Publicidade

10 erros fatais que podem te reprovar no processo seletivo

10 erros fatais que podem te reprovar no processo seletivo

10 erros fatais que podem te reprovar no processo seletivo!

Muitas pessoas não sabem, mas um processo seletivo é composto por várias etapas, entretanto é o momento de entrevista que mais elimina candidatos por erros.

E assim, se você acabar indo mal durante essa etapa pode acabar perdendo uma grande oportunidade. 

Pensando nisso, o BNE, em mais um webinar exclusivo, convidou a psicóloga e especialista em projetos, Pollyana Ferraz, para dar dicas de como evitar os erros fatais no processo seletivo.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

10 erros fatais que podem te reprovar no processo seletivo

A conversa durante a entrevista é um dos pontos que mais pesa para um candidato, ela pode ser decisiva em um processo.

Então, confira agora os 10 erros fatais que você não pode cometer em um processo seletivo:

  1. Chegar atrasado: mesmo que sem querer, chegar atrasado na entrevista conta como um ponto muito negativo para o candidato. Isso porque o recrutador pode analisar que você não tem profissionalismo e não respeita nem os seus e nem os horários do próximo.
  2. Mentir: as mentiras são facilmente descobertas pelos recrutadores, então, não minta sobre suas experiências sobre cargos antigos e nem invente histórias para se promover. Você não irá se dar bem assim!
  3. Não saber nada sobre a empresa: como que você irá responder “Porque devemos te contratar?” ou então “O que você espera da vaga?” se você não conhece nada sobre a empresa, não entende quais são os objetivos e a missão dessa e, consequentemente, não está com as suas expectativas alinhadas com tal? Então não deixe de fazer uma pesquisa aprofundada sobre o negócio antes da entrevista.
  4. Desviar a atenção da entrevista ou interromper a conversa: se você fica o tempo todo olhando no relógio ou no celular pode vir a atrapalhar a conversa, interrompendo o raciocínio de quem está falando. Dessa forma, guarde os aparelhos e se concentre no momento.
  5. Dar respostas vagas: esse é o momento de você vender o seu peixe, de você demonstrar as suas qualidades, falar das suas proficiências e afins. Assim, fica feio responder “Porque eu quero” ou então “Porque eu mereço” ou até “Porque sim”.
  6. Ser arrogante: se você não gosta que sejam grosseiros com você, porque você seria com os outros? Então, se você acha que a vaga não está alinhada com o seu perfil profissional, apenas não de seguimento ao processo! Pega mal desrespeitar o recrutador só porque as suas expectativas não estão alinhadas com o cargo.
  7. Falar mal dos empregos anteriores: chegar já reclamando do ex chefe, dos ex colegas, ou da própria empresa demonstra ao recrutador que você não teve maturidade para deixar essas questões de lado e que, possivelmente, trará essa briga para a empresa nova.
  8. Não utilizar as vestimentas corretas: e quando falamos de roupas corretas não estamos falando do social clássico, na verdade você precisa seguir o próprio dress code da corporação. Dessa forma, pesquise se os colaboradores desta se vestem de forma mais formal ou informal e se adeque ao modelo.
  9. Não demonstrar interesse em progredir: se você está de braços cruzados, cabeça baixa e não esboça um sorriso, pode parecer que você não está tão afim assim de participar do processo. De tal maneira, o recrutador irá passar a vaga para quem realmente se mostra animado e empolgado com o cargo.
  10. Não tomar cuidado com a postura: o marketing pessoal é a primeira coisa que um recrutador presta atenção, cuide com gírias, sua postura corporal e a forma que se expressa conforme avança no processo. 

Agora você não irá mais cometer nenhum desses 10 erros fatais que podem te reprovar em um processo seletivo. O BNE te deseja sorte na sua recolocação no mercado.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Publicidade

Posts Relacionados