O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar?

O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar?

O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar?

O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar? 

Aposto que quando você ouviu falar pela primeira vez em “Inteligência Artificial”, logo pensou em robôs tomando conta de muitas atividades profissionais, não é mesmo? A preocupação com as novas tecnologias roubando empregos já existe há alguns anos. Mas os chatbots com IA generativa, aqueles capazes de criar conteúdos a partir de dados existentes, como o ChatGPT, quebraram muitos paradigmas.  

 

Quando menos esperávamos, muitas listas começaram a se multiplicar na internet com tarefas que essas ferramentas poderiam executar a partir de um simples comando. Isso causou um espanto em muitas pessoas que começaram a se questionar “e se esses robôs pudessem fazer em pouco tempo o que eu faço como profissional, será que vou me tornar dispensável?”.  

 

Como disse o professor e conselheiro de Inovação, Edney Souza, “a Inteligência Artificial não veio para substituir os seres humanos, mas outro ser humano que saiba usar a IA pode acabar te substituindo”. 

 

Por isso, é preciso saber como lidar com essas mudanças tão rápidas que podem impactar tantas carreiras. Temos que aprender a ter uma postura equilibrada e conhecer os passos necessários para nos prepararmos para um futuro muito mais tecnológico.  

O que é inteligência artificial?

Para entender o impacto da IA no mercado de trabalho, é importante entendermos o que ela é. A famosa IA é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e tecnologias capazes de realizar tarefas que normalmente precisam de inteligência humana. Essas tarefas incluem coisas como raciocínio, aprendizado, resolução de problemas, reconhecimento de padrões, tomada de decisões e interações linguísticas. 

A IA está relacionada à criação de algoritmos e modelos que fazem com que computadores e sistemas automatizados simulem a capacidade humana de pensar e agir de maneira inteligente em diferentes situações. Algumas abordagens dentro da IA são: 

Aprendizado de Máquina (Machine Learning): Envolve a construção de algoritmos que podem aprender a partir de dados, melhorar o desempenho ao longo do tempo e fazer previsões ou tomar decisões com base nesses dados; 

Redes Neurais Artificiais: Inspirados na estrutura do cérebro humano. São usados em muitas aplicações de aprendizado de máquina; 

 Processamento de Linguagem Natural (PLN): Técnicas que permitem que computadores compreendam, interpretem e gerem linguagem humana; 

Visão Computacional: Capacidade de sistemas de computador entenderem e interpretarem informações visuais reais, como reconhecimento facial; 

IA Forte e IA Fraca: A IA forte refere-se a sistemas que podem realmente pensar e raciocinar como seres humanos. Já a IA fraca é mais específica e focada em tarefas limitadas; 

Quanto mais a tecnologia evolui, mais ela se integra em nossas vidas diárias, impulsionando inovações e automações. 

O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar?

O ChatGPT 

O ChatGPT é uma versão de um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, conhecido como Generative Pre-trained Transformer (GPT), projetado para interações de conversação. O GPT é um tipo de modelo de linguagem baseado em transformadores, uma arquitetura avançada de redes neurais artificiais projetada para processar sequências de dados, como texto. 

O ChatGPT responde perguntas, fornece informações, gera texto criativo e muito mais, tudo em um formato de conversa. Ele é alimentado com grandes quantidades de texto para aprender padrões linguísticos e contextuais, o que faz com que ele gere respostas coerentes e contextualmente relevantes em uma ampla variedade de tópicos. 
 

Dicas para usar o ChatGPT

– Ao começar um prompt*, peça para o ChatGPT imitar um profissional específico. Exemplo: “Escreva como um advogado”;  

– Descreva a tarefa de forma clara e detalhada. Explique qual o objetivo, formato, contexto e restrições;  

– Se o ChatGPT travar, use o comando “continue”. Ele dará sequência na resposta;  

– Ao receber a resposta, você pode pedir ajustes, mudar o tom de voz, remover ou adicionar trechos. 

3 dicas para se destacar usando inteligência artificial

Com a popularização da Generative AI, especialmente com o ChatGPT, e todo o potencial relacionado a tecnologia, é comum vermos e ouvirmos bastante sobre empregos sendo extintos e pessoas sendo substituídas pela IA. 

Como em toda revolução, algumas profissões podem ser extintas ou radicalmente transformadas, mas podemos, sim, nos beneficiar muito delas. 

Apesar da transformação dos empregos, empresas e das oportunidades, podemos tirar um grande proveito dessas tecnologias. Confira três dicas para se beneficiar da IA nas profissões:

1. Se apropriar das ferramentas existentes. 

O ChatGPT pode te ajudar muito, seja na criação de texto, de conteúdo, quanto na análise de conjuntos de dados. 

Além do ChatGPT, existem diversas outras soluções que usam GenAI e que são específicas, como Microsoft Designer para geração de imagens. Para auxiliar na geração de códigos, você pode buscar conhecer algumas ferramentas, como GitHub Copilot X, o Tabnine e o AWS CodeWhisperer. 

Invista tempo na procura por ferramentas que vão te ajudar nas atividades do dia a dia. Assim sua capacidade será aumentada. 

2. Análise crítica.

Quem já usou as soluções de GenAI, como exemplo do ChatGPT, sabe que nem sempre recebemos as melhores respostas, ou soluções que não tem relação com o questionamento que fizemos.  

Por isso, é muito importante ter uma visão crítica com os dados informados. As respostas precisam ser analisadas. 

 Portanto, para usar ferramentas de geração de código com IA, é preciso ser uma pessoa que domine ou compreenda mais sobre programação, a linguagem de programação que está lidando, a infraestrutura de cloud que utiliza, entre outros pontos relevantes.  

3. Criatividade

As soluções de IA tem uma capacidade muito grande para geração de coisas inovadoras e novas, mas quem diz o que precisa ser feito somos nós. Por isso, exercite a sua criatividade. Aproprie-se das ferramentas corretas, com visão crítica do que é gerado e adicione a criatividade. Dessa forma, podemos criar inúmeras soluções. 

Procure ler sobre diferentes temas, conhecer novas pessoas de áreas e gerações diferentes das suas, conhecer especialidades que você tenha interesse, desenvolver novas habilidades. Enfim, as possibilidades são inúmeras. 

Aprender sobre novas coisas é um fator importante e necessário para alimentar a criatividade. Isso ajuda muito a usar as novas tecnologias com mais sabedoria e direcionamento.  

Temos uma oportunidade muito grande de utilização dessas ferramentas tecnológicas ao nosso favor. Então use-as!  

O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar?

Webinar BNE: O Futuro das entrevistas

Aproveite para conferir o Webinar que preparamos para você: “O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar”. 

Romulo Côrrea, mentor de carreira e marca pessoal, com 30 anos de experiência no mercado corporativo, criador do Método 5 Is da Marca Pessoal, certificado em Business Model You e Coach Ontológico, falou muito sobre como inteligência artificial vem transformando a busca por emprego, e como usá-la a seu favor durante os processos seletivos.  

Acesse o webinar e prepare-se para o futuro! 

Como a inteligência artificial pode ajudar candidatos em entrevistas de emprego?

A Inteligência Artificial (IA) pode dar um suporte valioso aos candidatos em entrevistas de emprego, com insights, treinamento e feedback que os auxiliam a se preparar da melhor forma possível para essa grande oportunidade.  

Confira algumas maneiras pelas quais a IA pode auxiliar os candidatos: 

1. Treinamento de Habilidades de Entrevista.

Algumas plataformas de IA podem simular entrevistas de emprego, fazendo perguntas comuns e avaliando as respostas dos candidatos. Isso pode ajudar os candidatos a praticarem suas habilidades de comunicação e aprimorarem suas respostas. 

2. Análise de Linguagem e Tom de Voz. 

A IA pode analisar a linguagem e o tom de voz dos candidatos em entrevistas gravadas. Dessa forma, a ferramenta oferece um feedback sobre como eles podem melhorar a clareza, a concisão e a confiança em suas respostas. 

3. Identificação de Pontos Fortes e Fracos. 

As ferramentas de IA podem ainda avaliar as respostas dos candidatos e ajudá-los a focar em seus pontos fortes, além de identificar áreas que precisam passar por um maior desenvolvimento. 

 4. Dicas e Sugestões Personalizadas.

A partir das respostas dos candidatos, a IA pode dar dicas direcionadas para melhorar seu desempenho. As ferramentas podem ajudar a enfatizar habilidades relevantes ou responder a perguntas desafiadoras. 

5. Redução do Nervosismo.

A prática com plataformas de IA pode auxiliar o candidato a se acostumar com todo o processo de entrevistas, ajudando a reduzir a ansiedade e aumentar a confiança. 

6. Aprendizado Contínuo 

A IA pode criar um ambiente de aprendizado contínuo. Os candidatos podem aprimorar suas habilidades de entrevista ao longo do tempo com base no feedback fornecido pela ferramenta. 

7. Preparação para Perguntas Comportamentais.

A IA também pode auxiliar os candidatos a se prepararem para perguntas comportamentais, fornecendo exemplos concretos de suas realizações passadas. 

8. Identificação de Fraquezas no Currículo.

Tem alguma dúvida com relação ao seu currículo? A IA pode analisá-lo e identificar possíveis pontos fracos que possam ser questionados durante a entrevista. Isso vai te ajudar a estar preparado. 

9. Desenvolvimento de Elevator Pitch.

Se você tem dificuldade com discursos, procure a IA para ajudar nessa missão. A ferramenta pode ajudar a criar um discurso de apresentação eficaz que destaque as suas principais habilidades e experiências. 

10. Dicas de Vestimenta e Linguagem Corporal. 

A IA também pode ajudar com dicas e orientações sobre a aparência, postura e linguagem corporal adequadas para entrevistas. Você ficará muito mais seguro e confiante.  

 

A Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo na sua entrevista de emprego, mas lembre-se que a prática com pessoas reais e a adaptação a interação humana é essencial para o sucesso nas entrevistas. 

O impacto da IA no mercado de trabalho

De acordo com um relatório da McKinsey, de 2017, a Inteligência Artificial, pode substituir cerca de 375 milhões de trabalhadores em todo o mundo até 2030. Isso é o equivalente a cerca de 14% da força de trabalho global.  

Porém, também é importante destacar que a IA também pode criar novas oportunidades e aumentar a produtividade das empresas. A IA pode criar novas vagas, especialmente na área de tecnologia. Novas profissões estão surgindo, como especialistas em IA, cientistas de dados e engenheiros de machine learning.  

As profissões que serão mais afetadas pela IA são aquelas que envolvem atividades rotineiras e repetitivas. Já as profissões que pedem mais habilidades cognitivas e emocionais, como criatividade, empatia e pensamento crítico, serão menos afetadas. 

Por isso, podemos concluir que é cada vez mais importante estar pronto para o futuro, suas novas tecnologias e às mudanças no mercado de trabalho. 

Seja flexível 

Não encare a IA como uma ameaça, procure vê-la como uma grande aliada para acelerar e aprimorar seu trabalho. Os profissionais que não forem flexíveis e não se adaptarem a essa mudança, podem se prejudicar.  

Mudanças fazem parte da vida e são essenciais para continuarmos evoluindo. Então esteja disposto a expandir o seu conhecimento, se especializar e descobrir novas ferramentas.  

Para conferir mais informações e novidades sobre processos seletivos, carreira e o mercado de trabalho, continue acompanhando nosso Blog e nossas redes sociais!  

Até o próximo artigo!  💙

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *