Tipos de currículos para o mercado de trabalho

Falamos muito sobre currículo por aqui: como estruturar, como preencher o objetivo profissional e como seu currículo pode se tornar diferencial para sua área. Contudo, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre quais os melhores tipos de currículo para a área. Por isto, no artigo de hoje vamos te contar os modelos de currículo para você escolher qual utilizar, vem conferir!

O que um bom currículo deve ter?

Independente do formato, algumas informações são essenciais para este documento. Portanto, garanta que seu currículo contenha:

  • Linguagem clara e assertiva;
  • Dados de contato atualizados;
  • Um breve resumo sobre sua vida profissional.

O que você não deve inserir em seu currículo?

Fique atento ao inserir informações irrelevantes no currículo e em seu formato, uma vez que, estas informações podem fazer com que seu currículo seja descartado. Para exemplificar:

  • Pretensão salarial;
  • Foto;
  • Autoelogios
  • Mentiras.

Ademais, é importante avaliar o currículo e inserir informações de maneira clara e objetiva. Visto que, este documento é muito importante para o processo seletivo. Sendo assim, agora que você já sabe o que inserir e o que evitar em seu currículo, conheça os principais formatos de currículo.

Quais são os diferentes tipos de currículo?

Os tipos de currículos se diferenciam a partir da maneira como são elaborados. Dessa maneira, listamos os principais formatos de currículo para o mercado de trabalho. Confira.

Simples

O currículo simples é composto somente por textos com informações básicas para a candidatura. Ademais, a simplicidade torna esse modelo mais versátil. Portanto, utilizar este formato para um primeiro currículo ou vagas que não exigem um modelo específico é o ideal.

Cronológico

Utilizado como uma linha do tempo profissional, ou seja, torna visível o histórico completo da carreira do candidato. É importante inserir as experiências de maneira inversa, do mais recente para o mais antigo.

Temático

Este formato divide competências profissionais e experiências em blocos ou temas. Desse modo, o modelo temático é indicado para recém-formados e para quem está buscando fazer uma transição de carreira. Uma dica extra para este modelo é: completar o documento com uma carta de apresentação, visto que, os nomes de empresas e cargos não estarão presentes no currículo.

Misto

Este modelo mistura currículo temático com o portfólio. Neste sentido, blocos relacionados às atividades de trabalho e de educação costumam ser listados em ordem direta. Assim, as competências recebem um destaque.

Portfólio

O portfólio funciona como uma vitrine para o recrutador. Já que é possível exibir aspectos de produção, mostrando alguns projetos já realizados anteriormente.

Vídeo currículo

Este formato pode funcionar como uma apresentação multimídia e pode conter: textos, imagens, áudios e outros elementos interativos. A fim de dispor todas as informações descritas em um currículo digital ou impresso.

O que considerar para escolher o formato?

Para escolher o melhor formato, busque observar os requisitos da vaga. Normalmente, o formato simples é utilizado.

 

 

 

Compartilhe
Dalton
Dalton

Acompanhe nossos conteúdos

Coloque seu e-mail para receber nossos conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *