Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Levantamento aponta que auxiliar administrativo e recepcionista são as posições mais buscadas

A busca por oportunidades de emprego entre as mulheres registrou crescimento de 72,25% em 2023 em comparação com o ano anterior, conforme dados divulgados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). Entre as posições mais procuradas, destacam-se aquelas relacionadas à área administrativa, com um aumento significativo na demanda por vagas.

O cargo de auxiliar administrativo foi o mais buscado em ambos os períodos analisados, com mais de 511 mil buscas em 2023 e mais de 313 mil em 2022, com um incremento de 62,95% na procura de um ano para o outro. Em seguida, a posição de recepcionista também despontou com um aumento de 53,35% nas buscas por vagas.

Além dessas, outras funções também se destacaram pelo aumento na procura por parte das mulheres. Por exemplo, a busca por oportunidades como assistente administrativo registrou um crescimento de 75,92% em 2023, quando foram registradas cerca de 238 mil buscas, enquanto foram registradas 179 mil em 2022. As buscas por vagas de auxiliar de produção e enfermeira aumentaram em 29,76% e 7,18%, respectivamente.

Segundo José Tortato, COO do BNE, esse aumento na procura por oportunidades de emprego entre as mulheres pode ser atribuído a uma série de fatores. “Movimentos e iniciativas visando promover a independência financeira e a igualdade no mercado de trabalho têm desempenhado um papel fundamental nesse aumento“, afirma Tortato.

Ele também destaca que questões como o aumento do custo de vida e mudanças nas dinâmicas familiares têm impulsionado mais mulheres a ingressar no mercado de trabalho e contribuir para a renda familiar. Além disso, a flexibilização do modelo de trabalho, com a oferta de oportunidades de trabalho remoto, também pode estar influenciando esse movimento.

O perfil das candidatas tem passado por transformações, com mais mulheres ingressando no mercado de trabalho cada vez mais cedo, redefinindo as expectativas e padrões tradicionais de contratação. Este cenário aponta para uma evolução contínua do papel das mulheres, refletindo não apenas sua busca por emprego, mas também por igualdade e independência econômica.”, finaliza Tortato.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. 

Ascom 

WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@bne-empregos.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *