E aí, você está querendo ingressar no mercado de trabalho, mas não sabe como montar o seu currículo jovem aprendiz? Então, este artigo é para você. Mesmo sem experiência profissional, você pode criar um conteúdo atrativo e que fará a diferença e aumentará suas chances de conseguir a vaga.
Saiba como estruturar seu currículo e o que você pode incluir nele para garantir a oportunidade tão desejada. Boa leitura!
O que é jovem aprendiz?
Primeiramente, você precisa entender que um jovem aprendiz atua em uma empresa para melhorar suas habilidades próprias. Na maioria das vezes, esse profissional recém-inserido no mercado lida com tarefas de caráter administrativo, ou seja, tem o papel principal de exercer o aprendizado, superar os desafios do dia a dia e aprender com a rotina de trabalho.
O programa jovem aprendiz é um projeto do Governo Federal, criado a partir da Lei de Aprendizagem (Lei 10.0097/2000), e determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens como aprendizes.
O contrato desses profissionais pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem deve receber aprendizado teórico em sala de aula e prático, na empresa contratante. Para participar do projeto, é necessário ter entre 14 e 24 anos, e ser matriculado ou já ter concluído o Ensino Médico.
Estudantes de escolas públicas tem preferência na seleção, e o desempenho escolar pode ser considerado um diferencial durante o recrutamento.
Como fazer um currículo jovem aprendiz?
Um currículo de jovem aprendiz precisa ser atrativo e bem estruturado como qualquer outro. Você deve colocar logo no início onde estuda ou estudou, e quando iniciou ou concluiu cada curso. Deve destacar:
- Habilidades, interesses e características pertinentes a vaga que está querendo atuar;
- Atividades voluntarias ou extracurriculares;
- Aptidões, por exemplo: boa comunicação, boa escrita, atendimento ao público, etc;
- Idiomas falados e o nível deles;
- Informática e o nível.
Nesses casos, como a experiência profissional ainda é pouca ou inexistente, é interessante que você destaque sua formação acadêmica e competências. Lembre-se de manter esse documento sempre atualizado, com informações claras e objetivas. A dica é: tenha sempre uma cópia desse currículo, seja física ou online.
O que não pode faltar no currículo de jovem aprendiz?
Separamos alguns itens que não pode faltar de jeito nenhum no seu currículo de jovem aprendiz. Confira!
Escolaridade
Coloque sua escolaridade de forma correta e atualizada. Não esqueça de pôr o nome da instituição de ensino, o curso que está fazendo, o ano ou semestre que está estudando e o total de anos ou semestres do curso.
Objetivo
Nesse campo, você deve especificar que seu currículo é de Jovem Aprendiz. Assim, o recrutador encontrará seu CV com mais facilidade.
Erros de gramática
Essa é uma dica para qualquer profissional – aprendiz ou não. Erros de português são inaceitáveis nos currículos. Preste muita atenção! Nenhuma empresa se interessa por profissionais que não sabem escrever corretamente. A dica é pedir para um professor ou uma pessoa de confiança verificar a gramática do seu documento.
Cursos complementares
Na falta de experiência em outros trabalhos, insira as informações dos cursos que você realizou. Nome, data e um pequeno resumo são essenciais e fazem toda diferença. Mesmo que o conhecimento seja básico, são detalhes que farão seu currículo de jovem aprendiz se destacar.
Além disso, os cursos online também são válidos. Seja à distância sobre currículo, administração, marketing ou até um tutorial no Youtube sobre programação, vale a pena inserir no seu CV. Plataformas como a Udemy oferecem cursos do básico ao avançado por custos bem acessíveis. Vale a pena investir.
Palestras que participou
Na faculdade, principalmente, os alunos são convidados a acompanhar diversas palestras. Essa experiência é relevante na hora de montar o seu currículo de jovem aprendiz. Descreva quais foram, quando ocorreram e que tipo de conhecimento elas trouxeram para sua vida. Além disso, é legal destacar os eventos da instituição de ensino que você participou. Todos esses detalhes demonstram que você é um profissional dedicado e focado em desenvolvimento profissional.
Outro destaque são as atividades extracurriculares. Se você criou um projeto na escola ou fez um trabalho voluntário, é hora de destacá-los no seu currículo.
Onde posso atuar como aprendiz?
O cargo de jovem aprendiz é bastante visado no mercado de trabalho, pois as corporações podem moldar esse profissional para se adequar a sua cultura organizacional. Por conta disso, você pode atuar em diversas empresas, públicas ou privadas, de médico e grande porte e de vários segmentos. É comum o jovem aprendiz atuar em bancos, empresas do segmento logístico, setores varejistas, secretariado e assistência administrativa.
Agora que você já sabe montar um currículo de jovem aprendiz, que tal começar agora a pôr em prática seus conhecimentos e conquistar a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho? Boa sorte!
—
Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,
Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.