Ficou sabendo que a sua entrevista será realizada por uma psicóloga e isso te deixou levemente ansioso? Então vem com a gente para saber como se comportar em uma entrevista de emprego com uma psicóloga!
Entrevista de emprego
A entrevista de emprego é um dos momentos mais decisivos realizados em um processo seletivo. Isso porque é durante essa que o candidato fica cara a cara e pode ter um conversa mais próxima com o responsável da vaga.
De tal maneira, a entrevista auxilia a psicóloga a analisar o seu perfil profissional. Ela vai perguntar sobre o seu ultimo cargo, sua formação, suas soft e hard skills, proficiências e afins. Assim ela entende se o seu perfil é equivalente ao da vaga apresentada.
Como se comportar em uma entrevista de emprego com uma psicóloga?
Primeiramente, não confunda a sua entrevista com uma consulta psicológica!
A profissional está lá para te avaliar como um profissional que possivelmente preencherá a vaga, nada além disso. Então, não entre em assuntos que destoam da entrevista.
Confira o que fazer e não fazer durante a conversa:
NÃO FAZER
- Chegar atrasado: mesmo que seja sem querer, a psicóloga pode avaliar que você não sabe planejar os seus horários efetivamente.
- Usar roupas inadequadas: a primeira impressão é a que fica! Para saber qual roupa é adequada é muito importante pesquisar sobre o perfil da empresa previamente. Então, caso você não tenha essa informação, aposte no bom e velho social.
- Deixar a ansiedade te dominar: respire fundo e faça o seu melhor. Mesmo que a psicóloga entenda seus motivos ela poderá avaliar que você não possui inteligência emocional para estes momentos.
- Mentir: sim, eles sabem quando você está sendo mentiroso nas suas respostas. Seja quem você realmente é. Se você tem algum fato que não gostaria de ser exposto é só não falar.
FAZER
- Apresentar um currículo bem estruturado: assim você demonstra que sabe para o que veio já no primeiro contato com a psicóloga.
- Explicar seus pontos de melhoria e pontos fortes: é dessa forma que ela pode te conhecer melhor e analisar o seu autoconhecimento.
- Após a sua entrevista sempre agradeça a oportunidade e disponibilidade do responsável!
Agora você já sabe como se comportar em uma entrevista de emprego com uma psicóloga. Boa sorte em seus próximo processos seletivos.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.