Onde encontrar vagas home office?

Onde encontrar vagas home office?

Onde encontrar vagas home office?

O home office se tornou bastante popular durante a pandemia de Covid-19, ainda que já fosse uma tendência em crescimento há algum tempo dentro do mercado corporativo. Um modelo de trabalho que vinha sendo estudado por algumas profissões, visto como o futuro do mercado de trabalho, se tornou uma regra para muitas áreas em questão de meses. 

Hoje, ainda que o distanciamento social tenha caído com o fim da pandemia, muitas empresas ainda investem no home office graças aos seus benefícios. Da mesma forma, muitos profissionais passaram a ver essa forma de trabalhar como uma prioridade. 

Mas afinal, o que é o home office? Como ele funciona, quais as profissões que o adotam e onde encontrar vagas? Vamos responder a todas essas e outras perguntas no decorrer do artigo. Confira! 

O que é home office? 

O termo home office pode ser traduzido como “escritório em casa”, e é muitas vezes utilizado como sinônimo para o trabalho remoto ou teletrabalho, ainda que tenham algumas diferenças. No primeiro a ideia é que o profissional trabalhe no mesmo local onde mora, enquanto nos outros ele pode atuar de um coworking, cafés, hotéis ou qualquer outro ambiente em que esteja no momento. 

Inicialmente o home office era algo mais visto entre os profissionais autônomos, mais especificamente os freelancers e PJs. Mas, atualmente, eles se tornaram bastante comuns também entre os profissionais CLT, também popularmente conhecidos como trabalhadores de carteira assinada. Ainda que o modelo de trabalho seja o mesmo, existem algumas diferenças entre suas dinâmicas. As principais são: 

O que é home office?

Profissionais CLT 

A dinâmica dos profissionais contratados como CLT no home office costuma ser bastante parecida com o do presencial. Os salários não sofrem mudanças entre os modelos, e os profissionais continuam tendo direito a benefícios como o 13° salário e férias remuneradas. 

O que pode acabar se alterando é a substituição de auxílios como o vale-transporte por valores que ajudem a cobrir gastos com energia e internet, já que agora o profissional trabalha direto de casa. Além disso, caso os trabalhadores não tenham as ferramentas necessárias para o trabalho (como computador, cadeira, teclado e outros periféricos) a empresa deve fornecer o equipamento. 

Quanto a rotina, existem empresas que adotam modelos mais flexíveis, onde os funcionários possam trabalhar em horários que se adaptem melhor aos seus afazeres pessoais. No entanto, seja em horário comercial ou não, é comum que os profissionais precisem bater ponto online e seguir a mesma carga horária que teriam no presencial. 

Profissionais freelancers e PJs

O número de profissionais freelancer e PJ tem crescido exponencialmente nos últimos anos, especialmente em setores como a comunicação e tecnologia. São trabalhadores que atuam como autônomos, onde podem ter diversos clientes e possuem maior flexibilidade para gerir suas rotinas e demandas. 

O modelo de trabalho home office é algo bastante comum nessa categoria, mas a dinâmica acaba sendo bastante diferente dos profissionais CLT. Isso acontece porque, ao não ter um vínculo empregatício com uma empresa em particular, esses profissionais não possuem obrigatoriedade de ações como bater ponto ou seguir uma carga horária. 

No entanto, também não existe uma obrigatoriedade das empresas em fornecer equipamentos, ou mesmo ajuda de custo com internet e energia elétrica. Ainda que possam existir contratos entre contratante e contratado, essas negociações são feitas como troca entre duas empresas, algo bastante diferente do que acontece em um contrato CLT. Saiba mais sobre como funciona essas formas de trabalho no link abaixo! 

Quais áreas mais contratam home office?

Quais áreas mais contratam home office?

Atualmente, uma grande parte das profissões podem ser adaptadas para trabalhar em home office, seja de forma integral ou parcial. Até mesmo funções como a dos médicos, que parecia impensável fora dos hospitais e consultórios, tem tido uma crescente em sua versão remota através das teleconsultas. Entre os setores que mais crescem na adoção desse modelo de trabalho estão: 

Tecnologia

Em 2012 o setor de tecnologia já tinha um alto índice de contratações em modelo home office. Algo que apenas se potencializou com os anos, e hoje é incomum que esses profissionais sejam contratados para modelo presencial. Muitas empresas possuem suas equipes tech apenas em modelo remoto, algo que traz muitas facilidades para ambos os lados. 

Funções como Analista de Dados, Programador, Engenheiro de Software são apenas algumas das profissões mais buscadas dentro do setor. Inclusive, a demanda por profissionais da área é uma das que mais cresce com os anos, e por isso acaba gerando ótimas oportunidades e remunerações. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 serão necessários até 797 mil profissionais no setor de tecnologia apenas no Brasil. Entretanto, apenas 53 mil deles se formam anualmente no país, o que simboliza 33% ao ano. Algo que faz com que aqueles que entram para o setor sejam ainda mais valorizados pelo mercado de trabalho! 

Comunicação e Marketing

Entre as áreas em crescimento, com grandes oportunidades de trabalho, a de marketing é uma das que mais se destaca. E também é um dos setores com maior número de vagas em home office, assim como as com foco em comunicação. 

São oportunidades em funções como designer, redação, social media, analista de marketing, jornalista, editor de vídeo e muitas outras. Em alguns casos é preciso ao profissional ter acesso a uma máquina com maior desempenho, e também existem casos onde os trabalhadores são contratados em modelo freelancer ou PJ. 

Educação

Durante a pandemia de Covid-19, muitos alunos e professores de viram obrigados a se adaptarem ao ensino à distância, também chamado de EAD. Com isso, parte dos professores notaram novas possibilidades de trabalho, e algo que já vinha se popularizando com as faculdades online teve um aumento ainda mais significativo. 

Dessa forma, a área da educação ganhou novas possibilidades, e se tornou um dos setores que mais se destaca nas contratações para o modelo home office. E, por ser um setor tão amplo, acaba oferecendo boas oportunidades a uma grande variedade de profissionais. 

Administração e financeiro

Contadores, profissionais de RH, coordenação de projetos, atendimento ao cliente e muitas outras funções que vão do administrativo ao financeiro. Esses são setores amplos em todas as empresas, e que tem ganhado um número cada vez maior de vagas em home office. 

Além desses setores existem ainda outras funções que têm ganhado espaço na atuação direto de casa, tanto como CLT quanto como autônomos. Duas delas são como advogados e psicólogos, ambos profissionais que têm notado uma crescente nos atendimentos online. 

Onde encontrar vagas home office?

Agora que já sabe o que é esse modelo de trabalho, e quais as áreas com maior número de oportunidades, chegou o momento de saber onde encontrar vagas home office! Um dos melhores locais para encontrá-las é justamente nos sites de emprego online, sendo o BNE um dos maiores do país. 

Atualmente existem cerca de 208.739 mil vagas de emprego para home office no site, valor que tende a crescer cada vez mais. São oportunidades para as mais diversas funções e setores, garantindo que diversos profissionais tenham a chance de conseguir trabalhar nesse modelo que tem se tornado uma prioridade a tantos deles. 

Usando o Banco Nacional de Empregos você consegue cadastrar seu currículo na plataforma, se candidatar as vagas e ser selecionado para os processos seletivos. Tudo é feito de forma 100% digital, com candidaturas gratuitas ou VIP. Além disso, seu perfil fica disponível no banco de dados para ser encontrado pelas empresas quando um recrutador faz buscar para uma nova contratação. 

Ao preencher com maior riqueza de detalhes, e corretamente, cada setor do currículo, você aumenta suas chances de ser encontrado pelos recrutadores. Além disso, seu documento de apresentação pode aparecer para as empresas, independentemente de ser um cliente VIP ou não. Para ter acesso às oportunidades basta clicar no link abaixo! 

Quem trabalha em home office pode trabalhar em qualquer lugar?

Tecnicamente, sim, mas é preciso tomar alguns cuidados, especialmente relacionadas a mudança de domicílio. Por exemplo, recentemente uma pesquisa informou que 66% dos funcionários que realizaram mudanças de estado ou país não informaram ao RH da empresa para a qual trabalham. Mudar o local onde se vive por si só não deve ser um problema, mas pode se tornar caso precise ir presencialmente para a companhia. 

Isso porque, mesmo trabalhando em home office, é possível que os profissionais precisem se apresentar presencialmente em determinadas situações na sede da empresa. Algo que pode ser pedido ou acordado no momento da contratação, e onde a empresa pode se responsabilizar pelos custos quando necessário. No entanto, se o profissional muda de cidade ou até mesmo de estado, sem avisar o empregador, quando for solicitado que vá até lá ele mesmo precisará arcar com os gastos. 

Além disso, aos profissionais que mudam de país existe ainda outro desafio: o fuso horário. Quando conversado com a empresa é possível modificar o horário de trabalho para uma que se adapte melhor ao novo fuso, se necessário. Entretanto, também pode ser exigido pelo empregador que o colaborador mantenha os horários comerciais normais do negócio. 

O ato de trabalhar de qualquer local do mundo é conhecido como anywhere office, e pode ser traduzido como “escritório em qualquer lugar” ou “escritório em qualquer parte”. Quando uma empresa contrata um profissional sob esse regime parte-se do pressuposto de que ele pode atuar em qualquer localidade, algo um pouco diferente do home office, onde se entende que o trabalhador terá seu local de trabalho em casa. 

Por isso, a mudança de domicílio sem aviso ao RH pode gerar alguns problemas morais e até mesmo legais aos profissionais. Mas, caso seja acordado entre empresa e funcionário, é, sim, possível que você possa ser contratado para uma vaga home office e trabalhar onde quiser. 

Dicas para trabalhar em home office:

O trabalho em home office oferece diversos benefícios, incluindo um aumento exponencial no bem-estar dos profissionais. Exatamente por isso é um modelo tão buscado, tanto que se tornou uma prioridade a uma parcela considerável dos trabalhadores. Entretanto, ainda existem desafios, ainda que diferentes do modelo presencial. Para passar por eles as principais dicas são: 

  • Ter um ambiente exclusivo para o trabalho; 
  • Afastar distrações e ter horários fixos para trabalho, mesmo quando a empresa oferece flexibilidade na rotina; 
  • Ter responsabilidade com horários e organização com suas demandas; 
  • Estabelecer limites de trabalho e horários para evitar sobrecarga; 
  • Disciplina para não causar mistura entre atividades pessoais e profissionais; 
  • Ter metas diárias; 
  • Fazer pausas regulares; 
  • Ter os equipamentos certos, como cadeira adequada, mesa, computador, entre outros. 
  •  

Habilidades, hábitos e até estrutura física: existem muitos itens que podem ajudar a tornar a experiência de se trabalhar em home office ainda melhor. Aqui no blog do BNE temos artigos que falam sobre como manter a produtividade e estabelecer limites saudáveis, então não deixe de conferir os conteúdos para saber mais! 

E aí, o que achou do artigo? Já trabalhou em home office ou está em busca da sua primeira oportunidade? Nos conte aqui nos comentários como está sendo esse processo! E aproveite para nos seguir nas redes sociais, e ficar sempre bem informado. 

Até o próximo artigo! 💙 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *