O que colocar nas informações complementares do currículo

O que colocar nas informações complementares do currículo

O que colocar nas informações complementares do currículo

O que colocar nas informações complementares do currículo?

O currículo é um documento de apresentação fundamental para quem está em busca de uma oportunidade de emprego. Ele acaba sendo, em muitos casos, o primeiro contato entre candidato e empresa, responsável por fazer com que a organização decida se o profissional é alguém que deve ser chamado para a entrevista de emprego ou não.

Tendo um papel tão importante no processo de recrutamento e seleção, fica mais fácil entender porque é tão fundamental que ele seja estruturado da melhor forma. Ou seja, é preciso entender o que deve ou não deve ser adicionado, e em qual espaço. Sendo um deles justamente o de informações complementares.

Se você tem dúvidas sobre o que é, onde colocar e quais itens podem ser adicionados nas informações complementares do currículo, esse é o artigo certo! Nele, iremos ensinar mais a respeito de cada um desses tópicos, e com isso o preparar para criar o documento de apresentação ideal. Quer saber como? Continue a leitura!

O que são as informações complementares do currículo?

As informações complementares são aquelas que não se encaixam em nenhuma outra seção do currículo, mas que ainda podem ser interessantes para demonstrar mais sobre você, suas habilidades e trajetória. Para os profissionais que possuem um grande número de experiências, sejam elas profissionais ou acadêmicas, esse é um espaço ideal para trazê-las à tona.

Além disso, é possível usar o setor de informações complementares do currículo para falar sobre disponibilidade, experiências com viagens ou cargos que já exerceu em outras áreas, mas que podem demonstrar habilidades interessantes para a vaga que está se candidatando. Itens que não se alinham tão bem nos outros espaços, mas que ainda podem agregar valor ao seu currículo.

Para o que serve as informações complementares?

Ao elaborar um currículo é necessário inserir apenas as informações relevantes para o cargo que está se candidatando. Entretanto, existem profissionais com uma vasta experiência, incluindo itens interessantes para demonstrar mais de suas competências e habilidades, mas que acabam não encaixando tão bem em outros setores.

Para não “desperdiçar” esses conhecimentos, é possível colocá-los na área de informações complementares do currículo, que serve para que você destaque o seu documento sem deixar ele bagunçado.

Então, se você é um profissional que possui habilidades diferentes ou muitas experiências passadas que, mesmo que não tenham a ver com a vaga, te ensinarão hard skills ou soft skills que você pode utilizar no dia a dia, colocar essas informações nessa seção pode ser a chave de entrada no processo.

Além disso, muitos profissionais também realizam ações fora da sua área de atuação, mas que trazem resultados positivos para estes e, dessa forma, essas ações podem ser um bom diferencial.

Saiba mais: O que são soft skills e hard skills?

Exemplos de informações complementares para currículo:

Para ajudá-lo a entender melhor o que pode ser adicionado nas informações complementares do currículo trouxemos alguns dos itens mais comuns. Explicaremos também como eles podem ser úteis, e algumas dicas de como os abordar na hora de inserir. Confira!

Disponibilidade

Pode ser referente a horários, a realização de viagens pela empresa e até mesmo para mudanças de cidade, estado ou país. Caso um desses itens tenha sido citado na descrição da vaga, se torna fundamental que responda a ela nas informações complementares, deixando claro que possui a disponibilidade para se adequar às necessidades da função. É possível também que, ainda que não esteja na descrição, você perceba que pode ser algo positivo, tanto para a vaga quanto para a empresa em si, e então inserir a informação.

Palestras, cursos de curta duração e workshops

O currículo é um documento que deve ser claro e direto, e por isso as informações sobre suas experiências acadêmicas devem ter foco nas áreas em que a vaga se encaixa. Entretanto, é bastante comum que os profissionais tenham participado de palestras, cursos, workshops e outros eventos extremamente enriquecedores, ainda que não sejam exatamente o que a função pede.

Acontece o mesmo com os cursos de curta duração, que em alguns casos não são relevantes o suficiente a vaga para entrar na área de experiências acadêmicas, ou perdem a chance de serem colocados por já terem muitos itens, mas que ainda são interessantes para a vaga de emprego. Se perceber que eles podem ser positivos, então os inclua no setor de informações complementares!

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Intercâmbio ou viagens ao exterior

Viagens ao exterior, especialmente no formato de intercâmbio, são experiências ótimas para o desenvolvimento pessoal. Algo que acaba influenciando também o profissional. Afinal, conhecer novos países lhe dá a chance de ter contado com diferentes culturas e pessoas, ajuda a desenvolver independência, habilidades sociais, flexibilidade e mais uma série de ensinamentos extremamente relevantes ao mercado de trabalho.

Trabalho voluntário

Ser um voluntário ensina muito sobre responsabilidade, empatia, proatividade e autoconhecimento. Ensinamentos que estão sempre presentes nas listas de soft skills mais pedidas e valorizadas pelo mercado de trabalho, o que fará com seu currículo se torne bastante atrativo.

Além disso, caso tenha desempenhado alguma função no trabalho voluntário alinhado a vaga que está se candidatando, isso será ainda melhor. Por exemplo, digamos que você é um contador e tenha se voluntariado para ajudar na organização das contas de uma ONG. Essa será uma excelente experiência para adicionar as informações complementares do currículo!

Capacidade comunicativa

Você tem experiência falando em público? Já apresentou palestras, liderou treinamentos ou fez algum tipo de capacitação para aprimoramento comunicativo?

A habilidade de se comunicar de forma assertiva é algo essencial a todos os profissionais, e dependendo de qual função está se candidatando conseguir falar em público se torna um destaque ainda maior. É o tipo de soft skill bastante valorizada pelas empresas atuais, e que pode deixar seu currículo ainda melhor.

Premiações e reconhecimento

Ter seu trabalho valorizado por premiações e outras formas de reconhecimento é algo que traz imensa satisfação, e um item que pode dar um grande destaque ao seu currículo. Se eles forem relacionados a função ou área na qual a vaga em que pretende se candidatar faz parte, então isso será ainda melhor.

Posições de liderança

Imagine que você já trabalhou em uma função onde estava em uma posição de liderança, mas em uma área diferente na qual está trabalhando agora, ou na qual está tentando entrar. No entanto, a vaga para a qual está se candidatando tem essa característica como algo necessário ou desejável. Em casos como esse, essa informação pode não encaixar nas experiências profissionais, mas cabe perfeitamente nas informações complementares.

Carteira de habilitação

A CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, é um item que acaba sendo essencial a determinadas vagas de emprego. Mas, mesmo naquelas onde não é um requisito obrigatório, pode ser um diferencial, especialmente em vagas onde é necessário realizar viagens ou se deslocar a empresa presencialmente, e ela ficar mais distante de onde mora. Por isso, sinalizar já no currículo que possui esse documento pode facilitar no julgamento do recrutador.

Você também pode gostar de: Hobbies: como descrever interesses pessoais no seu currículo?

O que não colocar nas informações complementares?

No tópico anterior exploramos quais os principais itens que podem ser colocados nas informações complementares do currículo. Mas, será que existe algo que não deve ser colocado? A resposta é sim! Por mais que essa seja uma área com grande flexibilidade de dados, nem tudo pode ou deve ser inserido. A seguir explicaremos alguns dos tópicos que devem ser evitados. Confira!

Informações pessoais

O currículo muitas vezes é responsável por ser o primeiro contato do recrutador com o profissional, e por isso deve ser desenvolvido corretamente. Ou seja, que cada informação seja colocada nos lugares certos. Os dados pessoais, como telefone, endereço, nome completo, e-mail e idade são todos itens que devem estar logo no começo do documento de apresentação, e jamais nas informações complementares.

Excesso de informações complementares

As informações complementares são uma forma de usar experiências que podem causar uma percepção positiva do recrutador sobre você, ainda que não estejam diretamente ligadas a área ou função da vaga de emprego. Entretanto, exagerar no número delas pode causar o efeito oposto, poluindo seu currículo e fazendo com que o recrutador não se interesse em lê-lo inteiro.

Por isso, tome cuidado na hora de escolher os itens que deseja adicionar e dê prioridade aos que engrandecem sua carta de apresentação! Especialmente se é alguém com uma vasta experiência no mercado de trabalho, ou que já trabalhou em muitas áreas.

Informações mentirosas

Por mais que deseje conseguir uma vaga, e se sinta tentado a aumentar um pouco a verdade sobre algumas informações, mentir no currículo é sempre algo negativo. Os recrutadores são treinados para checar os dados encontrados no currículo, assim como aqueles informados na entrevista de emprego, e caso perceba que um candidato mentiu sobre determinado assunto isso pode acabar com suas chances de conseguir o emprego. Por isso, nunca informe algo que não é verdade!

Use as informações complementares para agregar valor

A sessão de informações complementares do currículo é o local perfeito para usar a seu favor as experiências que de outra forma ficariam de fora. Entretanto, isso não significa que você deva inserir itens apenas por serem interessantes ou considerá-los algo importante sobre quem você é pessoalmente.

Cada informação inserida no currículo deve ser pensada cuidadosamente para convencer o recrutador de que você é alguém que deve ser chamado para uma entrevista de emprego. Por isso, ao listar todos os possíveis itens a serem adicionados, sempre se pergunte o que eles podem oferecer como atrativo para a vaga a qual deseja conseguir.

Para chegar a resposta é essencial que conheça a descrição da vaga, a função que pretende desempenhar e a cultura da empresa. Às vezes, por mais que um dado não esteja listado nos requisitos desejados, você pode notar que, considerando a missão, visão e valores da companhia, ela pode funcionar como um diferencial na hora em que seu currículo for analisado.

Por exemplo, se a empresa valoriza e busca sempre inserir em sua rotina ações sociais, visando o trabalho voluntário, informar que já é alguém que atua em voluntariado será algo excelente. Pesquisar sobre o local e a vaga é essencial para conseguir entender o que pode ajudá-lo a se destacar. Lembrando que cada caso é único, e que você pode mudar as informações do seu currículo conforme a situação.

Onde colocar informações complementares no currículo?

As informações complementares costumam ficar ao final do currículo. Elas servem como uma conclusão do documento, assim como complemento a todo o resto que já havia sido informado. Importante lembrar que o tamanho ideal desse documento de apresentação é uma página, salvo algumas exceções em determinados modelos, áreas de atuação ou profissão.

Por isso, tanto nas informações complementares quanto em todo o restante do currículo, tome bastante cuidado para não exagerar no número de itens. Se algo é fundamental para a vaga, tendo sido citado na descrição ou tendo relação direta com a cultura da empresa, dê prioridade a ela. E saiba deixar de lado aquilo que pode não agregar tanto assim para o colocar em destaque.

Como colocar informações complementares no currículo?

A melhor forma de inserir as informações complementares no currículo é por tópicos, e existem alguns formatos que podem ser utilizados para isso. Alguns modelos são:

1. Modelo de informações complementares para currículo:

  • Intercâmbio no Canadá (2019)
  • Capacitação da Adobe em Los Angeles (2017)
  • Certificado em Adobe Photoshop (2018)
  • Disponibilidade para mudar de cidade
  • Trabalho comunitário em uma instituição de Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

2. Modelo de informações complementares para currículo:

  • Disponibilidade para viagens a trabalho
  • Workshop de liderança – 2015
  • Melhor profissional de vendas – 2020
  • Capacitação em comunicação pública – 2011
  • Casa de repouso: Trabalho voluntário

3. Modelo de informações complementares para currículo:

  • Jan/2015 a Mar/2020 – Voluntariado em ONG para ensino de aulas de informática
  • Jan/2019 a Jan/2020 – Curso de espanhol avançado
  • Ago/2015 a Dez/2015 – Intercâmbio nos Estados Unidos
  • Maio/2014 – 1° lugar em concurso de Matemática
  • Jun/2016 a Out/2016 – Curso de Oratória

Perceba que em todos os casos as informações são passadas de forma reduzida, ocupando pouco espaço no currículo. O objetivo é transmitir suas experiências, mas de forma direta e eficaz para que elas não acabem estendendo demais o documento.

Assim, caso os itens chamem a atenção do recrutador, ele se sentirá ainda mais tentado a chamá-lo para uma entrevista de emprego, que será a oportunidade perfeita para saber mais a respeito de você e das suas experiências. Uma nova etapa do processo de recrutamento e seleção que também merece planejamento e preparação!

Leia também: Perguntas e respostas para uma entrevista de emprego

E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter conseguido esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que são e para que servem as informações complementares do currículo. Nos conte nas redes sociais como está sendo o processo de construção do seu documento de apresentação! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem informado.

Até o próximo artigo! 💙

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