Como cuidar da saúde emocional no trabalho

Saúde emocional profissional: Dicas para cuidar da saúde emocional no trabalho

Saúde emocional profissional: Dicas para cuidar da saúde emocional no trabalho

Tudo sobre saúde emocional no trabalho

Primeiramente, podemos definir que uma pessoa saudável emocionalmente, é aquela que sabe manter relações positivas e duradouras com um elevado nível de autorrealização. Mas, como estamos falando especialmente do ambiente corporativo, podemos fazer ligação desse conceito com a forma que o profissional se relaciona com seus colegas de trabalho, superiores e clientes. Além do nível de satisfação com as atividades que realiza na empresa. Falaremos mais sobre isso no tópico abaixo.
A saúde emocional, também se caracteriza pela capacidade de controlar e gerenciar alterações de comportamento que influenciam nossas vidas. Em outras palavras, ela se baseia no equilíbrio e bem-estar do corpo e mente com a nossa vida pessoal e profissional.

O que é saúde emocional no trabalho?

Saúde emocional no trabalho é um assunto muito em pauta atualmente. Pois, as empresas passaram a perceber o quanto é importante que seus funcionários tenham controle de suas emoções e boas relações com os colegas. Claro, além disso, os colaboradores que possuem boa saúde mental produzem mais, são mais engajados, e desenvolver melhor os resultados positivos da corporação.
O fato é que além de tudo que citamos acima, os últimos anos foram marcados por uma grave crise sanitária – a pandemia da Covid-19. O que agravou a saúde emocional de todos e agravou a situação de milhares de trabalhadores. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que o Brasil é o país que mais tem pessoas ansiosas em todo o mundo, cerca de 93% da população sofre com esse problema. Isso é praticamente 18 milhões de brasileiros.
Como citamos no início do texto, a saúde emocional é muito importante, pois ela determina como nós lidamos com a nossa vida pessoal e profissional. Abaixo, vamos dar dicas de como você pode manter sua saúde psicológica no ambiente de trabalho. Confira!

Sabemos que há inúmeros fatores que causam danos ao emocional e tornam a nossa rotina estressante: transporte público, empregos cansativos, baixos salários, jornada dupla de trabalho, sono ruim, falta de tempo para atividades físicas e lazer e muitos outros que contribuem. Segundo a OMS, o Brasil está no ranking de país com a população mais estressada, perdendo apenas para o Japão. E os dados de 2017 apontam que o fator que mais causa estresse no brasileiro é o trabalho. Além disso, há transtornos como depressão (5º lugar), e a ansiedade, como o país mais em primeiro lugar no globo, como já citamos aqui.
Mas, apesar disso tudo, trouxemos algumas dicas que podem aliviar a sua rotina e tornar o seu emocional no trabalho melhor. Quer saber como cuidar da saúde emocional no trabalho? Então confira abaixo.

  • Desenvolva o autoconhecimento

Primeiro de tudo, é necessário fazer uma autoanálise e entender quais são seus potenciais e quais são suas limitações. Assim, você conseguirá ter um controle de suas emoções, pois saberá quais são seus limites (até aquele momento). Além disso, é essencial que você, como profissional, observe suas emoções e as reações que elas afloram. Assim, fica mais fácil perceber a dimensão do que o satisfaz e motiva. Consequentemente, você passará a ter relações mais saudáveis e um convívio mais harmônico com seus colegas de profissão.

  • Perceba a forma que se comunica

Comunicação é a base para qualquer relação. Por isso, é essencial que ela não tenha ruídos. Ou seja, é preciso comunicar-se de maneira assertiva e clara – assim você evita conflitos desnecessários. Entender que a falha na comunicação compromete a produtividade e aumenta a perda de tempo e os retrabalhos é fundamental para criar boas relações interpessoais.

  • Pratique a resiliência

Profissionais que desenvolvem a resiliência, conseguem se sair bem de qualquer situação, pois não se desesperam diante dos desafios. A pressão, bastante comum no dia a dia de trabalho, também passa a ser um mero detalhe. Saiba que perder o sono por conta de algum projeto, sentir-se ansioso o tempo todo e ficar inseguro com alguma atividade, são sentimentos que desencadeiam o estresse no dia a dia. E são eles que devemos evitar.

  • Tenha uma atitude positiva

Essa dica vale para a vida pessoal também, mas no ambiente de trabalho, manter pensamentos positivos pode favorecer e influenciar o humor das pessoas com quem você se relaciona.

  • Desenvolva sua inteligência emocional

É fundamental saber controlar as emoções: elas têm influência direta na sua produtividade e nas relações profissionais. Por isso, uma das coisas que inteligência emocional prega (e que você deve aperfeiçoar) é que para manter sua saúde emocional é preciso entender e respeitar as diferenças, compreender suas limitações e a dos outros e também lidar de forma positiva com as situações.

Como manter a saúde mental no home office?

Como se já não bastasse passarmos por uma pandemia e uma crise econômica, o home office chegou como uma certa novidade para muitos profissionais. Várias empresas, com objetivo de diminuir a contaminação pelo vírus, adotaram medidas de distanciamento e até mesmo a exclusão do trabalho presencial, fazendo com que os colaboradores passassem a trabalhar em casa.
Porém, o home office apresentou-se cheio de desafios para todos os profissionais. Um lugar adequado para trabalhar, silêncio, atenção, foco, outros familiares em casa (para trabalhar ou as crianças), aulas à distância e muitos outros. Nunca foi tão necessário ter equilíbrio emocional, por conta do que estava acontecendo no mundo e por todas as novidades que se apresentaram.
A pandemia pode até ter acabado, porém, muitas empresas adotaram definitivamente o home office. Por isso, separamos 5 dicas que podem te ajudar a manter a saúde emocional longe do trabalho presencial. Confira!

  1. Crie uma rotina assertiva: quando se há uma rotina, seu corpo entende os horários de cada atividade. Sabemos que é um desafio enorme trabalhar com crianças em casa ou quando o seu lar está bagunçado, porém, é importante que seus afazeres domésticos não interfiram o expediente. Por isso, a nossa dica é: estabeleça metas e atividades a serem cumpridas ao longo do dia. Não vise prazos impossíveis nem demandas que estipulem os horários estabelecidos. Se você sentir que não está dando conta das demandas, avise a empresa.
  2. Preste atenção no tempo que você passa nas redes sociais: é inevitável dar uma olhadinha no celular e nas redes sociais, não é mesmo? Porém, a distração pode comprometer o seu rendimento e até levar a procrastinação. Além disso, elas estão repletas de fake news, e isso pode comprometer a sua saúde mental. A dica é averiguar em sites confiáveis as notícias antes de tomar como certas.
  3. Alimente-se de forma saudável: essa dica você já deve ter visto em vários outros lugares e aspectos da sua vida. Mas, é verdade! Alimentar-se de forma saudável e adequada ajuda a manter o foco, sentir-se motivado e feliz. Não esqueça de beber no mínimo dois litros de água por dia. Além disso, bons hábitos alimentares ajuda no sistema imunológico.
  4. Pratique exercícios físicos: Assim como a dica acima, praticar exercícios físicos está na lista de coisas que contribuem muito para a saúde mental. Procure vídeos no YouTube de exercícios rápidos e alongamentos. Meditar também é uma opção, nos casos de você estar sozinho em casa. Fazer uma caminhada após o expediente pode ser muito agradável para se desligar do trabalho.
  5. Aproveite a família e os momentos de lazer: quando estiver com a sua família ou em um momento de lazer, não pense no trabalho. Se possível, deixe o celular no silencioso ou até mesmo desligado. É fundamental separar um momento para fazer coisas que se gosta, como: ler um livro, jogar videogame, passear no parque, organizar um almoço em família e amigos, etc. A lista é grande, e cabe a você dedicar-se um momento para sentir-se bem.

O que pode estar causando tantos danos à saúde emocional dos profissionais?

De fato, há inúmeros transtornos que podem causar danos à saúde emocional dos profissionais. Como:

  • Transtorno de humor;
  • Transtornos afetivos;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Burnout;
  • Estresse e outros.

Além desses citados, podemos destacar que o mercado de trabalho é um cenário de alta competitividade, cobranças diárias, baixos salários, metas para bater e prazos apertados. Se isso for somado aos problemas pessoais, aí tudo vira uma grande bola de neve.
E sabemos, o emprego ocupa boa parte do dia dos trabalhadores, afinal, a maioria se dedica as atividades por cerca de oito horas diárias, seja de forma presencial ou virtual. Ninguém está livre da sobrecarga emocional, mas cabe a nós mesmos ir atrás de alternativas que possam ajudar a minimizar os impactos negativos do dia a dia. Esperamos ao fim desse artigo você saiba como cuidar da saúde emocional no trabalho.


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