O mercado de trabalho atual exige agilidade e eficiência, dois aspectos que o ATS para recrutamento e seleção consegue garantir. Com ele, é possível unificar e simplificar todas as etapas necessárias para a gestão de candidatos e processos seletivos.
Amplamente utilizada por grandes empresas, o ATS está se tornando comum também em negócios de médio e pequeno porte. No artigo de hoje, você vai aprender sobre o que é, quais as vantagens e como até mesmo candidatos podem se beneficiar do Applicant Tracking System. Confira!
O que é ATS?
ATS é a sigla para Applicant Tracking System, que pode ser traduzido para o português como Sistema de Rastreamento de Candidatos. É um software com foco no recrutamento e seleção, que reúne todas as funcionalidades necessárias para a gestão de candidatos.
Em uma única plataforma, é possível divulgar vagas, receber currículos, realizar a triagem, automatizar a comunicação com os candidatos e gerar relatórios e gráficos para monitorar cada etapa do processo seletivo.

O ATS surgiu como uma necessidade de automação de recrutamento, mas mantendo a qualidade e efetividade das escolhas. Essa ferramenta já é utilizada por uma parcela expressiva de empresas e, entre os recrutadores que usam o sistema de rastreamento de candidatos, 94% afirmam que o ATS melhora a qualidade das contratações, segundo estudo do Capterra.
Além disso, sites especializados em ATS garantem que 86,1% dos usuários do Applicant Tracking System apontam um alto ganho de velocidade no processo de recrutamento e seleção.
Você também pode gostar de: O futuro das entrevistas: Como a inteligência artificial está mudando a forma de se preparar?
Como funciona um sistema Applicant Tracking System
Em linhas gerais o ATS para RH é um software que centraliza todas as etapas do recrutamento e seleção. Isso significa que, em uma mesma plataforma, o setor de Recursos Humanos é capaz de:
Cadastrar vagas em aberto;
Divulgá-las automaticamente em portais especializados, redes sociais e outras plataformas relevantes;
Receber currículos, tanto para as oportunidades em aberto, quanto para o banco de talentos;
Utilizar IA para uma triagem automática que lista os candidatos mais aderentes a função;
Gerar relatórios e gráficos para acompanhamento e monitoramento dos processo seletivos;
Ou seja, o ATS consegue auxiliar na gestão de candidatos, triagem de currículos, organização de um banco de talentos e comunicação com os profissionais escolhidos ou não com um único login.
Isso torna o processo de recrutamento e seleção mais ágil e assertivo, além de melhorar a experiência do candidato.
Tecnologia e Inteligência Artificial
Outra característica do ATS é fortalecer o uso da inteligência artificial no RH, deixando-o mais estratégico e assertivo. Essa tecnologia pode ser utilizada em diversas etapas, mas se destaca principalmente na triagem de currículos e gestão de candidatos.
A IA consegue analisar milhares de currículos em segundos, descartando aqueles não alinhados com a descrição da vaga e listando, por ordem de prioridade, aqueles que se encaixam nas necessidades da empresa.

Os sistemas têm adotado também o machine learning, que aprimora a gestão de candidatos continuamente. Através dele, é possível realizar uma análise preditiva na qual o próprio sistema de ATS identifica quais candidatos possuem maior probabilidade de sucesso.
O uso da tecnologia também atua na redução de vieses inconscientes, criando critérios objetivos que auxiliam nas ações de diversidade e inclusão nas empresas. Tudo isso ocorre enquanto mantém um aprendizado contínuo baseado nas decisões anteriores, tornando-se ainda mais assertivo e estratégico com o passar do tempo.
Benefícios do ATS para empresas
Segundo um artigo da Empregare, 70% das grandes empresas e 20% das médias e pequenas já utilizam um Sistema de Rastreamento de Candidatos. Esses números tendem a aumentar ainda mais nos próximos anos, e isso acontece devido aos inúmeros benefícios que o ATS traz para os negócios. Entre os principais deles estão:
Otimização de tempo
A otimização de tempo e esforço é sem dúvidas um dos pontos que mais chama a atenção das empresas ao adotar um ATS para recrutamento e seleção. Com esse software, é possível reduzir drasticamente a duração das etapas mais complexas do processo seletivo, além de automatizar outros.
A Empregare reuniu uma série de estudos e pesquisas sobre o Applicant Tracking System, concluindo que o ATS consegue reduzir em 60% o ciclo de contratação. Além disso, 62% dos recrutadores conseguem encontrar candidatos mais qualificados para a vaga do que encontrariam em processos manuais.
Outro ponto trazido pela pesquisa é que 86% relatam que o ATS foi capaz de reduzir o tempo de contratação, 70% sentem que a produtividade aumenta consideravelmente com a automação e 68% das empresas já possuem planos de investir em tecnologias ainda mais avançadas para alcançar índices ainda melhores de desempenho.
Leia também: Processo seletivo online: entenda como são feitas as contratações
Redução de custos
O custo de um processo de recrutamento e seleção varia bastante conforme a função e estrutura da organização. Dito isso, estudos especulam que o custo médio de um processo seletivo no Brasil fica entre três e quatro vezes o valor do salário da função.

Ou seja, cada contratação representa um custo considerável para a empresa, que pode se tornar muito maior quando o colaborador acaba sendo desligado com pouco tempo na organização. Para evitar esse cenário, a empresa pode contar com o ATS.
Ter um Sistema de Rastreamento de Candidatos significa conseguir encontrar os melhores candidatos para a vaga em um curto período de tempo, dois itens que ajudam a reduzir drasticamente o valor necessário para o processo de recrutamento e seleção.
Tecnologia aprimorada
No cenário atual, ter estratégia, assertividade e agilidade são fundamentais para as empresas que desejam continuar em constante crescimento. Isso inclui o recrutamento e seleção, atividade responsável pelo capital mais importante e impactante para os negócios: o humano.
Ao utilizar um sistema de ATS para RH robusto, com tecnologias de ponta integradas, é possível obter dados de maior qualidade e trabalhar com people analytics. Isso torna mais fácil e melhora a qualidade da tomada de decisões.
Além disso, ao aprender com as escolhas já feitas, tecnologias aprimoradas como a inteligência artificial e o machine learning auxiliam em etapas importantes do processo seletivo. Por exemplo, criar descrições inclusivas e assertivas, direcionar avaliações para os candidatos, realizar análises preditivas e até mesmo responder a dúvidas.
Aumento na diversidade
Ações com foco em diversidade e inclusão estão se tornando mais presentes nas empresas devido às suas amplas vantagens, demonstradas em estudos e pesquisas.
Um exemplo é o levantamento feito pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), onde é informado que a cada 10% de aumento na diversidade étinico-racial nas empresas houve um aumento de 4% na produtividade entre os anos de 2010 e 2019.
Outro estudo, esse feito pelo Instituto Robert Half, mostra que investir em ações para DEI (Diversidade e Inclusão) gera:
41% de melhora na produtividade;
38% de impacto positivo na cultura organizacional;
37% de aumento na retenção de talentos;
34% no aumento de inovação no ambiente;
30% mais atratividade para investidores.
Ou seja, garantir que seus times sejam diversos e que o ambiente profissional seja inclusivo é fundamental para o sucesso da organização. Algo que depende também do recrutamento e seleção, momento onde são escolhidos os candidatos que irão fazer parte da companhia.

Cada recrutador, por mais que tente ser imparcial, acaba carregando seus próprios vieses. É da natureza humana simpatizar mais facilmente com aqueles que são semelhantes, o que pode ajudar a construir um ambiente homogêneo nas empresas.
Com o ATS o RH cria critérios objetivos que analisam apenas aspectos chave da função, aumentando a probabilidade de atrair e escolher candidatos com diferentes características étinico-raciais.
Melhora na experiência do candidato
Muito se fala sobre a importância de investir e fortalecer a marca empregadora, criando promotores dentro e fora da organização. Garantir que o candidato tenha uma boa experiência durante o processo seletivo é excelente para isso, mesmo quando ele não é escolhido para a vaga.
Uma das principais vantagens do ATS é a sua capacidade de facilitar a comunicação com os candidatos. Com o Applicant Tracking System, é possível automatizar mensagens em cada etapa do processo seletivo, mantendo o profissional sempre informado sobre o andamento.
Existem ainda softwares de ATS com chatbots que ficam disponíveis o tempo todo para que candidatos tirem dúvidas e compreendam melhor as motivações por trás de cada etapa do recrutamento e seleção.
O Sistema de Rastreamento de Candidatos também permite enviar notificações e relatórios automaticamente para o time interno, facilitando uma tomada de decisão ágil, que quanto mais rápida, mais positiva se torna também para o candidato.
Padronização de processos
Quanto maior a empresa, mais complexo pode ser manter uma constância e padronização nos processos seletivos, algo essencial para a saúde da organização. Com o ATS, essa dificuldade é drasticamente atenuada, já que todos os processos são personalizáveis e definidos para seguir as necessidades da organização e recrutadores.
Com isso, é possível padronizar o recrutamento e seleção considerando as complexidades da função e setor, mantendo cada contratação dentro de um determinado formato.

Além da facilidade e qualidade para os processos do RH, o ATS ainda garante maior previsibilidade para os candidatos, algo excelente para sua experiência.
Além disso, um bom software de Applicant Tracking System garante escalabilidade. Ou seja, o sistema se adapta ao crescimento da empresa, evoluindo conforme as demandas aumentam. Dessa forma, você pode começar a usar o ATS em uma pequena empresa e continuar utilizando-o mesmo que a organização se torne um grande negócio.
Conformidade com regulamentos
Um aspecto de extrema importância para a segurança das empresas é se manter em conformidade com as leis trabalhistas e a Lei de Proteção de Dados (LGPD), algo que se torna mais fácil com um sistema de ATS para RH.
Com um Sistema de Rastreamento de Candidatos é possível receber, armazenar e analisar uma grande quantidade de documentos sensíveis em nuvem e de forma segura. Dessa forma, além de simplificar o gerenciamento e armazenamento dos itens, ainda se mantém alinhado à LGPD.
Outro ponto positivo é que o ATS costuma ter mecanismos que identificam e eliminam documentos duplicados, evitando acúmulo de material desnecessário. Ter um RH digital garante mais agilidade, segurança e facilidade em diversos aspectos da rotina, o que é fundamental para as empresas atuais.
Como o ATS funciona para candidatos?
A presença do ATS nas empresas pode ser também uma aliada para candidatos, especialmente aqueles que aprendem a otimizar seu currículo para se destacar durante a triagem de currículos. O método usado para isso é, principalmente, o uso de palavras-chave.
A triagem de currículos feita pela IA no ATS se baseia nas descrições das vagas e filtros pré-selecionados pelo recrutador. Ou seja, o Sistema de Rastreamento de Candidatos avalia quais profissionais possuem maior identificação com a função, baseado nos termos colocados em seu documento de apresentação.


Otimização de currículo para ATS
Para conseguir se destacar em um processo seletivo que utiliza ATS é necessário ser estratégico. Isso significa estudar com atenção a vaga na qual quer se candidatar, empresa a qual ela pertence e entender quais competências e habilidades estão sendo mais pedidas pelo mercado para a função.
Com isso, o candidato deve elaborar seu currículo utilizando termos que são relevantes. Por exemplo, se a descrição pede que o profissional tenha conhecimento em “Photoshop”, seja “proativo” e tenha “excelente comunicação” todos esses termos devem estar presentes no seu currículo. Desde que você de fato as possua, é claro.
Assim, quando o Applicant Tracking System analisar seu perfil, ele vai identificar que você possui várias das características citadas como importantes para a função, e manterá seu currículo em uma posição de destaque na lista para que o recrutador avalie.
Mas lembre-se que não basta apenas adicionar termos! É preciso adicionar habilidades e competências que você realmente tenha domínio, e de forma estratégica e convincente.
Evite termos genéricos demais apenas para se enquadrar, e entenda como encaixar cada palavra-chave de forma natural no currículo. Para isso, você deve usar as várias categorias presentes no documento, como experiências profissionais, acadêmicas, diferenciais, objetivo, entre outros.
Saiba mais: Como usar Palavras-Chave no currículo?
Implementação de sistema ATS
Implementar o ATS pode ser desafiador para algumas empresas, especialmente em times onde existe resistência à mudança e necessidade de treinamento. No entanto, seus benefícios são amplos e, com a abordagem correta, é possível vencer rapidamente os problemas.
Investir em treinamento adequado, compreender detalhadamente as necessidades do negócio e qual Applicant Tracking System é mais adequado, manter um suporte especializado e uma abordagem gradual são algumas soluções recomendadas.
Conheça do ATS do BNE!
Agora, você pode ter um ATS para o seu RH integrado ao maior banco de talentos do Brasil, com mais de 29 milhões de currículos cadastrados. Uma forma de tornar o processo de recrutamento e seleção ainda mais ágil, fácil e seguro.
Uma ferramenta valiosa para a gestão de candidatos e processos seletivos, integrada a um grande banco de talentos, que permite às empresas, que buscam profissionais de todo o país para as mais diversas funções, encontrar o profissional certo. Clique aqui e confira!
Leia também: Como cadastrar o currículo no BNE?
E aí, o que achou do artigo? Conseguiu entender todos os pontos sobre o que é, como funciona e quais as vantagens do ATS? Nos conte nas redes sociais! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem informado.
Até o próximo artigo! 💙