Você sabia que inteligência emocional no trabalho é umas das competências mais valorizadas pelas empresas atualmente? Pois, o colaborador que consegue lidar com suas emoções em diferentes situações consegue ter um impacto decisivo no clima organizacional da organização. Assim como na cultura e produtividade. Quer aprender como desenvolver inteligência emocional no trabalho?
No artigo a seguir, iremos abordar o tema e trazer exemplos para você aprender na prática. Boa leitura!
O que é inteligencia emocional?
Vamos iniciar esse texto com um exemplo: em alguma situação você já se viu com raiva de alguém e conseguiu controlar suas emoções para não piorar a situação? Se nesse momento você respirou fundo e conseguiu conter seus sentimentos, é um sinal de que você tem inteligência emocional. Ponto para você! Ou seja, diante de vários momentos da vida, é essencial que saibamos agir com clareza, sem deixar nossos impulsos falarem mais alto.
Inteligência emocional é basicamente isso, controlar suas emoções. Esse tema é bastante trabalhado na psicologia, pois é a área que trabalha com a capacidade do ser humano de lidar com suas emoções. Pois bem, agora você deve estar se perguntando “Como eu conquisto inteligência emocional?” Ao longo do texto iremos abordar como você pode desenvolver e como ela é importante para o trabalho, mas antes, um spoiler: você sabia que para administrar suas emoções é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro; o esquerdo e o direito?
Esses lados controlam as tarefas analísticas e lógicas (esquerdo), ou seja, o lado racional. E as atividades emocionais (direito), que inclui a intuição, compreensão da linguagem, música, gestos e outros.
Antes de irmos ao que realmente interessa, você precisa saber que ao pesquisar sobre inteligência emocional você encontrará em diversos outros artigos o nome do psicólogo e escritor Daniel Goleman. PhD da Universidade de Harvard, ele é o responsável por popularizar o termo e o conceito de inteligência emocional em seu livro – Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.
Agora, vamos te contar a importância da inteligência emocional no trabalho. Confira!
Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?
Primeiramente, você precisa saber que inteligência emocional no ambiente de trabalho é considerado uma valiosa soft skill e consite em reconhecer, avaliar e influenciar seus próprios sentimentos e os dos outros nas relações profissionais. E engana-se quem pensa que essas habilidades são compatíveis apenas com os cargos de liderança.
Por fim, no ambiente de trabalho, você já deve ter ideia do quanto ter inteligência emocional pode ser benéfico para o clima organizacional, na condução das relações, na adaptação a cultura da empresa e na comunicação, a fim de evitar/gerenciar conflitos.
Em resumo, a inteligência emocional consiste em quatro pilares principais, sendo:
- Reconhecer as emoções: onde você sabe identificar os sentimentos, expressões, gestos e demais formas da linguagem verbal e não verbal.
- Usar as emoções: principalmente na comunicação, para expressar suas emoções de forma clara e objetiva.
- Entender as emoções: auxilia na compreensão das variadas emoções e suas nuances.
- Gerenciar as emoções: administrar corretamente seus sentimentos e os das outras pessoas, mantendo o controle da situação e direcionando as conversas para seus objetivos.
Qual o impacto da inteligência emocional no trabalho?
Em 2021, o Linkedin publicou um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, Boston e Michigan, onde dados apontam que os colaboradores com maior capacidade de comunicação geram um Retorno sobre Investimento (ROI) de 250% nas contratações. E lideres com inteligência emocional bem desenvolvida conseguem aumentar a performance de suas equipes em mais de 30%.
Por isso, repetimos, a inteligência emocional é a competência mais valorizada no mercado atual, pois além de aumentar os resultados das empresas, também aumenta a produtividade. Se você ainda tem dúvidas se quer ou não aprender a desenvolver inteligência emocional no trabalho, no tópico abaixo vamos explicar os benefícios de se tê-la para o colaborador. Acompanhe!
Quais os benefícios da inteligência emocional no trabalho?
A inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso profissional e a automotivação. Isso porque pessoas com maior controle de suas emoções conseguem com mais facilidade gerir suas próprias vidas, além disso, possuem mais foco para alcançar seus propósitos estabelecidos.
Por fim, separamos cinco benefícios que consideramos de destaque para profissionais com inteligência emocional.
Comunicação mais afetiva
Como citamos, ter inteligência emocional facilita também a comunicação e serve como base para ambos. Afinal, é fundamental que ao transmitir sua mensagem, suas emoções sejam claras, assim você evita ruídos na comunicação e todos os envolvids compreendem o que quer ser informado. Além disso, essa competência ajuda a desenvolver empatia no trabalho, consequentemente, a comunicação não violenta.
Facilidade de trabalhar em equipe
Trabalhar em equipe é essencial, mas nem sempre fácil. Por isso, ter inteligência emocional ao lidar com os demais colegas de trabalho se torna fundamental para a convivência e o sucesso de qualquer negócio. Quando há comunicação transparente e respeito aos sentimentos um dos outros, fica mais fácil construir um time com pessoas engajadas.
Facilidade na resolução de problemas
Inteligência emocional e conflitos não são sinônimos, mas podem andar lado a lado. Para resolver um, você precisa do outro, não é mesmo? E como problemas são inevitáveis de aconteceram no ambiente de trabalho, o domínio das emoções se torna primordial para nada sair realmente do controle. Sendo assim, colaboradores e líderes com inteligência emocional agem como um verdadeiro time na hora de resolver conflitos, pois sabem administrar seus ânimos e lidar com conversas difíceis. Consequentemente, o “problema” é resolvido com mais facilidade.
Melhora o engajamento
O engajamento entre você e a equipe melhora, e passa de desafio para algo totalmente natural. Isso vale tanto para líderes, quanto para liderados. O fato é que com inteligência emocional, o profissional passa a entender melhor os sentimentos e necessidades dos colegas de trabalho. Além de ajudar muito na motivação omo um todo.
Controle do estresse e da ansiedade
É normal que tenhamos momentos de estresse e ansiedade em algum momento da nossa jornada de trabalho, porém, quando há inteligência emocional, esses sintomas são controlados e minimizam o impacto que podem causar no dia a dia na empresa. Por isso, é importante saber reconhecer suas emoções e limites, de modo a evitar o esgotamento físico e emocional. Para as empresas, o resultado de não saber lidar com os sentimentos pode causar burnout e rotatividade.
Somente líderes devem ter inteligência emocional no trabalho?
Não, de forma alguma. Se você leu até aqui, deve ter entendido o quanto a inteligência emocional é importante para os colaboradores também! Então, mesmo sendo mais fácil de associar a inteligência emocional a cargos de liderança, qualquer profissional pode e deve desenvolver a competência a fim de melhorar o seu comportamento junto de seus colegas e ter sucesso na carreira.
Então, se você é jovem aprendiz, estagiário, júnior, pleno ou sênior, significa que aprender a desenvolver inteligência emocional no trabalho é primordial para se ter um bom desempenho no trabalho, pois quanto mais cedo adquirir, mais cedo aprenderá a lidar com frustrações e os sentimentos de forma adequada. E o mais importante, será o diferencial na hora de ganhar uma promoção na empresa!
Como aplicar a inteligência emocional no ambiente organizacional?
Ao ler todo esse artigo, você chegou a conclusão de que não sabe lidar com as emoções? Então se prepara! Vamos dar dicas de hábitos capazes de te ajudar a desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho. São eles:
- Preste atenção nas suas emoções. Para isso é preciso desacelerar e sair do automático. Valide cada sentimento e procure entender o que os causou.
- Busque por estratégias capazes de diminuir os sentimentos negativos.
- Não guarde tudo para si! É importante ter algum profissional especializado ou uma pessoa de confiança que saiba te ouvir quando precisar.
- Observe as suas reações em relação aos outros.
- Confie em si mesmo e seja paciente com o seu desenvolvimento. A inteligência emocional se aprende aos poucos.
- Desenvolva o instituto de urgência. Tudo pode mudar de uma hora para outra, saiba analisar o que é para agora e o que pode ser deixado para depois.
- Desenvolva sua resiliência, não se deixe levar pela pressão do mercado nem do dia a dia na empresa.
Esperamos que o tema Inteligência emocional no trabalho: aprenda como desenvolver, tenha sido de bom proveito para a sua carreira. Se quer aprender mais sobre o tema, indicamos os textos: Autoconhecimento E Inteligência Emocional: 3 Dicas De Como Aplicar No Ambiente De Trabalho e Estresse No Trabalho: Como Regular As Emoções E Viver Bem.
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Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,
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