Você sabe como fazer um vídeo de apresentação?
Existem muitas tecnologias sendo utilizadas pelos recrutadores neste momento, é importante que os candidatos fiquem atentos a elas.
Pensando nisso o BNE trouxe a Andréia Marinho, Psicóloga e Mentora de recolocação profissional, para explicar todos os detalhes sobre.
Vem com a gente conferir!
Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.
O que é um vídeo apresentação?
O vídeo apresentação nada mais é do que uma das etapas de um processo seletivo onde o candidato deve se apresentar ao recrutador, normalmente, em 2 minutos.
Andréia explica, “O motivo da utilização deste modelo é a otimização de tempo.”
Pois, imagine só como é trabalhoso para o entrevistador passar de 30 minutos a uma hora entrevistando cada pessoa que se aplicou para a vaga.
Assim, muitas pessoas podem vir a pensar que algumas informações acabam ficando de fora, pois o tempo é realmente curto. Entretanto “Essa etapa é apenas uma etapa, ela é a oportunidade de você chamar a atenção do recrutador e então sim conseguir uma entrevista completa” aponta a Psicóloga.
Quais informações colocar?
Basicamente tudo! “Competências técnicas, competências comportamentais, resiliência, autoconfiança, motivação, raciocínio…” aponta Andréia.
Acima de tudo, entenda que este é o momento de se vender, de apresentar que você é o profissional para aquela vaga.
Qual a diferença entre Pitch, vídeo currículo e o de apresentação?
Assim, todas elas possuem as suas particularidades, no entanto, quando pensamos em recrutamento “Se você receber a proposta de realizar esses vídeos em um processo seletivo, significa sim a mesma coisa!” expõe.
Entretanto, saiba: O Pitch é um vídeo curto de até 2 minutos; assim, o vídeo currículo é focado nas informações apresentadas neste documento e o vídeo de apresentação, normalmente, pode ser dirigido pelo o que a empresa perguntar sobre você.
Como fazer um vídeo apresentação?
- A primeira impressão é tudo! Não esqueça de ser conciso e cuidadoso com as informações, sendo também claro e rápido.
- Conheça sua história: fale sobre as suas competências, cases de sucesso e seu currículo.
- Alinhe suas competências com os valores da empresa: pesquise sobre a missão, visão, valores e requisitos da vaga. Analise se o seu perfil se encaixa com essas informações.
- Prepare tudo: dessa forma, alinhe a câmera, veja se o áudio está bom, confira a sua base para apoio.
- Garanta que: o ambiente seja iluminado e silencioso, com um fundo neutro e organização em dia.
- Seja memorável: apresente motivação e energia, fale olhando para a câmera e não descuide com a sua postura.
Essas são dicas essenciais para quem vai realizar um vídeo de apresentação. No Webinar a Andréia ainda apresenta um mapa para que você faça o roteiro do seu vídeo e não se perca.
Por fim, entenda que as empresas estão trabalhando com muito mais transparência com os candidatos, “Elas dizem o que você precisa colocar no seu vídeo, siga essas informações.” coloca a Psicóloga.
E não esqueça de treinar muito, fazer vários vídeos para ir se soltando e se aperfeiçoando. Não esqueça também que todo mundo erra no começo, e por isso é importante analisar seus erros e entender como melhorar.
Agora você já está preparado para ir muito bem no seu próximo vídeo de apresentação, não deixe de conferir o Webinar completo da Andréia aqui em baixo.
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.