O que é Simples Nacional e como funciona?

O que é Simples Nacional e como funciona?

Você sabe o que é Simples Nacional e como este funciona?

No artigo de hoje falaremos sobre como este modelo de tributação atua, quais empresas se encaixam e como são pagos estes impostos. Acompanhe!

Entenda o Simples Nacional

O Simples Nacional é um modelo de tributação direcionado para pequenas e médias empresas aqui no Brasil. Dessa forma, abrange os negócios que faturam até R$4,8 milhões por ano.

Ele foi criado em 1960 e vem passando por atualizações para se adequar as inovações do mundo atual. Sendo assim, é a Lei Complementar nº155 que o rege.

Um dos grandes benefícios de se optar pelo Simples é a possibilidade de efetuar o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais em apenas uma guia mensal. Muito legal, né?

E também os MEI’s podem optar pelo Simples, até mesmo porque este tem a intenção de impulsionar o empreendedorismo brasileiro!

Quais impostos são unificados pela Lei?

Sete impostos e contribuições podem ser pagos juntos conforme uma empresa escolhe o Simples Nacional, são eles:

  • Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Contribuição para o PIS/Pasep Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Quais empresas não podem optar pelo regime?

Além das empresas que possuem faturamentos acima de R$4,8 milhões por ano, e que assim, não se enquadram mais como pequenas empresas, existem outras particularidades que podem deixar o negócio de fora.

Por exemplo, uma corporação não pode se beneficiar do Simples Nacional se a mesma tiver sócios no exterior, dívidas no INSS ou então ter capital em administrações públicas (diretamente ou não).

E também, as organizações que atuam em várias atividades, como a cessão ou locação de mão de obra, importação ou fabricação de automóveis e motocicletas, loteamento e incorporação de imóveis, não podem escolher o regime.

De tal maneira, para conferir se o seu negócio se enquadra no Simples Nacional e se você pode optar pelo modelo de tributação, o ideal é entrar em contato com com um contador especializado. Por fim

Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos.

Quer ter o seu currículo em destaque em nossa plataforma, contar com candidaturas ilimitadas, conteúdos exclusivos e mais diversos benefícios? Então assine o VIP agora mesmo.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *