Diferenças entre demissão, dispensa e justa causa

Qual a diferença entre demissão, dispensa e justa causa: Veja o que fazer

Qual a diferença entre demissão, dispensa e justa causa: Veja o que fazer

Diferenças entre demissão, dispensa e justa causa. Essas três encerram um contrato de trabalho entre profissional e empresa, mas ainda possuem diferenças, você já sabe quais são?

No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre demissão, dispensa e justa causa, suas particularidades, como acontecem e o que a lei trabalhista apresenta sobre estas. Confira aqui abaixo.

Existem vários modelos de demissão? demissão, dispensa e justa causa

Apesar de demissão significar o encerramento do contrato de trabalho em todos os casos, sim existem várias maneiras de como isso pode acontecer na vida de um profissional que trabalha com a carteira assinada. demissão, dispensa e justa causa

Isso porque é só trabalhando com esta devidamente acordada com a empresa que você pode receber todos os direitos

Dessa forma, a demissão em si acontece quando é o empregado que pede o desligamento e encerramento da função na empresa, não ao contrário!

Assim, quando é a empresa que realiza esse pedido e o processo, o correto é falar que ocorreu a dispensa, entendeu?

E dessa forma, salvo em casos de servidores públicos concursados ou então pessoas gestantes, que garantem a estabilidade provisória no emprego, uma empresa pode dispensar um empregado quando for conveniente ao negócio.

E é ai que entram os modelos com justa causa ou sem justa causa.

Com justa causa e sem justa causa

Quando a dispensa é realizada sem justa causa significa que a empresa decidiu liberar o trabalhador por vontade ou necessidade do ato. Pode ser por reorganização da equipe, pela contabilidade ou apenas pelo querer da mesma. É a forma de dispensa que ocorre na maioria das vezes nas empresas.

Entretanto, é mais grave quando a dispensa é realizada por justa causa. Isso porque essa acontece quando o trabalhador cometeu algum ato de má fé contra a empresa como abandono das atividades, falta de ética com os colegas, negociações ilícitas e conseguintes.

Assim, quando a justa causa acontece, pode vir acompanhada de processos e até mesmo prisão deste colaborador. Os motivos que podem acarretar são vários e estão todos previstos no Art. 482 da CLT.

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos.

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram. 

Assim, quando a justa causa acontece, pode vir acompanhada de processos e até mesmo prisão deste colaborador. Os motivos que podem acarretar são vários e estão todos previstos no Art. 482 da CLT.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *