O designer gráfico atua em diversos espaços, indo desde o outdoor que podemos ver em prédios e estradas até os jogos que jogamos no computador ou celular, passando pelos conteúdos que encontramos nas redes sociais, livros, revistas, panfletos, sites e muito mais, sendo ele o responsável por despertar sensações e sentimentos por meio de elementos visuais.
Na lista das profissões em alta há alguns anos, o design gráfico é uma área repleta de oportunidades, mas que exige habilidades e conhecimentos bastante específicos. No artigo de hoje, vamos explorar em detalhes o que faz um designer gráfico, as possíveis remunerações e o que é preciso para ter sucesso nessa carreira. Aproveite!
O que faz um designer gráfico?
O designer gráfico é responsável por transmitir mensagens através de elementos visuais de forma criativa e assertiva. Esse profissional utiliza itens como cores, elementos gráficos, fontes e imagens para dar forma e significado à comunicação visual.
O mercado de trabalho para o design gráfico é bastante amplo, em muitos casos envolvendo a colaboração com outros profissionais, como redatores e diretores de arte. Essa é uma função criativa e estratégica, capaz de despertar sentimentos com ou sem o auxílio de textos.
Em um cenário ideal, uma empresa deve contar com um designer gráfico antes mesmo de sua abertura, utilizando da sua expertise para criar uma identidade visual que será guia a todo o desenvolvimento da marca. Além disso, o designer gráfico também pode atuar como autônomo, atendendo a clientes na posição de freelancer.
Leia também: Dicas para o desenvolvimento profissional

Áreas de atuação de um design gráfico
Como dissemos, o mercado de trabalho para o design gráfico é bastante amplo, especialmente por este ser um profissional necessário na construção de diferentes materiais. Entre as áreas em que a função mais se destaca estão itens como:
Design de Identidade Visual
Também conhecida como Branding, aqui o designer gráfico é responsável por elaborar toda a identidade visual de uma empresa. Nesse processo, ele deve conseguir transmitir a essência e a personalidade da marca, utilizando para isso logos, ilustrações, tipografia, paletas de cores e qualquer outro elemento gráfico necessário.
Web Design
É a área que desenvolve a interface e o layout de websites, os tornando mais intuitivos para o público. Aqui, o designer gráfico fica responsável por toda a aparência visual da plataforma, que deve ser responsiva, de fácil uso e adaptável a todos os aparelhos necessários.
Design Editorial
Antes com foco apenas em materiais impressos, hoje o design editorial atua também em publicações digitais. Sua função é auxiliar na construção visual de conteúdos como livros, jornais, revistas, catálogos e outros materiais. Isso envolve tanto a criação de capas quanto o uso de ilustrações, formatação do texto, entre outros elementos que contribuem para uma organização do conteúdo que facilite a compreensão e a leitura.
Leia também: O que é Networking, para que serve e como fazer?
Design de Jogos (Game Design)
No universo dos games o designer gráfico é aquele que desenvolve interfaces para os usuários, cenários, personagens, animações e outros elementos que tornam o jogo mais atrativo para o jogador.

Publicidade e Propaganda
Conhecido também como design publicitário, aqui o profissional deve construir uma profunda visão comercial. É recomendado que tenha experiência na área de marketing, o que vai auxiliar na criação de folhetos, flyers, e-mails marketing, outdoors, cartazes comerciais, anúncios, banners digitais, campanhas promocionais e muitos outros formatos utilizados pela publicidade e propaganda.
Motion Design (Design de Movimento)
Utilizado na produção de vídeos e animações institucionais para publicidade, conteúdos para redes sociais, aberturas de filmes e outros elementos presentes no audiovisual. Utiliza tanto o 2D quanto o 3D.
Design para Eventos
Atua tanto no design de estandes e espaços para eventos quanto na produção dos conteúdos necessários para convenções, feiras, shows, exposições e outros tipos de eventos.
Design ambiental
Próximo ao item anterior, aqui o designer gráfico atua não só em eventos, mas também em espaços como exposições em museus, murais, bares, interior de lojas, restaurantes, entre outros. Seu objetivo é fazer com que o design ambiental esteja em equilíbrio com aspectos como o design de interiores, arquitetura, design industrial e paisagismo.
Design para Redes Sociais
Talvez um dos setores em maior expansão, o designer gráfico com foco em redes sociais participa da criação de todos os conteúdos visuais produzidos para plataformas como o Instagram, Tik Tok, Facebook, YouTube, entre outras. Isso inclui posts, artes promocionais, banners, vídeos e qualquer outro conteúdo utilizado para fortalecer a presença online de uma marca.
Design de Embalagens
Mais do que considerar a estética, para trabalhar com embalagens o designer gráfico deve refletir sobre a funcionalidade da peça. Também devem ser criativos e flexíveis para se adaptar a diferentes segmentos, sendo capazes de fazer com que o produto cative e chame a atenção do cliente enquanto respeita as características de cada público e material.
Infografia
É uma especialidade do design gráfico com foco especial em representações visuais de informações complexas e dados, como gráficos. Seu principal objetivo é fazer com que o material seja fácil de compreender e as informações se tornem mais acessíveis para o usuário.
Quanto ganha um designer gráfico?
Atualmente, o salário do designer gráfico pode variar não só pelo porte da empresa em que trabalha, mas também pelo modelo de trabalho no qual atua. Essa é uma das profissões em que existe uma tendência à atuação como freelancer e consultor, o que leva a remunerações específicas, que podem ser negociadas diretamente com o cliente.
Entretanto, ainda existe um grande número de profissionais que atuam como CLT, o popular modelo de “carteira assinada”. Pode ser o caso dos designers gráficos que atuam em agências ou equipes de marketing fixas em determinadas companhias.
A média salarial é feita através da soma dos salários pagos dentro de um período determinado, e a divisão pelo número de trabalhadores que participaram da pesquisa. Considerando os dados obtidos pelo SalárioBR em abril de 2025 o salário de designer gráfico é de:

Lembrando que esses valores podem sofrer alterações conforme o estado do Brasil em que está a vaga! No BNE, você encontra oportunidades por todo o país, em empresas de todos os portes. Clique no link e confira as quase 5 mil vagas para designer gráfico.
Como se tornar um designer gráfico?
Existem no mercado profissionais que ingressaram no design gráfico através do aprendizado autodidata e experiência. Porém, o curso de graduação ainda é um dos melhores métodos para garantir uma base sólida para iniciar sua carreira.
Especialmente porque o trabalho desse profissional exige diversos conhecimentos teóricos e práticos, além de estudo e aperfeiçoamento constante de suas habilidades, necessários para acompanhar as novas ferramentas existentes para essa profissão. Existem também cursos para designer gráfico com foco em determinados conceitos ou ferramentas, que são úteis tanto para aqueles que passaram pelo ensino superior quanto para aqueles que não o fizeram.

Para se tornar um designer gráfico, é fundamental aprender sobre fontes, imagens, cores e outros elementos visuais, sabendo como utilizá-los de forma assertiva e estratégica para alcançar o usuário. Para isso, você pode ingressar em uma graduação, investir em cursos para designer gráfico, pesquisar vídeos e tutoriais no YouTube, artigos e outros conteúdos no Google, entre outros recursos.
É importante lembrar que, para se tornar um designer gráfico de sucesso, é preciso investir no desenvolvimento contínuo. Essa é uma profissão que está em constante transformação e evolução, seja através de novos conceitos e métodos ou mesmo ferramentas.
Para se tornar um designer gráfico, é importante também conhecer os principais softwares utilizados na profissão, especialmente aqueles com foco na especialidade de maior interesse. A prática das habilidades, assim como a construção de um portfólio, auxilia tanto profissionais iniciantes quanto experientes.
Quais são as principais ferramentas para designers gráficos?
Existem muitos programas que podem ser utilizados pelo designer gráfico que viabilizam seu trabalho. A depender da sua especialidade, ou área de atuação, pode ser necessário aprender softwares específicos. Porém, em geral, as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais são:
📌 Adobe Illustrator;
📌 Adobe Photoshop;
📌 GIMP;
📌 CorelDRAW;
📌 Blender;
📌 Sumo Paint;
📌 Adobe InDesign;
📌 Adobe After Effects;
📌 Sketch;
📌 WhatTheFont.
Algumas dessas ferramentas podem exigir pagamentos para o uso, seja da plataforma como um todo ou das suas funcionalidades completas. Já outras são alternativas gratuitas que podem ser utilizadas para muitas atividades realizadas pelo designer gráfico.
Onde o designer gráfico pode trabalhar?
O designer gráfico pode trabalhar em negócios privados ou públicos, startups, organizações de pequeno, médio ou grande porte, Organizações não Governamentais (ONGs), entre muitos outros locais. Todo e qualquer empregador que necessita de trabalhos gráficos pode contratar esse profissional. Isso inclui:
✅ Agências de Publicidade;
✅ Empresas de comunicação;
✅ Departamentos de marketing de companhias;
✅ Emissoras de TV;
✅ Gráficas;
✅ Editoras;
✅ Estúdios de design;
✅ Produtoras de vídeo.

O mercado de design gráfico está saturado?
O relatório desenvolvido pela Cognitive Market Research relata que o mercado global de design gráfico foi avaliado em 49,125.2 milhões de dólares em 2024. Além disso, conta com uma projeção de crescimento de 3,4% até 2031.
Outros estudos projetam que o setor é e continuará a ser um dos mais valorizados do mercado, gerando um crescimento constante como o previsto para Washington que prevê um aumento de 20% na área nos próximos dez anos.
Ou seja, ainda que exista um crescimento no número de profissionais, a demanda por designers gráficos aumenta de forma ainda mais acelerada. No entanto, é preciso considerar que não basta ter conhecimento e foco nos conceitos estéticos para ter sucesso no design gráfico.
Essa profissão exige, cada vez mais, conhecimento e domínio sobre conceitos relacionados a experiência do usuário e domínio das novas tecnologias. Em uma era digital, o papel do design no âmbito online se intensifica cada vez mais, sendo necessário acompanhar essas tendências para ter sucesso na profissão.
Quais as habilidades necessárias para trabalhar com design gráfico?
Ao contrário do que muitos pensam, o desenho não é um dos conhecimentos mais importantes para trabalhar com design gráfico, exceto em algumas especialidades específicas. O profissional responsável por essa parte costuma ser o ilustrador, enquanto o designer gráfico deve possuir as seguintes habilidades:
✅ Bom senso estético;
✅ Domínio das ferramentas;
✅ Organização;
✅ Atenção a detalhes;
✅ Capacidade de gerenciar projetos de comunicação visual;
✅ Trabalho em equipe;
✅ Conhecimento e domínio de ferramentas que utilizam IA;
✅ Domínio da língua portuguesa.
Saiba mais: Inteligência Artificial: o impacto nas carreiras e como se preparar
Qual a diferença entre designer gráfico e designer digital?
O designer digital tem foco na experiência do usuário (UX) e na interface do usuário (UI), criando a interface de e-commerces, websites, blogs, aplicativos, jogos, redes sociais e outros itens presentes no mundo online. É ele o responsável por pensar na funcionalidade, facilidade de uso e conforto aliados à estética.
Já o designer gráfico é mais abrangente, podendo incluir os elementos impressos, embora atualmente esse profissional também atue em ambientes digitais. O design digital pode ser considerado uma especialização dentro do campo do design gráfico, com graduações e cursos próprios focados nas necessidades do ambiente digital.
Você também pode gostar de: 8 Tendências do mercado de trabalho para 2025: O que esperar e como se preparar
Gostou deste artigo? Estamos sempre preparando conteúdos que podem ser relevantes para candidatos. Por isso, se quiser saber mais sobre outra profissão que ainda não encontrou por aqui, deixe nos comentários e logo traremos para você!
Até o próximo artigo! 💙