O que é curriculum vitae e para o que serve?

O que é curriculum vitae e para o que serve?

O que é curriculum vitae e para o que serve?

Você está em busca de emprego? Sabia que o curriculum vitae é o documento fundamental para garantir uma vaga, se apresentando de forma formal ao seu recrutador?! Nele, você apontará todas suas experiências, habilidades, competências, dados pessoais e o que mais for válido para mostrar à empresa que você é a pessoa certa para garantir a vaga em aberto.

Preparado(a) para saber tudo sobre curriculum vitae? Então continue a leitura do texto e prepare-se para elaborar o seu! Boa leitura.

O que é curriculum vitae?

Primeiramente, devemos explicar que curriculum vitae e currículo são a mesma coisa. Apesar de a gramática ser diferente, ambos tem o mesmo significado. Esse é um documento que resume seus conhecimentos, habilidades, experiências da carreira de um profissional que está em busca de um emprego.

Abreviado como CV, o curriculum vitae/currículo, serve para o profissional se apresentar formalmente, ao recrutador da empresa e mostrar-lhe que é o profissional adequado para ocupar a vaga que está em aberto.

No entanto, o curriculum vitae é um “bicho de sete cabeças” para muitos profissionais, pois sua estruturação exige atenção e muitos detalhes. Mas, se você leu até aqui, não se preocupe! Vamos te contar tudo sobre o CV, e te ajudar a tornar esse momento o mais seguro possível, para que você tenha confiança na hora de criar o seu curriculum vitae. Continue a leitura do texto e descubra, abaixo, como fazer o seu.

Qual a diferença de currículo para curriculum vitae?

Como citamos acima, currículo e curriculum vitae são o mesmo documento. A gramática que difere os dois. Enquanto o currículo é a versão em português, curriculum vitae vem do latim. Ambas as escritas estão corretas.

Curriculum vitae é de origem estrangeira, por isso, deve ser escrito em itálico ou entre aspas. Uma curiosidade da palavra é o seu plural, que altera a escrita para curricula vitae.

Nos Estados Unidos, curriculum vitae tem outro significado, sendo usado para definir um documento extenso de fins acadêmicos, e a palavra resume é utilizada para definir currículo ou curriculum vitae, como conhecemos.

Portanto, ambas as escritas estão corretas e significam o documento de apresentação profissional.

Como fazer um curriculum vitae?

Como dito anteriormente, o curriculum vitae pode ser um bicho de sete cabeças para muitos profissionais, mas definimos de outra forma. O CV pode ser um desafio, e desafios são feitos para serem vencidos, não é mesmo? Então, veja só. Separamos itens que precisam estar no seu documento e servem como base para você ter um curriculum vitae completo. Confira abaixo:

  1. Cabeçalho com informações de contato (nome completo, telefone, e-mail)
  2. Introdução (apresentação ou objetivo profissional)
  3. Experiência laboral
  4. Educação
  5. Habilidades
  6. Seções adicionais, como: idiomas, cursos extras, trabalho voluntário, etc.

Além disso, seja breve nas respostas, coloque o mais importante logo no início do CV, revise várias vezes – se precisar, peça para outra pessoa dar uma olhada, evite ao máximo ter erros de português e pontuação. 

Saiba mais: Objetivo para currículo: exemplos do que você pode colocar 

O que não colocar no curriculum vitae?

Você precisa fazer o seu currículo chegar ao recrutador de uma forma que ele se interesse em ler e saber quem é você. Como você viu acima, são diversas informações que precisam estar no documento, mas existem outras que são desnecessárias e podem atrapalhar na hora de ser selecionado.

Inserir o máximo de informações, mesmo que você acredite serem interessantes, pode não ser uma boa estratégia. Lembra que citamos que você precisa ser direto?

No tópico anterior, falamos o que você precisa inserir no curriculum vitae, agora é hora de entender o que você deve evitar pôr no documento. Acompanhe!

  • Histórico escolar
  • Pretensão salarial
  • Referências profissionais
  • E-mail pouco profissional que tenha apelidos ou palavras inadequadas
  • Experiências muito antigas ou irrelevantes para o cargo
  • Hobbies (deixe esse tópico para falar durante a entrevista)

Curriculum com ou sem foto?

Você já deve ter se perguntado, em algum momento, se é adequado por uma foto sua no currículo, não é mesmo? Eis que surge a dúvida: colocar ou não?  Essa dúvida tem uma lógica e vamos explicar o porquê algumas empresas não aceitam CV com foto.

É muito comum que profissionais, ao montarem o curriculum vitae, fiquem na dúvida de pôr uma foto de apresentação, pois há empresas que não pedem esse detalhe, por conta da Lei nº 9.029/25 que proíbe a discriminação no acesso às oportunidades por sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, e outros. A Lei surgiu por conta de denúncias contra discriminações que ocorriam pelo julgamento das vagas baseado em alguns estereótipos.

Esse é um motivo que faz com que as empresas neguem currículos com fotos, porém, esse é um detalhe, já que os recrutadores buscam o nome do candidato nas redes sociais e lá você precisa ter uma foto de perfil adequada e cuidar com as postagens.

Colocar ou não foto no currículo depende do processo de seleção e da empresa. Caso seja pedido uma foto, escolha uma apresentável, com boa qualidade e mais formal possível. Algumas empresas podem solicitar foto no CV justamente para atender políticas afirmativas de inclusão. 

Normalmente, cadastros online fazem a solicitação de foto, como sites de empesas e portais de vagas. Sendo assim, é fundamental ter uma foto adequada e atualizada para mostrar boa aparência. É uma prática comum no mercado de trabalho.

Se ainda tiver dúvidas, acesse o link abaixo.

Dicas para NÃO errar na hora de colocar sua foto no currículo.

Carta de apresentação é a mesma coisa que curriculum vitae?

Primeiramente, você precisa entender que carta de apresentação não é a mesma coisa que o curriculum vitae. A carta é um documento curto, com três ou quatro parágrafos e serve como um “complemento” do CV, que corresponde as declarações feitas por você sobre suas qualificações.

Leia sobre: O que colocar nas qualificações do currículo?

Essa carta dá uma breve descrição sobre as experiências e realizações do candidato quanto a vaga disputada. Precisa ser bem escrita e direta, assim servirá de auxílio para os recrutadores entenderem se você é o profissional adequado para a vaga, bem com provar suas experiências anteriores e qualificação. Ela serve, acima de tudo, para você explicar como atende aos critérios exigidos.

De forma resumida, a carta de apresentação é um resumo do currículo, e pode ser enviada juntamente ao CV, porém ela não é um documento obrigatório e sim opcional.

Agora que você já sabe que currículo e curriculum vitae são a mesma coisa, os itens que não podem faltar nesse documento e que carta de apresentação é um item opcional, que tal começar a estruturar o seu agora mesmo no BNE?! Aproveite para dar uma olhada nos demais conteúdos sobre essa temática no nosso blog.

Você vai gostar desse texto: Hobbies: como descrever interesses pessoais no seu currículo?

Por hoje, ficamos por aqui. Mas, se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE, não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *