Carreira profissional: O que é e por onde começar?

Carreira profissional: O que é e por onde começar?

Carreira profissional: O que é e por onde começar?

Carreira profissional: O que é e por onde começar?

Ter uma carreira profissional é uma jornada de autodescoberta, crescimento constante e oportunidades ilimitadas de aprendizado e realização pessoal. Você não entende muito sobre o assunto? Não se preocupe. Neste post, você vai aprender tudo sobre o tema.  

Vamos te ajudar a compreender mais sobre os tipos de carreira que existem e o que esperar da carreira profissional. Além disso, queremos te ajudar a criar um bom plano de carreira e como se preparar para a carreira profissional. Confira nossas dicas e foque no seu sucesso! 

O que é carreira profissional?

A carreira profissional está relacionada à trajetória ocupacional ou profissional de uma pessoa ao longo de sua vida. É a soma de todas as suas experiências de trabalho.  

A carreira envolve graduação, pós-graduação, empregos, posições e experiências relacionadas ao seu campo de atuação.  

Além disso, a carreira pode ser caracterizada por objetivos profissionais, ambições, crescimento, conquistas e também pela busca contínua de oportunidades para alcançar sucesso no âmbito profissional. 

A carreira profissional é um dos grandes desafios impostos pela sociedade. Agora é preciso considerar alguns pontos que serão vistos mais adiante. A escolha de uma carreira influência o indivíduo no seu trabalho, no relacionamento com outros e até mesmo no que cada um tem como expectativa de evolução. 

Qual a diferença entre carreira profissional e profissão?

Para continuarmos, é importante esclarecer a diferença entre carreira profissional e profissão:

Carreira profissional

É o caminho que você trilha ao longo de sua vida profissional. Inclui as posições e organizações em que você esteve empregado, os conhecimentos que adquiriu e as competências e habilidades que aprimorou para crescer como profissional. 

Profissão

Em resumo, a profissão é o que você estuda. Quando uma pessoa presta um vestibular, ela escolhe o curso que deseja fazer e, com isso, a profissão que quer. Ou seja, você pode ser um engenheiro, fisioterapeuta, jornalista, nutricionista, administrador de empresas, entre outras opções.

Conheça alguns tipos de carreiras profissionais

1. Carreira sem fronteira:

Essa carreira tem como principais características a mobilidade e flexibilidade de acordos de trabalho. O profissional transita entre várias organizações e ocupações, como autônomo, tempo parcial, teletrabalho, trabalho por projetos, temporários, entre outras. 

2. Carreira proteana:

A carreira proteana dá a ideia de que o colaborador conduz a sua carreira a partir das circunstâncias ou de seus desejos pessoais. 

3. Craft career:

Neste modelo, os indivíduos são como artesãos de suas próprias carreiras que estão abertas a transformações, como obras de arte.

4. Carreira portfólio:

O modelo de carreira portfólio é formado por atividades e competências diversificadas, isso permite que o indivíduo faça várias coisas ao mesmo tempo.

5. Carreira multidirecional:

Esse modelo de carreira é flexível, dinâmico e aberto a direções e novas possibilidades distintas e igualmente válidas.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre carreiras, está na hora mergulhar nos seus planos de carreira profissional. Não vamos perder tempo, né? 

Carreira profissional: O que é e por onde começar?

O que esperar da carreira profissional?

A maioria dos trabalhadores espera ter uma carreira profissional de sucesso. Ter o trabalho reconhecido está relacionado a ser bem-sucedido e isso acontece a partir do empenho e sacrifício de cada um. Porém, sabemos que não é fácil conquistar sucesso em um mercado de trabalho tão competitivo.  

No entanto, seja você um freelancer, trabalhador PJ, autônomo ou CLT, para ter sucesso em qualquer atividade profissional, é preciso se aperfeiçoar e melhorar a qualidade do seu trabalho.  

É a busca constante por avanço e dedicação, que faz com que as empresas reconheçam a importância de seus trabalhadores. 

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira pode ser descrito como um caminho que estabelece as competências essenciais que um funcionário precisa ter para assumir cada posição hierárquica numa empresa. Além disso, também pode representar as expectativas da empresa em relação a cada cargo. Por isso, a sua elaboração é fundamental para atrair e manter talentos na organização. 

O plano de carreira precisa auxiliar o trabalhador a se desenvolver cada vez mais, pois é por dele que o profissional sabe quais serão as etapas de hierarquia da empresa. 

Como se preparar para a carreira profissional?

Para te ajudar a se preparar para a carreira profissional, separamos alguns passos importantes:

Fazer bons cursos

Busque cursos que realmente acrescentem valor à sua área de atuação e mantenha-se atualizado(a). Um profissional de excelência está sempre atualizado com relação aos avanços tecnológicos, científicos e outras inovações relevantes.  

Contar com bons mentores

Conte com o apoio de um mentor, ele irá te ajudar a impulsionar em sua trajetória profissional. Fique atento aos especialistas disponíveis no mercado que oferecem orientação, especialmente no LinkedIn. Sempre que possível, busque um mentor competente para te ajudar a alcançar o sucesso em sua carreira. 

Ler bons livros

A leitura faz toda a diferença, seja na carreira profissional ou no dia a dia das pessoas. Ao ler bons livros é possível absorver conhecimentos necessários para aplicar no dia a dia. Busque fazer leituras tanto da sua área de atuação quanto de assuntos que você gosta.  

Fazer terapia

A terapia ajuda a prevenir diversos problemas, como crises de ansiedade e até depressão. Ao fazer terapia, nos sentimos preparados(as) para lidar com as pressões do dia a dia e com a carreira profissional. 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o que é carreira profissional, vamos investir na sua? Siga nossas dicas e tenha sucesso em todos os seus projetos profissionais! 

7 dicas para ter uma carreira profissional bem sucedida

Para realizar o sonho de uma carreira profissional bem sucedida, é importante contar com um bom plano. Confira as dicas que trouxemos sobre como encontrar as melhores oportunidades e conquistar uma boa remuneração.  

1. Planeje sua carreira

Você já sabe como é importante fazer um planejamento, mas como dar continuidade? O primeiro passo é definir qual é o seu objetivo profissional e as metas em curto, médio e longo prazo. Lembre-se de considerar as suas prioridades e valores de vida. Algumas pessoas buscam uma rotina mais tranquila, enquanto outras desejam assumir cargos desafiadores. Por isso, é importante imaginar sua vida ideal daqui a alguns anos e planejar a partir disso. 

2. Tenha paciência para lidar com os altos e baixos

Até os profissionais mais bem-sucedidos passam por momentos complicados ao longo de suas trajetórias. Por isso, você precisa aprender a lidar não só com os sucessos, mas também com os fracassos da melhor forma possível. Tente não deixar o desânimo fazer você desistir dos seus objetivos. Busque focar nas soluções e aprender com os erros. 

3. Adote atitudes proativas em diferentes situações

Os profissionais proativos e que têm iniciativa costumam ter mais chances de alcançar o sucesso e se destacam perante os demais. Por isso, tenha atitude e mostre que está disposto a ajudar. Assim, você terá ótimas oportunidades de aprender coisas novas e até ser notado pelas lideranças. 

4. Valorize a sua rede de contatos

O networking é essencial para a carreira profissional. Por meio da faculdade e das vivências no mercado de trabalho, é possível conhecer pessoas novas, fazer amizades e desenvolver relacionamentos. Essas conexões colaboram para o seu desenvolvimento, pois as trocas de informações e experiências são fontes de aprendizado. Além disso, é muito comum profissionais serem indicados por colegas para preencher vagas de empregos. 

5. Escolha uma área de atuação que tenha a ver com você

O trabalho é uma certa obrigação na vida das pessoas, mas ele pode ser prazeroso. Por isso, procure uma carreira que esteja relacionada aos seus interesses. Ao trabalhar com o que você gosta, a rotina fica muito mais leve e produtiva.  

6. Invista no seu desenvolvimento contínuo

A sua preparação para o mercado de trabalho deve continuar mesmo depois da graduação. Os profissionais que mais se destacam são aqueles que não param de estudar e se dedicar a novos desafios. Ao estar em constante desenvolvimento por meio de cursos, leituras, eventos da área, entre outros, fica muito mais fácil acompanhar as mudanças do mundo.

7. Busque o autoconhecimento

Para saber lidar e dominar suas habilidades, qualidades e pontos fracos é preciso se conhecer bem. Faça um exercício contínuo de olhar para dentro, para se tornar uma pessoa melhor. E isso vale tanto para a carreira profissional quanto para a vida pessoal. Quando a gente se conhece de verdade, sabemos como resolver os problemas do dia a dia de forma mais tranquila e assertiva.  

Quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho?

Pensando no seu futuro de sucesso, preparamos uma lista com as habilidades que valem a pena serem desenvolvidas para se dar bem. 

– Saber trabalhar no ambiente virtual: Fique por dentro das principais ferramentas de comunicação e colaboração usadas na rotina das empresas. 

– Pensamento crítico para propor soluções: Saiba analisar os contextos, identificar as oportunidades e propor soluções inovadoras. 

– Flexibilidade para lidar com as mudanças: Seja capaz de lidar com as transformações repentinas. 

– Dedicação para dar o melhor: Seja reconhecido como aquele que se dedica e faz boas entregas. 

– Inteligência emocional: Busque ter empatia, controle emocional e resiliência. Pessoas com essas habilidades conseguem conquistar boas posições nas empresas. 

– Colaboração para trabalhar em equipe: Saiba ouvir os outros, apoiar e ensinar. Essas atitudes ajudam a empresa a evoluir em conjunto. 

– Pensamento inovador: Busque novas formas de fazer o mesmo. Desenvolva sua capacidade de inovação para se diferenciar na carreira profissional. 

– Capacidade de liderança: Seja um profissional que inspira outras pessoas. Lide com os desafios do trabalho com empatia e disposição. 

– Conseguir se autogerenciar: Administre o tempo de trabalho, organize a rotina, cumpra metas e priorize as atividades mais urgentes.  

A construção de uma carreira profissional bem-sucedida é um processo contínuo que envolve autodescoberta, aprendizado e adaptação às mudanças. As dicas que trouxemos para você são muito úteis para orientá-lo na sua jornada.  

Lembre-se: o sucesso não acontece da noite para o dia. Ele é resultado de muito esforço, persistência e dedicação. Por isso, seja paciente, defina suas metas, busque oportunidades de crescimento e não deixe de investir em seu desenvolvimento profissional.  

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais. Estamos sempre à disposição para te ajudar! Aproveite também para seguir nossas páginas. Assim, você fica por dentro dos assuntos mais relevantes sobre o mercado de trabalho. Até o próximo artigo!  

 
 

Uma entrevista de emprego é uma via de mão dupla. Enquanto o recrutador está avaliando se você é a pessoa certa para …

Os conflitos no ambiente de trabalho são comuns e podem ocorrer devido a um dia estressante, diferenças de opinião, personalidades distintas e …

Procurar um trabalho pode ser um processo desafiador e estressante, especialmente na hora de se preparar para uma entrevista de emprego. Por …

No cenário empresarial atual, marcado por mudanças e avanços tecnológicos, a capacidade de aprender e se adaptar é mais importante do que …

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *