Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Procura de vagas de emprego por mulheres cresceu 72,25% em 2023, diz BNE

Levantamento aponta que auxiliar administrativo e recepcionista são as posições mais buscadas

A busca por oportunidades de emprego entre as mulheres registrou crescimento de 72,25% em 2023 em comparação com o ano anterior, conforme dados divulgados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). Entre as posições mais procuradas, destacam-se aquelas relacionadas à área administrativa, com um aumento significativo na demanda por vagas.

O cargo de auxiliar administrativo foi o mais buscado em ambos os períodos analisados, com mais de 511 mil buscas em 2023 e mais de 313 mil em 2022, com um incremento de 62,95% na procura de um ano para o outro. Em seguida, a posição de recepcionista também despontou com um aumento de 53,35% nas buscas por vagas.

Além dessas, outras funções também se destacaram pelo aumento na procura por parte das mulheres. Por exemplo, a busca por oportunidades como assistente administrativo registrou um crescimento de 75,92% em 2023, quando foram registradas cerca de 238 mil buscas, enquanto foram registradas 179 mil em 2022. As buscas por vagas de auxiliar de produção e enfermeira aumentaram em 29,76% e 7,18%, respectivamente.

Segundo José Tortato, COO do BNE, esse aumento na procura por oportunidades de emprego entre as mulheres pode ser atribuído a uma série de fatores. “Movimentos e iniciativas visando promover a independência financeira e a igualdade no mercado de trabalho têm desempenhado um papel fundamental nesse aumento”, afirma Tortato.

Ele também destaca que questões como o aumento do custo de vida e mudanças nas dinâmicas familiares têm impulsionado mais mulheres a ingressar no mercado de trabalho e contribuir para a renda familiar. Além disso, a flexibilização do modelo de trabalho, com a oferta de oportunidades de trabalho remoto, também pode estar influenciando esse movimento.

“O perfil das candidatas tem passado por transformações, com mais mulheres ingressando no mercado de trabalho cada vez mais cedo, redefinindo as expectativas e padrões tradicionais de contratação. Este cenário aponta para uma evolução contínua do papel das mulheres, refletindo não apenas sua busca por emprego, mas também por igualdade e independência econômica.”, finaliza Tortato.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.

Ascom 

WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@bne-empregos.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *