de ter valor” explica Rodrigues.

  • Reflita e anote:

Nós temos de 50mil  a 70mil pensamentos por dia, por isso, não possível nos lembrarmos de todos eles. Então é importante realizar anotações sobre o que você pensa e gostaria de refletir.

Isso é praticar o autoconhecimento!

Perguntas para refletir: O que eu gosto? O que eu não gosto? O que eu tenho mais facilidade em fazer? Quem e o que me influencia? Quem e o que me inspira?

  • Coloque em prática:

Os seus talentos também precisam de treino! Se você quer transformar o seu talento em referência, você vai precisar treinar ele.

Assim, você pode: escolher um talento para treinar por ano, entender quais atitudes precisa demonstrar para, colocar-se em situações para ser testado e ter paciência para se aprimorar, não desistindo.

Hoje ficamos por aqui, não esqueça que você pode conferir o webinar completo da Lilian aqui embaixo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *