Recrutadores eliminam currículos em até 20 segundos

Recrutadores eliminam currículos em até 20 segundos

Recrutadores eliminam currículos em até 20 segundos

Recrutadores eliminam currículos em até 20 segundos. Em matéria exclusiva ao Extra, o BNE te conta como fugir deste corte e ir bem nos processo seletivos. A voz é do nosso Gerente de negócios, José Tortato.

Como os recrutadores eliminam os currículos

Cerca de 45% dos recrutadores eliminam currículos para uma entrevista de emprego em até 20 segundos. Outros 42% descartam os currículos em um minuto e 11% em dez segundos. Os dados são de uma pesquisa realizada com recrutadores pelo Banco Nacional de Empregos. O gerente de Negócios do BNE, José Tortato explica:

— O recrutador precisa achar candidatos aderentes a uma vaga e, para isso, primeiro passa os olhos rapidamente na pilha de currículos impressos ou lista digital de currículos. Assim, em 20 segundos, um candidato não é aprovado. Mas o recrutador identifica se vale dar uma segunda olhada no currículo dele ou se o elimina, principalmente percebendo se ele tem contato com a área na qual pretende atual ou se cumpre algum requisito muito importante. Por exemplo, se é buscado um vendedor de carros, o currículo de um marceneiro já é cortado — explica Tortato: — Numa segunda etapa, os currículos são avaliados com bastante cautela e são observados todos os requisitos que a vaga pede. E então, a partir daí, os candidatos começam a ser chamados para as entrevistas.

O que fazer para não ter o currículo eliminado

Praticamente sete a cada dez (68%) recrutadores excluem um currículo de imediato pela falta de experiência do concorrente. Dessa forma, Tortato recomenda que não se adie o início da vida profissional para depois da formação em uma área específica.

— Eu sempre sugiro para os candidatos mais jovens procurar vagas de estágio ou de menor aprendiz ou em programas de trainee… Ou mesmo trabalho voluntário. São formas do iniciante entrar no mercado e trabalho e a partir daí criar sua carreira — orienta.

O EXTRA lista, abaixo, dicas para não ser embarreirado nos processos seletivos.

Conseguir um emprego ainda é um desafio no Brasil. A taxa de desemprego caiu para 13,2% no trimestre que acabou em agosto, mas a falta de trabalho ainda atinge 13,7 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Tortato, no entanto, o fim de ano pode trazer boas notícias para quem busca uma vaga.

Demais dicas

— Com o fim do ano se aproximando, período que conta com a Black Friday e o Natal, as vagas de emprego tendem a aumentar, o que abre um cenário de grandes oportunidades. Então, os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados, e o currículo merece toda a atenção, com o candidato o mantendo atualizado, já que a concorrência também costuma ser grande — diz o gerente de Negócios do BNE.

  •  Assim, é importante que o currículo tenha na apresentação informações atualizadas. Por incrível que pareça, ainda são vistos currículos com dados desatualizados e, por conta disso, às vezes o recrutador sequer consegue entrar em contato com o candidato.
  • O documento deve conter informações bem precisas e objetivas referentes à história profissional do candidato. Candidatos que enchem linguiça fazem a leitura do currículo se tornar cansativa.
  • O candidato não deve mentir para enriquecer o currículo. Uma hora a verdade aparece…

Você pode conferir está matéria completa e outra clicando aqui.

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos.

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *