Você possui autoconhecimento suficiente para responder sobre seus pontos fortes e fracos na entrevista de emprego?
A pergunta que não quer calar, como falar dos pontos negativos sem ser ruim e como evidenciar os positivos sem parecer um figurão. A maioria dos candidatos ainda não sabe como fazer neste momento da entrevista.
Pensando nisso, o BNE, em mais um webinar exclusivo, convidou a psicóloga e mentora de recolocação, Andréia Marinho, que te ensinará a como responder essas tão temidas perguntas.
Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.
O porquê da pergunta
Antes de tudo, precisamos entender o porquê dessa pergunta ser feita durante a entrevista, afinal, o que ela analisa?
Entenda, “O recrutador quer identificar se o seu perfil está de acordo com a posição que ele busca preencher”, explica a mentora.
Isso porque, antes mesmo da vaga ser apresentada ao público, é feita uma análise de qual perfil o profissional deve ter para conseguir o cargo.
E assim, dentro desse perfil existem as proficiências necessárias, habilidades comportamentais e características pessoais procuradas.
De tal forma, a pergunta sobre seus pontos fracos e fortes, serve para que o entrevistador entenda melhor o seu perfil pessoal e profissional e então possa verificar se este é o necessário para a vaga.
Como responder sobre seus pontos fortes
Para responder sobre os seus pontos fortes, “É importante você pensar naquilo que é necessário para a vaga” ensina a psicóloga.
Assim, se você não ainda não sabe quais são os seus pontos fortes, será necessário trabalhar o autoconhecimento antes da entrevista. Até porque, você precisa analisar de quais pontos irá falar, e como irá relacionar estes com a vaga.
Para isso, pense sobre o que você faz bem, quais são as atividades que você já recebeu um feedback positivo, algum elogio…
Então, faça uma reflexão: não é porque VOCÊ faz bem uma atividade que outras pessoas também façam. Saiba, essas atividades são os seus pontos fortes e você deve evidenciá-los de forma estratégica durante a entrevista.
Para te ajudar nesse processo de autoconhecimento, a psicóloga Andréia trouxe alguns exemplos de pontos fortes que você pode ter. São eles:
- Visão estratégica;
- Trabalho em equipe;
- Comunicação assertiva;
- Criatividade;
- Melhoria contínua;
- Inteligência emocional;
- Proatividade;
- Capacidade de negociação…
Após identificar os seus pontos, Andréia indica que você faça uma conexão entre as suas competências e as competências da vaga.
Assim, se na descrição da vaga está escrito que o profissional deve ser proativo, responsável e saber trabalhar sob pressão e esses forem os seus pontos positivos, é sobre estes que você deve falar na hora da entrevista.
Como responder sobre seus pontos fracos
Da mesmo forma que o recrutador pergunta sobre os pontos positivos para analisar o perfil do candidato, ele quer saber quais são os pontos negativos do entrevistado, em vista que todos somos humanos e levamos conosco características, sejam elas boas ou não.
Então, uma dica da Andréia para este momento é “Se o recrutador perguntar no singular, fale um ponto de melhoria apenas”.
Entretanto, se esse não for o caso, é importante ter pelo menos três pontos na ponta da língua.
Alguns exemplos de pontos negativos são:
- Desconforto de falar em público;
- Não ser muito organizado;
- Um pouco impaciente com pessoas lentas;
- Um pouco ansioso…
E assim, para completar a sua resposta, sempre demostre o que você tem feito para melhorar no quesito e quais são os resultados que você tem obtido até o momento.
Por fim, muita calma nessa hora. Todos nós temos pontos a melhorar, o recrutador entende que você é um ser humano, então respire fundo, tome um gole de água e prossiga com a resposta.
Agora você já sabe responder sobre seus pontos fortes e fracos na entrevista de emprego. O BNE te deseja boa sorte na sua recolocação!
E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.