Portfólio: o que é e como fazer?

Portfólio: o que é e como fazer?

Portfólio: o que é e como fazer?

O portfólio é essencial quando falamos em uma nova contratação. Afinal, ele é a prova concreta da habilidade de um profissional. Ao contrário do currículo, que traz informações sobre você e sua trajetória.

Ele funciona assim: Você realiza um projeto na sua área, cria uma apresentação desse trabalho e o publica em alguma plataforma. Ou seja, o portfólio é uma apresentação de um projeto feito por você.

Se quer saber mais sobre o tema, continue a leitura do artigo.

Por que o portfólio é importante?

Se você ainda não tem um portfólio, está na hora de criar um. Muitas empresas o pedem na hora da candidatura a uma vaga.

Profissionais de diversas áreas podem criar um portfólio. Mas ele é muito comum entre os que trabalham com áreas relacionadas à criatividade, pois é a maneira mais fácil demonstrar as habilidades.

O portfólio é a forma mais interessante de provar que você sabe fazer o seu trabalho. Ele ainda ajuda a demonstrar quais são as suas afinidades, seu estilo e as técnicas que usa em seu trabalho.

Fica muito mais fácil para o empregador contratar um designer, por exemplo, depois de ver o seu trabalho e entender como o profissional atua e quais são suas habilidades na área.

O portfólio é muito interessante também para produtores de vídeo, redatores, artistas, ilustradores, podcasters, entre outros.

Como planejar um portfólio?

Para planejar o seu portfólio é preciso pensar em todos os detalhes com calma. Afinal, você precisa surpreender os empregadores. Antes de criá-lo, organize o seu trabalho. Confira os primeiros passos.

#1. Listar

Abra um documento e comece a pensar em tudo o que desenvolveu que tenha valor e que demonstre as suas habilidades. Não foque no objetivo final ou em como apresentar esses projetos, mas sim em registrar os seus melhores trabalhos. Esta é a hora de criar um inventário de tudo que é mais relevante na sua trajetória.

#2. Organizar

Depois de fazer a sua lista, é hora de organizar o seu portfólio de acordo com os seus objetivos principais. Pense em como os seus trabalhos vão te ajudar a atingir o seu grande objetivo: garantir uma oportunidade de trabalho.

Liste os seus projetos conforme o objetivo de cada um ou seguindo a área que você deseja destacar. Se você é redator, por exemplo, separe os textos publicitários dos mais técnicos. E se você é fotógrafo, separe as imagens de acordo com temas.

No geral, use o seu bom senso e mostre o que vai deixar o seu portfólio mais atraente.

#3. Planejar

O que fazer com o seu portfólio depois de pronto? Esse é o momento de fazer pesquisas para compreender onde estão os seus possíveis clientes ou empregadores e onde eles vão buscar por trabalhos como o seu.

Pense no seu planejamento, de acordo com os tipos de clientes que quer ter. Agora você precisa pensar quais plataformas valem mais a pena publicar o seu trabalho.

 Como fazer um excelente portfólio?

Agora que você já deu os primeiros passos, organizou seus materiais e se planejou, está na hora de colocar a mão na massa e desenvolvê-lo. Siga nossas dicas para desenvolver um excelente portfólio.

1. Defina seu objetivo

Você precisa ter em mente qual é o principal objetivo do seu portfólio. Você é um estudante que quer registrar o seu trabalho? Um redator que busca uma oportunidade em uma agência de publicidade? Um arquiteto que quer mostrar o seu trabalho?

Quando você tem o seu objetivo em mente fica muito mais fácil de agir nas próximas etapas.

 2. Escolha os seus principais trabalhos

Você não precisa incluir muitas informações e todos os trabalhos que você já fez. Selecione apenas os projetos que você mais se orgulha e que deseja mostrar. Claro, se você começou agora no mercado e tem poucos projetos, inclua-os no seu portfólio.

O seu portfólio precisa mostrar para seu potencial cliente ou empregador o que você é capaz de fazer.

3. O portfólio de quem nunca trabalhou na área

Se você acabou de se formar, talvez acredite que não tem nada para colocar no seu portfólio, mas não é bem assim. Você pode incluir os seus trabalhos da faculdade, projetos pessoais e até outros projetos feitos para conhecidos.

Os projetos pessoais são ótimas opções, pois eles só dependem de você. Ou seja, pode criar algo e usar todas as suas habilidades para surpreender os recrutadores ou clientes.

4. Apresente a pessoa que está por trás dos projetos

Além de mostrar os seus projetos, é importante incluir uma sessão no seu portfólio que fale sobre você.

Você pode falar sobre sua carreira, experiências e deixar o seu contato para os novos clientes e recrutadores.

5. Aposte na simplicidade

Seja com relação aos textos ou imagens, tente deixar o seu portfólio o mais simples possível. Não o deixe poluído ou muito carregado.

Leve em consideração:

  • A escolha das palavras: Não use um palavreado difícil, aposte em uma comunicação simples e de fácil compreensão;
  • A construção das ideias: Evite frases e parágrafos muito longos, busque ser claro e direto.

6. Facilite a leitura e a navegação

Além de fazer um conteúdo objetivo, você também precisa levar em consideração as fontes usadas e o tamanho das letras. Por isso, opte por uma fonte mais sóbria e que facilite ao máximo a leitura e visualização de quem está vendo o seu trabalho.

Você também pode criar categorias na página inicial para facilitar a navegação no seu portfólio.

Quais os tipos de portfólio?

Existem alguns tipos de portfólio e para saber o seu, vale a pena analisar qual é o que melhor se encaixa no seu perfil profissional. Confira os tipos abaixo.

Impresso

Em algumas situações, é interessante recorrer ao portfólio impresso. Se você é um arquiteto, por exemplo, pode mostrar seus projetos impressos e causar um grande impacto em seu cliente ou entrevistador.

A beleza desse tipo de portfólio é marcante e pode surpreender com o que vê. E lembre-se de não economizar quando o assunto é a qualidade do papel ou impressão.

Digital

O portfólio digital tem muitas vantagens. Ele pode ser compartilhado facilmente, tem baixo ou nenhum custo de produção, pode ser montado em um computador simples e alterado e atualizado a qualquer momento.

Em algumas situações, como no caso de designers e redatores, não faz muito sentido pensar em um portfólio físico. É interessante apresentar trabalhos digitais também em formato digital.

Você pode montar o seu portfólio digital de duas maneiras: em PDF ou usar plataformas digitais.

PDF

O PDF é universal e todos têm visualizador de PDF, como o Adobe Reader. O arquivo pode ter muitas páginas, o que faz o PDF ser uma excelente forma de organizar os seus trabalhos.

Se você entende de programas de diagramação, fazer o seu portfólio em PDF será simples. Mas se essa não é a sua área, você pode apostar nos softwares gratuitos para exportar o arquivo. O LibreOffice Writer, por exemplo, um editor de textos similar ao Microsoft Office, tem a função de exportação.

Plataformas online

Existem diversas plataformas online para você criar o seu portfólio. Separamos algumas que podem te ajudar nessa missão.

 1. Behance

O Behance é ótimo, principalmente, para designers e artistas visuais de todos os tipos. Nesta plataforma, é possível compartilhar peças inteiras de projetos.

Além disso, o Behance também permite que você siga outras pessoas, formando redes, analisando novas referências e até verificando o desempenho do seu trabalho a partir das visualizações.

2. Wix

O Wix é uma plataforma de criação de sites que tem opções gratuitas para profissionais de diversas áreas montarem portfólios.

Além de divulgar o seu trabalho, você também pode usar o Wix como um canal de serviços, incluindo seu contato e outras informações úteis.

A plataforma permite que você publique imagens, textos, projetos, cases e diversos outros tipos de conteúdo. Há opções gratuitas e pagas do site.

3. Medium

O Medium é muito interessante para escritores, redatores, jornalistas e outros profissionais que trabalham com a escrita.

Na plataforma é possível incluir artigos e criar publicações diversas. Ele pode ser usado como portfólio e até como fonte de criação de conteúdo.

4. Adobe Portfólio

Outra opção interessante para profissionais que desenvolvem trabalhos visuais é o Adobe Portfolio. Os trabalhadores da área podem publicar fotografias, designs criados, artes visuais, entre outros projetos, com templates e páginas gratuitas.

Você pode dar conferir exemplos disponíveis para se inspirar e criar um excelente portfólio.

5. Carbonmade

O Carbonmade é mais uma opção para profissionais criativos. Animadores, arquitetos, designers, copywriters, pintores, artistas 3D, profissionais UX, fotógrafos e muitos outros, podem publicar seus projetos e exportar seus trabalhos de forma fácil e simples. A plataforma possui uma versão gratuita e uma paga.

Com nossas dicas, ficou muito mais fácil desenvolver um portfólio surpreendente e marcante. Agora só depende de você. Planeje-se, organize suas ideias, reúna seus projetos, escolha a sua plataforma e crie o seu portfólio.

Boa sorte na sua jornada e até o próximo artigo! 💙


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